O livro de Colossenses A Revelação da Primazia e da Suficiência de Cristo Prof. Abel Rodrigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O livro de Colossenses A Revelação da Primazia e da Suficiência de Cristo Prof. Abel Rodrigo."— Transcrição da apresentação:

1 O livro de Colossenses A Revelação da Primazia e da Suficiência de Cristo Prof. Abel Rodrigo

2 O livro de Colossenses Pensamento central O tema ressoante em Colossenses é a primazia, a suficiência de Cristo em todas as coisas e a submissão. Autor:Paulo Data: 60-61- D.c Pesquisadores afirmam que foi escrita na prisão em Roma, Sendo contemporânea de filipenses.

3 O livro de Colossenses Nenhum outro livro do NT apresenta mais completamente autoridade universal de Cristo ou a defende tanto cuidado. Combativo em tom e abrupto em estilo, Colossenses tem uma semelhança próxima com Ef em linguagem e assunto.

4 O livro de Colossenses Se Efésios pode ser rotulada como a epístola que retrata a “Igreja de Cristo” então Colossenses deve certamente ser o “Cristo da Igreja” Efésios enfatiza o corpo; Colossenses enfatiza o Cabeça.

5 O livro de Colossenses Como Efésios, o pequeno Livro de Colossenses se divide claramente em dois, com primeira parte sendo doutrinária (1__2), e a segunda, pratica (3__4). O propósito de Paulo é mostrar que Cristo é o melhor, primeiro e principal dentre tudo e que a vida cristã deve refletir essa prioridade.

6 O livro de Colossenses Porque os crentes são enraizados nele, vivos nele, protegidos nele e completos nele, é totalmente impossível viver uma vida sem ele, Revestidos de seu amor, com sua paz reinando em seu coração, eles são capacitados para fazer de Cristo o primeiro em todas as áreas da vida.

7 O livro de Colossenses Esta epístola ficou conhecida como Pros Kolos-saeis, “ Para os Colossenses”, por causa de 1.2. Provavelmente por seu ensino profundo da primazia de Cristo na vida Cristã, Paulo também quis que ela fosse lida pelas igrejas vizinhas de Laodicéia (4.16).

8 O Autor de Colossenses:

9 O testemunho externo da autoria paulina de Colossenses é antigo e consistente, e a evidência interna é também muito boa. Não somente reivindica a autoria de Paulo (1.1,23; 4.18), mas também os detalhes pessoais e paralelos estreitos com Efésios e Filemom tornam o argumento mais forte ainda.

10 O Autor de Colossenses: Mesmo assim, a autenticidade da epístola tem sido desafiada por motivos internos, como vocabulário e reflexão. Em seus quatro capítulos, Colossenses usa cinqüenta e cinco palavras gregas que não aparecem em outras epístolas de Paulo Entretanto, Paulo tinha um vocabulário extenso; e todas as circunstâncias e assunto desta epístola, principalmente as referências à heresia colossenses, são responsáveis por essas palavras adicionais.

11 O Autor de Colossenses: A elevada Cristologia de Colossenses se compara com o conceito de João de que Cristo é logos (cf 1.15-23 e Jo 1.1-18), com a conclusão de que esses conceitos são tardios demais para a época de Paulo. Entretanto, não há razão para se deduzir que Paulo não tivesse consciência da obra de Cristo como Criador, principalmente à vista de FP 2.5-11.

12 O Autor de Colossenses: É errado deduzir também que a heresia refutada em Cl 2 se refere à forma totalmente desenvolvida do Gnoticismo que só surgiu após o século. Os paralelos somente indicam que Paulo estava tratando de uma forma primitiva de Gnoticismo.

13 O Tempo de Colossenses:

14 Colossos era uma cidade pouco importante, situada a cem milhas a leste de Éfeso, na região das sete igrejas da Ásia que estão em Ap 1-3. Localizada no fértil vale Lico, no caminho entre Èfeso e o leste, Colossos anteriormente era um populoso centro comercial, famoso por sua lã negra.

15 O Tempo de Colossenses: Na época de Paulo, tinha sido eclipsada pelas cidades vizinhas de Laodicéia e Hierápolis (cf. 4.13) e estava em decadência. Fora esta epístola, colossos não exerciam quase nenhuma influência na história da Igreja primitiva. Fica evidente em 1.4-8 e 2.1 que Paulo nunca visitou a igreja de Colossos, que foi fundada por Epafras.

16 O Tempo de Colossenses: A igreja aparentemente se reunia na casa de Filemom (Fm 2). Em sua terceira viagem missionária, Paulo dedicou quase três anos num ministério asiático centralizado em Éfeso (at 19.10; 20.31), e Epafras, provavelmente tenha ido a Cristo naquela época. Ele levou o evangelho para o vale de Lico e anos mais tarde foi visitar Paulo na prisão (4.12-13;Fm23).

