A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Moral na formação dos filhos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Moral na formação dos filhos"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Moral na formação dos filhos
PAIS & FILHOS Ética e Moral na formação dos filhos Educar um filho dá trabalho. Não é uma tarefa tão simples como se imagina. Existem pegadinhas e surpresas. Só amor não basta, mas sem amor não funciona. Não podemos deixar nossos filhos eternamente felizes, mas se não forem felizes, não serve! Crianças gostam de bagunça, mas precisam se sentir seguras e confiantes, e isso ocorre a partir de regras e limites determinados pelos pais - a conquista deste equilíbrio deve ser, portanto, uma busca constante...

2 O que queremos para os nossos filhos?
Sucesso... Realizações... Obediência... Realizem o que nós não conseguimos conquistar Boa auto-estima Autonomia Sejam felizes Para isso é preciso... Os pais não diferem muito em relação ao que querem dos filhos: desejam que os filhos sejam responsáveis, tenham boa auto-estima, assertividade, autocontrole, autonomia, boas habilidades sociais, que sejam amados pelos outros,que tenham sucesso na escola, nos esportes, que ganhem medalhas nas competições, que sejam confiantes, empáticos, felizes, enfim... Querem mostrar o filho para os outros, sentir orgulho e até mesmo esperam que os filhos realizem coisas que eles próprios não conseguiram (e/ou puderam) realizar... Mas isso não é tão simples assim, não é mesmo... É preciso estar presente e participar se você quiser educar seu filho. Esse comportamento dos pais chama-se investimento parental. Investimento Parental

3 Emoção Exemplo Acolhimento Atenção Carinho Repreensão

4 A criança que é tratada com dignidade e amor trata os outros da mesma forma. Ela sempre repete um padrão. A melhor herança que os pais podem dar a seus filhos são alguns minutos de seu tempo sempre. O importante na criação dos filhos é equilibrar autonomia moderada com demonstrações de carinho e afeto. É preciso estabelecer uma relação de confiança mútua com a criança. Desde os primeiros dias de vida, os pais devem deixar claro que, aconteça o que acontecer, eles sempre a protegerão e estarão ao lado dela. A confiança é a base do relacionamento.

5 Sejam pais sempre melhores e presentes
O que os pais fazem é importante Ajude seus filhos a adquirirem autonomia O seu amor jamais será excessivo Estabeleça regras e coloque limites Seja consistente e coerente Participe da vida de seus filhos Ouça a opinião de seus filhos. Dialogue

6 É preciso tempo e investimento para educar
Pequena história.... Uma professora pediu para conversar com o pai de uma menina de nove anos. Geralmente era a mãe quem participava das reuniões, mas a professora insistiu para que o pai comparecesse para uma conversa. Ao chegar lá, a professora lhe disse: - Eu gostaria de lhe mostrar o desenho da família que sua filha fez. O pai olhou o desenho e perguntou: - Onde é que eu estou no desenho? Então, a professora disse-lhe que ele fora chamado exatamente por isso. Ela tinha feito a mesma pergunta à menina e ela respondeu: - Ele nunca está em casa, nunca brinca comigo, então eu deixei-o fora do desenho... Os pais e os filhos precisam construir uma relação juntos. O exemplo da história diz respeito a um pai mas pai e mãe devem refletir sobre a questão de tempo com os filhos. Você tem um relatório urgente para entregar, precisa colocar roupa na secadora, ver se tem comida para o almoço, verificar se há comida para o peixinho dourado e ainda ensinar tudo sobre o mundo! Será que é preciso ser superpai e supermãe? Não, ninguém é. Mas é preciso fazer a diferença – é preciso reservar tempo para ser pai e mãe.

7 Investimento Parental
É preciso curtir cada fase, cada idade, cada diferença... O seu filho tem orelhas de abano? Tirou Insuficiente em Matemática? É baixinho demais? Ou muito alto? Corre parece uma lesma no futebol? Não faz mal! Em algumas coisas você pode ajudá-lo. Em outras você pode amá-lo! Porque ele é assim... A infância é muito curta. Ela deve ser aproveitada também na magia de castelos no ar, de tomar sorvete ao sol e lambuzar a mão, de acreditar em coisas impossíveis, de pular na cama, tomar banho de chuva e gargalhar até a mandíbula doer. Crianças são seres fantásticos. Família é sensacional. Família que acolhe, que tem sentido de ser porto seguro , é algo maravilhoso. Aqueles que mais se envolvem com a família também se divertem mais. Essa é a regra. Ter filhos e deducá-los é uma missão, não simples, mas a caminhada é repleta de amor, de alegrias de risadas edificantes, de momentos inesquecíveis, de abraços aperatados e corações em sintonia...

8 COISAS QUE APRENDI CONTIGO... (Autor desconhecido)
Esta é uma mensagem que todos os pais deveriam ler, porque os seus filhos estão a olhá-lo e a memorizar o que você faz, não o que você diz.

9 “Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu via-te a pegar no primeiro desenho que fiz e prendê-lo no frigorífico e, imediatamente, eu tive vontade de fazer outro para ti.

10 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi-te a dar comida a um gato de rua, e eu aprendi que é bom tratar bem os animais.

11 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi-te fazer o meu bolo favorito e eu aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais na nossa vida.

12 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, ouvi-te a fazer uma oração, e eu aprendi que existe um Deus com quem eu posso sempre falar e em Quem eu posso sempre confiar.

13 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi-te a fazer comida e a levar para uma amiga que estava doente, e eu aprendi que todos nós temos que ajudar e tomar conta uns dos outros.

14 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi-te a dar o teu tempo e o teu dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas e eu aprendi que aqueles que têm alguma coisa devem ajudar quem nada tem.

15 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu senti que tu me davas um beijo de boa noite e senti-me amado e seguro.

16 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi-te a tomar conta da nossa casa e de todos nós, e eu aprendi que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas que gostamos.

17 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi como tu cumprias com toda as tuas responsabilidades, mesmo quando não te estavas a sentir bem, e eu aprendi que tinha que ser responsável quando eu crescesse.

18 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar eu vi lágrimas nos teus olhos, e eu aprendi que, às vezes, acontecem coisas que nos magoam, mas que não há nenhum problema em chorarmos.

19 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu vi-te que estavas preocupado(a), e eu quis fazer o melhor de mim para ser o que quisesses.

20 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, foi quando eu aprendi a maior parte das lições de vida que eu precisava para ser uma pessoa boa e produtiva, quando eu crescesse

21 Quando tu pensavas que eu não estava a olhar, eu olhava para ti e queria-te dizer:

22 “Obrigado por todas as coisas que eu vi e aprendi quando tu pensavas que eu não estava a olhar!”


Carregar ppt "Ética e Moral na formação dos filhos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google