LÍNGUA INGLESA PARA O ENEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA INGLESA PARA O ENEM"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA INGLESA PARA O ENEM
PROFESSORES: EDINILSON

2 Sejam BEM VINDOS

3 Não precisa ficar assim na hora de falar do ENEM!

4 MUITO MENOS ASSIM!

5 VOCÊ DEVE FICAR ASSIM! ANIMADO E ENTUSIASMADO !

6 Dicas de como estudar Inglês para o Enem
Resolva as provas anteriores Nas provas de Inglês dos principais exames do país, é comum a repetição de padrões de elaboração de questões. É muito importante que você resolva pelo menos as três últimas provas do Enem. Veja se consegue observar padrões na elaboração das respostas corretas e das alternativas erradas. Observe a variedade de gêneros textuais A prova de Inglês do Enem é bem dividida e contempla diversos gêneros textuais no mesmo exame: tirinhas, charges, posts de blogs, trechos de letras de música, poesias, anúncios publicitários, artigos de jornais e revistas etc. Perceba quais desses gêneros você consegue resolver com mais facilidade e comece sempre por eles, ganhando tempo e segurança

7 Localização ou interpretação pura?
Só existem dois tipos de questões de interpretação de textos: localização ou interpretação pura. As questões de localização são aquelas nas quais a resposta certa faz parte de um trecho do texto e, ao localizar isso dentro do contexto, o aluno garante a resposta. Já as questões de interpretação pura não permitem que a resposta seja localizada em um trecho específico do texto. O aluno tem que deduzir a resposta a partir da ideia central e da comparação com elementos indicados no enunciado. Essas questões são mais raras atualmente e também mais difíceis para se resolver. Não são comuns no Enem. Estude as resoluções comentadas de exames anteriores Ao resolver as provas dos últimos anos, procure estudar as resoluções comentadas elaboradas por professores de sua confiança. Na explicação e na justificativa para a resolução de uma questão você encontra dicas e percebe pontos que devem receber sua atenção.

8 Muita atenção com os enunciados
O Enem tem uma tradição forte de montar enunciados um pouco mais longos nas suas questões de interpretação. Um enunciado rico em elementos-chave é o começo do processo de localização do assunto no texto. Identifique os elementos no enunciado, volte ao texto e localize os mesmos no contexto. Na maioria dos casos, você irá localizar na mesma sequência lógica e, a partir daí, perceber o trecho que contém a resposta procurada. Atenção com os títulos Um bom título deve antecipar o conteúdo a ser exposto e, na maioria dos casos, resumir a ideia central. É mais comum perceber-se  a ideia central pelo título do artigo do que em algum trecho do texto. Lembre-se: muitas questões abordam direta ou indiretamente o que seria a ideia central do texto.

9 Administre bem seu tempo de resolução de prova
A parte de Inglês da prova do Enem tem apenas cinco questões, mas se você se perder na administração do tempo de resolução das outras questões e deixar o Inglês por último, pode ter que correr com a resolução e não ter tempo para conferir o que fez. Quanto menos tempo tiver para resolver, mais difícil a prova se torna. Ter que chutar questões que poderiam garantir pontos fáceis por absoluta falta de tempo é um pecado a ser evitado a todo custo.

10 O QUE CAI NA PROVA DE INGLÊS DO ENEM?
A prova testa sua capacidade de ler e interpretar textos em língua estrangeira. O Enem quer avaliar seu conhecimento geral, o que você sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo e tem relevância social, política, econômica e cultural. O Enem quer entender sua capacidade de raciocínio em outra língua