17 O Tempo de Colossenses: Colossenses, Filemom e Efésios foram evidentemente escritas mais ou menos na mesma época, nas mesmas circunstancias, a julgar pelos temas e nomes de pessoas coincidentes (cf. CL 4.9-17 e Fm 2,10,23-24). Embora Cesárea e Èfeso tenham sido sugeridas como local da autoria da epistola, grande parte das evidencias indica que Paulo escreveu todas as Epístolas do Cárcere durante sua prisão em Roma

18 O Tempo de Colossenses: Dessa forma, Paulo a escreveu em 60 ou 61 d.C e a enviou com Tíquico e o escravo convertido, Onésio, para Colossos(4.7-9; veja EF 6.21; Fm 10-12). A visita e relatório de Epafras sobre as condições existentes em Colossos incentivaram Paulo a escrever esta epístola.

19 O Tempo de Colossenses: Epafras solicitou sua ajuda para lidar com a falsa doutrina que ameaçava a igreja em Colossos (2.8-9). Embora os colossenses não houvessem ainda sucumbido (2.1-5), esta heresia estava ameaçando a igreja predominante gentia (1.21,27; 2,13) de Colossos.

20 O Tempo de Colossenses: A natureza dessa heresia só pode ser deduzida pelas referências incidentais de Paulo a ela em sua resposta em 2.8-23. Aparentemente, era um sistema religioso que combinava elementos de especulação grega (2.4,8-10), legalismo judaico (2.11- 17), misticismo oriental (2.18-23) e Cristianismo.

21 O Tempo de Colossenses: Isso envolvia uma visão simplista do corpo (2.20-23) e, provavelmente, da natureza como um todo. Circuncisão, regulamentos de dieta e observância a rituais estavam incluídos nesse sistema, que utilizava ascetismo, adoração a anjos como intermediários e experiência místicas como forma de alcançar a esfera espiritual.

22 O Tempo de Colossenses: O erro parece com uma antiga forma de gnosticismo, que ensinava que Jesus não era nem completamente Deus e nem completamente homem, mas apenas um dos seres semidivinos que ligavam o abismo entre Deus e o mundo. Qualquer tentativa de encaixar Cristo em tal sistema diminuiria sua pessoa e sua obra redentora.

23 O Cristo de Colossenses:

24 Este livro cristológico singular é centralizado no Cristo cósmico. Paulo eleva Cristo como o centro e circunferência de tudo que existe. Apresenta mais completamente autoridade universal de Cristo

25 O Cristo de Colossenses: “Ele é o cabeça de todo o principado e potestade” (2.10). O Senhor da Criação (1.16-17) e o Autor da reconciliação (1.20-22;2.13-15). Ele é a base para esperança do crente (1.5,23,27), a fonte do poder da nova vida do crente (1.11-29).

26 O Cristo de Colossenses: O Redentor e Reconciliador do crente (1.14,20-22;2.11-15). A Imagem de toda a plenitude da Divindade (1.15,19;2.9). O Criador e Sustentador de todas as coisas (1.16-17), o Cabeça da Igreja (1.18).

27 O Cristo de Colossenses: O Deus –Homem ressurreto( 1.18;3.1). O Todo- poderoso, é um salvador suficiente para seu povo (2.10) (1.28;2.3,10;3.1-4). Ele é o nosso conteúdo, habita os crentes e é nossa “esperança e glória” (1.27).

28 As Chaves para colossenses:

29 Palavra-chave: A primazia de Cristo O tema ressoante em Colossenses é a primazia e a suficiência de Cristo em todas as coisas. O crente é completo “nele” e não lhe falta nada porque “nele, habita, corporalmente, toda a plenitude de Divindade” (2.9);

30 As Chaves para colossenses: Ele possui “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (2.3). Não há necessidade de especulação, visões místicas e regulamentos ritualísticos como se a fé em Cristo fosse insuficiente. O propósito principal de Paulo é refutar a heresia ameaçadora que desvaloriza Cristo. O falso ensinamento é confrontado com uma apresentação positiva de seus verdadeiros atributos e feitos.

31 As Chaves para colossenses: Uma visão adequada de Cristo é o antídoto para a heresia. Paulo também escreve esta epístola para encorajar os colossenses a permanecer “na fé, alicerçados e firmes”(1.23), para que cresçam e dêem frutos no conhecimento de Cristo (1.10). Uma aderência firme ao verdadeiro evangelho lhes dará estabilidade e resistência às influências opostas.

32 As Chaves para colossenses: Versos-chave: Colossenses 2.9-10 e 3.1 Por quanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados, Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (2.9-10). “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra”(3.1-2).

33 As Chaves para colossenses: Capítulo-chave: Colossenses 3 O cap. 3 liga os temas de Colossenses(veja “Palavra-chave”) mostrando as relações de causa e efeito. Porque o crente é ressuscitado juntamente com Cristo (3.1-4). Ele deve deixar o velho homem e se revestir do novo (3.5-17), que resultará em santidade em todos os relacionamentos (3.18-25).

