SUBSTANTIVOS 6º ano PROFESSORA SOCORRO SIQUEIRA. Tudo o que existe tem um nome: LugaresPessoasAnimaisObjetos LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSTANTIVOS 6º ano PROFESSORA SOCORRO SIQUEIRA. Tudo o que existe tem um nome: LugaresPessoasAnimaisObjetos LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental."— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTANTIVOS 6º ano PROFESSORA SOCORRO SIQUEIRA

2 Tudo o que existe tem um nome: LugaresPessoasAnimaisObjetos LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

3 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares Imagens: (A) Prefeitura de Olinda / Creative Commons Attribution 2.0 Generic (B) Ricardo André Frantz / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported (C) Facuturist / GNU Free Documentation License (D) Randy Oostdyk / Disponibilizado por :Randyoo here / GNU de Documentação Livre AB CD

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

5 Que lugar é esse? O que há nesse ambiente? As palavras que você utilizou para nomear os objetos são SUBSTANTIVOS. LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

6 Afinal, o que é substantivo? LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

7 O substantivo integra as dez classes gramaticais e, dessa forma, possui funções específicas, como a de nomear os seres. O substantivo representa a palavra que nomeia os seres de uma forma geral. LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

8 Substantivo... Esse conceito se encontra presente nos discursos que proferimos, nos textos que escrevemos. Enfim, organizamos cotidianamente nossos pensamentos e expressamos nossas opiniões com o uso dele. Assim, o substantivo integra o que chamamos de CLASSES GRAMATICAIS, exercendo funções específicas.

9 Nomear os seres de uma forma geral, sendo estes representados por pessoas, lugares, instituições, grupos, entes de natureza espiritual ou mitológica. LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares Para que serve a palavra?

10

11 1- SUBSTANTIVO COMUM Os substantivos comuns são PALAVRAS da mesma espécie de forma genérica: Exemplos: é lindo 2- SUBSTANTIVO PRÓPRIO Os substantivos próprios, grafados em letra maiúscula, são palavras que particularizam seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie. Exemplo: é uma pessoa maravilhosa. Brasil Subst. próprio País Subst. comum O Arti go Um Artigo Maria Subst. próprio

12 SUBSTANTIVO SIMPLES Os substantivos simples são formados por apenas uma palavra. Exemplos: casa, carro, camiseta. SUBSTANTIVO COMPOSTO Os substantivos compostos são formados por mais de uma palavra. Exemplos: guarda-chuva, guarda-roupa, beija-flor.

13 SUBSTANTIVO CONCRETO Os substantivos concretos designa as palavras reais, concretas, sejam elas pessoas, objetos, animais ou lugares. Exemplos: menina, homem, cachorro. SUBSTANTIVO ABSTRATO Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações. Exemplos: beleza, alegria, bondade. SUBSTANTIVO ABSTRATO Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações. Exemplos: beleza, alegria, bondade.

14 Qualidades: honestidade bondade; beleza; Estados: velhice; infância; pobreza; riqueza; Ações: arrumação; viagem; crescimento; compra; Sentimentos: saudade; amor; alegria; tristeza; Sensações: fome; sede; calor; frio; SUBSTANTIVO ABSTRATO

15 SUBSTANTIVO PRIMITIVO Não derivam de outras palavras. Exemplos: casa, folha, chuva. SUBSTANTIVO DERIVADO Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras. Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva).

16 Substantivo Coletivo Os substantivos coletivos são aqueles que se referem a um conjunto de seres. FLORA (conjunto de flores) ENXAME (conjunto de abelhas)

17 FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS

18 A FLEXÃO DE GÊNERO : FEMININO E MASCULINO São palavras que são acompanhadas de artigos antes ou no final que irão determinar o gênero de cada palavra, É usado ‘’a’’ para o feminino e ‘’o’’ para o masculino. Pertencem ao gênero masculino Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino Exemplos: a sala, uma médica. Substantivos epicenos a baleia macho / fêmea; a águia fêmea/ macho; o mosquito macho.

19 FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS A FLEXÃO DE GÊNERO : FEMININO E MASCULINO Feminino: A salada, a nuvem, a estrela, a Maria, a criança, a espuma; As meninas, as dançarinas, as melancias, as aves; Uma guria, uma condessa, uma mesa, uma faca, uma colcha; Jacaré fêmea, pássaro fêmea, baleia fêmea;

20 País= pai s inho liso-= li s inho Casa= ca s inha Bar= bar z inho Avião= avião z inho Hotel=hotel z inho FLEXÃO DE GRAU AUMENTATIVO E DIMINUTIVO a) SINTÉTICO – acréscimo de sufixos ao grau normal. Exemplo: amor: amorzinho; amorzão. b) ANALÍTICO – o substantivo será modificado por adjetivos que transmitem ideia de aumento ou diminuição: Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno. b) ANALÍTICO – o substantivo será modificado por adjetivos que transmitem ideia de aumento ou diminuição: Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno. DIMUNUTIVO COM S OU Z ?

21 A FLEXÃO DE NÚMERO SINGULAR OU PLURAL. O indicativo de um substantivo no plural é a terminação “S”. Exemplos: o colega > os colegas a menina > as meninas Quando uma palavra termina em - AL, -EL, -OL OU -UL, o plural é muito simples, precisamos trocar o final por -is, Quando uma palavra termina em - AL, -EL, -OL OU -UL, o plural é muito simples, precisamos trocar o final por -is, ANIMAL: Os animais PAPEL: Os papeis ESPANHOL: espanhóis. AZUL: azuis. CASAL: casais ANIMAL: Os animais PAPEL: Os papeis ESPANHOL: espanhóis. AZUL: azuis. CASAL: casais

22 A FLEXÃO DE NÚMERO SINGULAR OU PLURAL. Quando o -il é a sílaba mais forte, apenas trocamos o -il por ‘s’. Ex:. Infantil =Infantis Gentil = gentis Quando o - il não é a sílaba mais forte, fazemos uma alteração. Nós cortamos a terminação -il e adicionamos - eis. EX:. Útil=Úteis Fácil=Fáceis

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

25 Quais substantivos você consegue localizar na música? LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

26 trecho da música Aquarela, composta por Toquinho. Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva, E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva. Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel, Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu. Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul, Vou com ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul. Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul... Quais substantivos você consegue localizar na música?

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

28 Circuito Fechado - Ricardo Ramos Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

29 Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. (3)3 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

30 Apesar do predomínio dos substantivos, o texto tem sentido? Note que o texto descreve a rotina de uma pessoa, por meio da organização textual, em que o autor vai apresentando os objetos que ela utiliza para realizar as ações do dia. Assim você vai imaginando, visualizando mentalmente todos os acontecimentos. LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares

31 ORGANIZAÇÃO Suzane Lourenço Socorro Siqueira

32 REFERÊNCIAS https://www.todamateria.com.br/flexoes-de-grau-do-substantivo/ https://pt.slideshare.net/lucivaninha/flexo-do-substantivo https://www.google.com/search?q=secretaria+de+educa%C3%A7%C3%A3o+pern ambuco+aulas&oq=secretaria+de+educa%C3%A7%C3%A3o+pern&aqs=chrome.2.69i57j0l7.40303j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares


Carregar ppt "SUBSTANTIVOS 6º ano PROFESSORA SOCORRO SIQUEIRA. Tudo o que existe tem um nome: LugaresPessoasAnimaisObjetos LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental."
Anúncios Google