A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tremores em Montes Claros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tremores em Montes Claros"— Transcrição da apresentação:

1 Tremores em Montes Claros
Tremores em 1995, 1996 (fraco), 1999, 2008/2009 (fracos), 2010, 2011, e os mais fortes em (Gráfico atualizado até ) Continuação da apresentação de Montes Claros ( ) com legendas e atualização feitas em ??

2 Eventos com boa localização, (registrados em 4+ estações)
Detectados ~ 174 eventos Localizados ~154 (2+ estações) Melhores localizações (4+ estações): 27 detonações 60 33 eventos “naturais” Margem de erro dos epicentros: 300 – 400m Sismos e detonações detectados entre junho e outubro de Quadrado amarelo são “eventos” mais rasos (prof. menor que 1 km). Círculos vermelhos são eventos com profundidades entre 1 e 2 km. Note as detonações das pedreiras Cros, JLX, Lafarge e Sobritas. A localização das pedreiras é indicada pelo quadrado cinza escuro.

3 Eventos com boa localização, (registrado em 4+ estações)
Margem de erro dos epicentros: 300 – 400m Sismos e detonações detectados entre junho e outubro de Quadrado amarelo são “eventos” mais rasos (prof. menor que 1 km). Círculos vermelhos são eventos com profundidades entre 1 e 2 km. Note as detonações das pedreiras Cros, JLX, Lafarge e Sobritas. A localização das pedreiras é indicada pelo quadrado cinza escuro.

4 5 km Epicentros (círculos vermelhos) dos sismos NATURAIS detectados entre junho e outubro de Triângulos são estações sismográficas. Diâmetro dos círculos nesta escala é ~450m (i.e., raio 200 a 300m), mais ou menos igual à precisão de localização. Distancia MC01 a MC02 = 6.7 km. O epicentro do tremor maior de (mag=4.0) foi no grupo perto da estação MCI9.

5 Não se conhecem grandes falhas geológicas na região de Montes Claros.
(dados CPRM) A maioria das falhas mapeadas são muito antigas e inativas.

6 Topografia da região de Montes Claros
(RSTM)

7 Topografia na área de Montes Claros
A escarpa NNE (Serra do Mel) é uma frente erosiva do calcáreo - não é falha. Talvez os sismos estejam associados a uma pequena fratura NNE-SSW de 1 a 2 km de profundidade, sem relação com a Serra do Mel. Análise para melhoria das localizações epicentrais está em andamento no IAG e UnB. (RSTM)

8 São muito raros os tremores causados pelo homem.
--- No Brasil --- -A quase totalidade dos tremores de terra têm origem apenas nas “forças geológicas” naturais. São muito raros os tremores causados pelo homem. Grandes reservatórios hidrelétricos podem causar tremores (pequenos) pela penetração de água em zonas de fratura facilitando o deslizamento de blocos. É impossível prever tremores de terra !!

9 --- No caso de Montes Claros--- É impossível prever como os
tremores vão evoluir !! - O mais provável é que continuem por mais alguns meses, variando de frequência e intensidade. - Não há nenhuma evidência de falha geológica grande, em Monte Claros, que pudesse causar um sismo de grande magnitude > 6.5, como o do Haiti (2010). APESAR DO ALERTA, NADA FOI PUBLICADO NOS JORNAIS DO DIA SEGUNTE SOBFRE REFORÇO DE CASAS FRACAS. Não se pode descartar a possibilidade (pequena!) de ocorrer outros abalos com magnitude 4 ou 5, causando queda de objetos, deslizamento de telhas, rachaduras em paredes. Casas fracas e sem reforço podem ser seriamente afetadas!

10 Qual a possibilidade de ocorrer outro tremor maior?
Mag= 4.9 como Itacarambi em 2007 ??? Tremor de 19/05/12 Magnitude = 4.0 Margem de erro dos epicentros: 300 – 400m

11 Qual a possibilidade de ocorrer outro tremor maior?
Após um tremor de magnitude ~4.0, pode ocorrer outro maior, em até um ano, com chance de ~16% Só 25% ocorrem depois de 3 meses. E só 18% com magnitudes 0.7 acima do primeiro. “Risco” de ocorrer outro tremor com Magnitude >= 4.5, depois de 5 meses: é de ~15% Estatística de sismos no Brasil

12 No caso ( ) de um tremor de mag 4.7 a 5.0
Nível de vibração do chão Aceleração máxima do chão (em rocha): = 0.1 – 0.2 g até ~5 km do epicentro Intensidade sísmica VII: Muitas rachaduras em paredes; colapso do telhado em casas fracas, trincas em casas bem construídas. Gráfico à direita mostra a estimativa do nível de vibrações do chão (em fraçao de “g”, aceleração da gravidade) no caso de um sismo de magnitude 5. A linha sólida é a previsão de Toro et al.(1997) e os círculos são dados de sismos brasileiros normalizados para mag=5.0 Aceleração do chão para Magnitude 5

13 No caso ( ) de um tremor de mag 4.7 a 5.0
Área de maior risco no caso (muito remoto !) de ocorrer um tremor de magnitude 5.0 Diâmetro dos círculos nesta escala é ~450m (i.e., raio 200 a 300m) Distancia MC01 a MC02 = 6.7 km APESAR DO ALERTA, NADA FOI PUBLICADO NOS JORNAIS DO DIA SEGUINTE SOBRE CUIDADOS PARA REFORÇAR CASAS!!! 5 km No caso ( ) de um tremor de mag 4.7 a 5.0

14 Está tremendo.... Terremoto?!! CALMA e CUIDADO
Dentro de casa! A maioria dos tremores brasileiros dura poucos segundos. Quando se dá conta, os efeitos já passaram. Recomenda-se sair de casa. Em apartamento não usar elevador. Se não puder sair de casa Ficar debaixo de uma mesa, um batente de porta, ou um canto da casa. Proteger a cabeça (com as mãos ou travesseiro). Manter-se afastado de janelas de vidro, espelhos, e armários altos Fora de Casa Vá para áreas livres Evite edifícios Evite paredes e muros altos. Evite linhas de transmissões Afastar-se de objetos que possam cair sobre você. Não Entre em Pânico!

15 Preparação ANTES de um possível “terremoto”
Após o “terremoto” Só utilize telefone em caso de necessidade Prepare-se para os pós-abalos (tremores secundários de magnitudes menores). Preparação ANTES de um possível “terremoto” (mesmo com chance remota de ocorrência): Reforçar estruturas de casas fracas na região epicentral. Verificar estabilidade de telhas, em casas sem forro. Ter o costume de não deixar objetos pesados e frágeis em lugares altos e instáveis. Acostumar-se a fechar a válvula do gás quando o fogão não estiver sendo usado.

16 Conclusões Os tremores de Montes Claros são de origem natural: movimentação de blocos em alguma pequena fratura geológica. Magnitude ~4 não são raros no Brasil. Outro tremor maior é pouco provável ( ). Mas um pouco de precaução é recomendável As estatísticas (probabilidades de novos tremores mais fortes) continuam válidas mesmo após os sismos de (ambos com magnitude 3,6). Mais estudos sismológicos são necessários para definir melhor a geometria da fratura e lcoalização dos epicentros.

17 Obrigado


Carregar ppt "Tremores em Montes Claros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google