11 Por isso, o que cai na prova de inglês do Enem são questões interpretativas, que exigem conhecimento vocabular, atenção aos detalhes, foco e, principalmente, visão de mundo. Com base em tudo isso, você deve estudar: Texto: leia livros, revistas, sites, blogs e jornais – tudo em inglês. Música: ouça músicas que você gosta e faça a tradução das letras. Além de ser útil para expandir o vocabulário, você se diverte e relaxa um bocado! Poesia: de vez em quando aparece uma questão envolvendo algum poema no Enem. Elas geralmente têm um vocabulário mais requintado e vão exigir mais conhecimento do aluno. Procure alguns poemas famosos e tente identificar as palavras e os sentidos que não são familiares a você. Gramática: ela não poderia ficar de fora. Mesmo que seja difícil cair alguma questão só sobre isso no Enem, ela é fundamental para o entendimento de um texto. Dê especial atenção a tempos verbais e preposições. Atualidades: todas as questões abordam temas atuais de interesse social, político, econômico e cultural. Se você está por dentro desses temas, vai ser mais fácil entender o texto apresentado.

12 Economize tempo As questões de inglês seguem uma estrutura composta de uma introdução (texto, quadrinho, comercial, música, poesia, etc.), um enunciado em português e as cinco alternativas, também em português. Para economizar tempo, leia antes o enunciado em português e depois siga para o texto em inglês. Isso vai ajudá-lo a chegar na questão já com um foco em mente. Como as demais provas aplicadas no mesmo dia têm questões longas e reflexivas, os poucos minutos economizados nesse processo podem ser vitais. Mas atenção: é preciso ler o enunciado em português com muita atenção, para não cometer erros ou fazer uma interpretação equivocada.

13 Tenha conhecimento prévio
Quando se tem conhecimento prévio sobre o tema abordado, fica mais fácil interpretar a questão e chegar à resposta correta mais rapidamente. Para isso, o segredo é ler bastante e manter-se atualizado com os principais acontecimentos do mundo e seu impacto no Brasil.

14 (ENEM/2014) I read a study that measured the efficiency of locomotion for various species on the planet. The condor used the least energy to move a kilometer. Humans came in with a rather unimpressive showing about a third of the way down the list … That didn’t look so good, but then someone at Scientific American had the insight to test the efficiency of locomotion for a man on a bicycle. And a man on a bicycle blew the condor away. That’s what a computer is to me: the computer is the most remarkable tool that we’ve ever come up with. It’s the equivalent of a bicycle for our minds. JOBS, S. Disponível em: Acesso em: 28 fev (adaptado).

15 Ao abordar o deslocamento de várias espécies, com base em um estudo que leu, Steve Jobs apresenta o computador como uma ferramenta que: amplia a quantidade de energia gasta no planeta. torna os meios de transporte mais eficientes. alcança a mesma velocidade de uma bicicleta. aumenta o potencial de nossas mentes. altera a velocidade com a qual nos movemos.

16 (ENEM/2014) Turning Brown A four-years-old boy was eating an apple in the back seat of the car, when he asked, “Daddy, why is my apple turning brown?” “Because,” his dad explained, “after you ate the skin off, the meat of the apple came into contact with the air, which caused it to oxidize, thus changing the molecular structure and turning it into a different color.” There was a long silence. Then the son asked softly, “Daddy, are you talking to me?” Disponível em: Acesso em: 10 nov

17 Considerando os participantes da conversa nessa piada, nota-se que o efeito de humor é obtido em função de o pai dizer que a maçã tem carne e que muda de cor em contato com o ar. da dificuldade que o pai estava enfrentando para dar uma resposta ao filho. de um menino de quatro anos entender uma explicação científica sobre a oxidação. da escolha inadequada do tipo de linguagem para se conversar com uma criança. do fato de a criança não saber por que a maçã que estava comendo era marrom.

18 Simple present Você conhece os verbos do presente simples (simple present) em Inglês? Não? Então veja esta revisão e arrase em Inglês no Enem e nos Vestibulares. E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu! Inglês Enem: Por que temos que saber sobre tempos verbais para a prova do Enem? Simples! A importância de se conhecer o verbo para interpretar o texto é que, além do seu significado, a estrutura sintática fica mais clara quando conseguimos identificar um verbo.

