A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia 2011/12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia 2011/12."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia 2011/12

2 A Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
Para ultrapassar as limitações da localização relativa, recorremos a outro sistema bastante mais rigoroso, que se chama localização absoluta.

3 A Localização Absoluta
A localização absoluta é a localização que se baseia em distâncias angulares designadas por coordenadas geográficas (Latitude, Longitude e a Altitude).

4 Elementos geométricos do globo terrestre
Eixo da Terra: linha imaginária que passa pelos pólos e pelo centro da Terra e em torno do qual esta executa o seu movimento de rotação. Pólos geográficos: Pontos de intersecção entre a superfície terrestre e o eixo da Terra, ou seja, são os pontos onde o eixo da Terra toca a superfície da Terra.

5 A Localização Absoluta
Para determinar as coordenadas geográficas é necessário definir linhas de referência na superfície da Terra em relação às quais se vai indicar a posição dos lugares. Como o nosso planeta tem uma forma quase esférica, utilizam-se círculos como elementos de referência.

6 Elementos geométricos do globo terrestre
Círculo máximo: Linha imaginária que divide a Terra em duas partes iguais. Equador: Circulo máximo, perpendicular ao eixo da Terra e que a divide em duas partes iguais – o hemisfério Norte e Sul.

7 Elementos geométricos do globo terrestre
Círculos menor: Linha imaginária que divide a Terra em duas partes desiguais. Paralelos: Círculos menores paralelos ao equador.

8 Elementos geométricos do globo terrestre
Meridianos: Círculos máximos que passam pelos pólos, traçados na direcção Norte/Sul, e que são traçados de perpendicularmente ao Equador. Meridiano de Greenwich: Meridiano principal ou de referência que divide a Terra em dois hemisférios: Oriental e Ocidental. Semimeridiano de Greenwich: Metade do meridiano de Greenwich que vai do Pólo Norte ao Pólo Sul.

9 A Latitude Latitude: Distância angular compreendida entre o equador e o paralelo do lugar. Varia entre 0º (equador) e 90º N (Pólo Norte) e S (Pólo Sul).

10 A Latitude Lê a Latitude dos seguintes lugares: A E B D C F G H I

11 A Latitude Lê a Latitude dos seguintes lugares:

12 A Longitude Longitude: Distância angular compreendida entre o semimeridiano de Greenwich e o semimeridiano do lugar. Varia entre 0º (Semimeridiano de Greenwich) e 180º Este ou Oeste.

13 A Longitude Lê a Longitude dos seguintes lugares: F E B C A G D

14 A Longitude Lê a Longitude dos seguintes lugares:

15 A Localização Absoluta
Marca as seguintes coordenadas: A B C D E Latitude 60ºN 40ºS 20ºN Longitude 40ºO 40ºE 160ºE 120ºE

16 Lê a Latitude e a Longitude dos seguintes lugares
Q A D M F C B L H K E P J G N I O R


Carregar ppt "Geografia 2011/12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google