34 Análise de Colossenses

35 Colossenses é talvez o livro mais centralizado em Cristo da Bíblia. Nele Paulo enfatiza primazia da pessoa de Cristo e a salvação completa que ele traz, para combater a crescente heresia que está ameaçando a igreja de Colossos.

36 Análise de Colossenses Essa heresia busca desvalorizar Cristo, exaltando a especulação, ritos, misticismo e ascetismo. Mas Cristo, o Senhor da criação e o Cabeça do Corpo, é completamente suficiente para cada necessidade prática e espiritual do crente.

37 Análise de Colossenses A última metade desta epístola explora a aplicação desses princípio à vida cotidiana, porque a verdade doutrinária(1__2)deve dar fruto na conduta prática (3__4). Os dois principais tópicos são: a supremacia de Cristo (1__2) e a submissão a Cristo (3__4).

38 Análise de Colossenses: A supremacia de Cristo (1__2): A Saudação de Paulo (1.1-2) é seguida por uma longa e incomum gratidão (1.3-8) e oração (1.9-14) pelos crentes de Colossos. Paulo expressa sua preocupação no sentido de os colossenses compreenderem mais profundamente a pessoa e poder de Cristo.

39 A supremacia de Cristo (1__2) Paulo começa a desenvolver seu principal tema da primazia de Cristo, mas a afirmação mais potente desse tema está em 1.15-23. Ele é supremo tanto na criação (1.15-18) e na redenção(1.19-23), e essa majestosa passagem se desenvolve positivamente em relação a Cristo como a mais eficaz refutação da heresia que será exposta no cap.2

40 A supremacia de Cristo (1__2) Paulo descreve seu próprio ministério de proclamação do mistério do “Cristo em vós, a esperança da glória” (1.27) para os gentios e certifica aos leitores que, embora ele não tenha se encontrado com eles pessoalmente, verdadeiramente deseja que se tornem profundamente enraizado em Cristo somente, que tem a primazia na Igreja (1.24__2.3)

41 A supremacia de Cristo (1__2) Isso é especialmente importante em vista dos falsos profetas que os defraudariam através de raciocínios falazes (2.4-7), vãs filosofias (2.8-10), rituais legalistas (2.11- 17), ascetismo inútil (2.20-23). Em cada um dos casos, Paulo contrasta o erro com a verdade correspondente sobre Cristo.

42 Submissão a Cristo (3__4): A união do crente com Cristo em sua morte, ressurreição e exaltação é o fundamento sobre o qual sua vida terrena foi edificada (3.1-4). Por causa de sua morte com Cristo, o crente deve se considerar vivo para ele em justiça e se revestir das novas qualidades que são produzidas pelo amor cristão (3.12-17).

43 Submissão a Cristo (3__4): Indo da vida interior (3.1-17) para a vida exterior (3.18__4.6), Paulo descreve a transformação que a fé em Cristo deve fazer nos relacionamentos dentro e fora de casa. Esta epístola conclui com uma afirmação sobre os portadores (Tíquico e Onésimo), sudações e instruções e uma nota de despedida (4.7-18).

44 Esboço de colossenses: Parte Um: A supremacia de Cristo na Igreja (1.1—2.23) Introdução-----------------------------------1.1-14 Saudação de Paulo aos colossense---------1.1-2 Gratidão de Paulo pelos colossenses-------1.3-8 Oração de Paulo pelos colossenses-------1.9-14 II. A primazia de Cristo-------------1.15-2.3 Cristo é a primazia na criação-----------1.15-18 Cristo é a primazia na redenção---------1.19-23 Cristo é a primazia na Igreja-------------1.24-23

45 Esboço de colossenses: Parte Um: A supremacia de Cristo na Igreja (1.1—2.23 III. A Liberdade em Cristo------------------2.4-23 Libertos das palavras falazes-----------------2.4-7 Libertos de vãs filosofias--------------------2.8-10 Libertos do julgamento dos homens------2.11-17 Libertos de adoração imprópria------------2.18-19 Libertos da doutrina dos homens----------2.20-23

46 Esboço de colossenses: Parte Dois: A Submissão a Cristo na igreja (3.1__4.18) I. A posição do crente---------------------------------3.1-4 II. A Prática do crente------------------------------3.5-4.6 Despojar-se do velho homem--------------------------3.5-11 Revestir-se do novo homem--------------------------3.12-17 Mandamentos pessoais para a santidade-----------3.18-4.6 1.Santidade na vida familiar----------------------3.18-21 2. Santidade na vida profissional ---------------3.22-4.1 3. Santidade na vida pública-------------------------4.2-6

47 Esboço de colossenses: III. Conclusão-------------------------4.7-18 Recomendação de Tíquico--------------------- 4.7-9 Saudação dos amigos de Paulo------------- 4.10-14 Apresentações sobre esta epístola--------- 4.15-18]


Carregar ppt "O livro de Colossenses A Revelação da Primazia e da Suficiência de Cristo Prof. Abel Rodrigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google