A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal nos dias de hoje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal nos dias de hoje"— Transcrição da apresentação:

1 Portugal nos dias de hoje
História e Geografia de Portugal

2 A população portuguesa
Evolução da população A população total A população portuguesa constitui uma das maiores riquezas do território porque ela contribui para a realização do espaço geográfico. Os governos mandam fazer algumas perguntas ás familias nas quais se destacam Quantos somos?, Como somos?, ... a isto são chamados censos ou recenseamentos. Saber o número total de habitantes de um país, ajuda-nos a prever o sue futuro, a tomar medidas, a organizar o espaço e a garantir o bem estar da população.

3 Variação da população No século XX, o número da população portuguesa era cerca de 5,5 milhões. Em 2009 esta população quase duplicou passando de 5,5 milhões a 11 milhões. A variação dos habitantes dependia da natalidade e da mortalidade. Também há outros fatores que são responsáveis por essa variaçãoque são a emigração e a imigração. – emigração elevada – emigração muito elevada – imigração elevada A partir de 1980 – diminuição da natalidade

4 Natalidade e Mortalidade
O crescimento da população, observasse pela diferença de nascimentos – natalidade – e de mortes – mortalidade. Na natalidade e na mortalidade há uma diminuição de nascimentos e mortes porque... ... na Natalidade as mulheres casam cada vez mais tarde, havendo mais preocupação com a familia, há mais despesas na educação e na alimentação,... ... na mortaidade houve melhorias na assistência médica , na alimentação, nas condições de higiene, ...

5 Natalidade o Mortalidade

6 Emigração Imigração Em 1960 os emigrantes saiam para fora do paíz durante muito tempo ou até para toda a vida. Normalmente,os emigrantes preferem a emigração temporária, ou seja, saiem para fora durante pouco tempo. Na imigração os imigrantes de alguns países como por exemplo os países Aficanos e Brasileiros apresentam algumas formas de instrução inferiores. Portugal apresenta um número significativo de imigrantes vindos de países mais desenvolvidos.

7 Emigrção e Imigração

8 Emigrção e Imigração

9 Emigrção e Imigração

10 Caracteristicas da população portuguesa
Composição por idade e sexo A composição da população,ou seja, como é constituida essa população falamos na sua divisão perante o número de homens e mulheres e perante grupos de idade ( jovens, adultos e idosos ) Jovens – dos 0 aos 14 anos Adultos – dos 15 aos 64 anos Idosos – a partir dos 65 anos Para facilitar o desenvolvimento de uma população, os habitantes foram divididos em grupos de idade ( Grupos Etários ) e de sexo.

11 Composição da população por génoro em 2008


Carregar ppt "Portugal nos dias de hoje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google