Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuna Espada Alterado mais de 10 anos atrás
1
Sonia T. Felipe em seu estudo “O sacrifício do Outro”
Alternativas à Dissecção e Vivissecção “Há um ser vivo, inteligente, e sensível na maioria dos indivíduos sacrificados sobre as mesas dos laboratórios. Cada uma dessas espécies, a seu próprio modo, sabe como viver bem e sabe como passar essa informação aos seus descendentes. Eles nos dispensam absolutamente”. Sonia T. Felipe em seu estudo “O sacrifício do Outro” Created by Rildo Silveira Cruzília – MG – Brasil
2
O ensino envolve a interação entre professor e alunos.
No entanto, certas matérias como a biologia, a medicina veterinária e a medicina têm recorrido à utilização de animais, incluídos em diversas categorias taxonômicas, desde os insetos aos mamíferos. As aulas dedicadas à fisiologia, anatomia ou outro aspecto biológico ou médico, envolvem o sacrifício da vida de um elevado número de animais. Anualmente um número significativo de ratos, rãs, gatos, coelhos, pombos e cães são abatidos, para satisfazerem apenas os currículos de determinadas aulas práticas ou teórico-práticas.
3
Centrada sobre o estudo da vida, a educação em Biologia deveria fomentar nos estudantes o respeito por todos os seres vivos, assim como a apreciação do fato de cada indivíduo ser único. Estes objetivos podem ser atingidos quando a referida educação descreve os animais como seres vivos sensientes e foca o seu comportamento, ciclos de vida e relação com o ambiente. A prática corrente de dissecção e vivissecção apresenta sérios problemas éticos, psico-pedagógicos, sociais e ambientais, com especial realce para os que resultam da manipulação desumana e da morte dos animais, a que se associa a possibilidade de dessenbilização dos estudantes relativamente ao sofrimento de outros seres vivos ou, inclusivamente de os afastar das ciências da natureza e da vida.
4
As alternativas disponíveis aliam o rigor científico à elevada qualidade pedagógica, ultrapassando todos os problemas morais, éticos, sociais e ambientais. É ainda de realçar o fato de as alternativas à dissecção e vivissecção, ao utilizarem simulações computacionais, vídeos e modelos, se tornarem menos onerosas para a escola. A educação em biologia e ciências da vida, deve combinar o ensino com um indubitável respeito pela vida, de forma a apoiar o crescimento e desenvolvimento positivo dos estudantes e da sociedade, em geral.
5
Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.
6
Divulgue este documento.
Faça sua parte. Divulgue este documento. Mande para seus amigos. A NATUREZA AGRADECE !!! Este, e outros slides, você encontra no site
12
Foto: Judy Silveira
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.