19 O presente simples geralmete refere-se a:
Verdades gerais/universais: Water boils at 100°C (A água ferve 100°C). Ações/situações habituais. I go to the cinema on Fridays. (Eu vou ao cinema às sextas-feiras) Estados: My brother studies engineering (Meu irmão estuda engenharia) Opiniões e sentimentos: I love ice-creams (Eu adoro sorvete). No presente simples, o verbo é acrescido de  -s ou –es para a terceira pessoa do SINGULAR (he, she, it) Por exemplo: I drink water every day. (Eu bebo água todos os dias.) He drinks water every day. (Ele bebe água todos os dias.)

20 Como ocorre a formação do simple present?
É muito fácil! Veja: Sujeito (I, YOU, WE, THEY) +  VERBO SEM “TO” Sujeito (He, She, It) +  VERBO SEM “TO” + S Exemplos: I play the piano.  (Eu toco o piano.) He plays the piano. (Ele toca o piano.) We play the piano. (Nós tocamos o piano.) Quando acrescentamos o –s ao final do verbo, temos que respeitar algumas regras de ortografia em inglês. As regras são estas: No geral, colocamos –s no final do verbo. Dance (dançar)  – dances Write (escrever) – writes. Em alguns verbos, acrescenta-se –es no final da palavra.

21 Estrutura da oração negativa no simple presente:
SUJEITO (I, WE, YOU, THEY) + DO + NOT (DONT’) + VERBO They don’t study in this school. (Eles não estudam nessa escola.) SUJEITO (HE,SHE, IT) + DOES + NOT (DOESN’T) + VERBO She doesnt study in this school. (ela não estuda nessa escola.) Estrutura da oração interrogativa no simple present: Do + sujeito (I, WE, YOU, THEY) + VERBO + COMPLEMENTO + ? Do they study in this school? (Eles estudam nesta escola?) Does + sujeito (HE, SHE, IT) + VERBO + COMPLEMENTO + ? Does your cat have a name? (O seu gato tem um nome?) Sempre respondemos às perguntas do SIMPLE PRESENT com o auxiliar.  Veja os exemplos: A: Does your cat have a name? B: Yes, it does. Its name is Momo. A: Do they study in this school? B: No, they don’t. They go to another school.

22 Em inglês, o tempo verbal simple past (passado simples) é utilizado para expressar hábitos ou ações que aconteceram no passado e não irão mais acontecer. I liked him very much. (Eu gostava muito dele) She traveled alone. (Ela viajou sozinha) Formas de uso: O simple past pode ser formado na afirmativa, negativa e interrogativa seguindo as regras de uso explicadas abaixo: Afirmativa: Formado pelo sujeito + passado do verbo principal, sendo que é necessário observar se o verbo é regular ou irregular e assim saberá sua conjugação. VERBOS REGULARES: Formado pelo acréscimo das partículas “d” e “ed” nos verbos. - se o verbo terminar em vogal + “y”: recebem “ed”. Exemplo: I played the piano (Eu tocava piano) - se o verbo terminar em consoante + “y”: troca-se por “ied”. Exemplo: She tried to read that book. (Ela tentou ler aquele livro)

23 Negativa: Ao formar frases negativas no simple past é necessário acrescentar o verbo did + not (forma contraída: didn’t). Exemplos: The teacher didn’t (did not) wait for the students. (O professor não esperou pelos estudantes) She didn’t (did not) sell her house. (Ela não vendeu a casa dela) Interrogativa: Ao formar frases interrogativas no simple past é necessário colocar o auxiliar did antes do sujeito da frase. Did he wash his car last week? (Ele lavou o carro dele semana passada?) Did the boy pay for the apple? (O garoto pagou pela maçã?)

24 Go there and destroy!


Carregar ppt "LÍNGUA INGLESA PARA O ENEM"
Anúncios Google