A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nova ortografia da língua portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nova ortografia da língua portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Nova ortografia da língua portuguesa
Profª Andréa Motta Nova ortografia da língua portuguesa

2 Trema A regra: Como fica:
A regra: Como fica: O trema deixará de ser usado na língua portuguesa. Somente será usado em nomes próprios como Müller e Göethe. aguentar arguir bilíngue cinquenta delinquente eloquente ensanguentado equestre frequente

3 Hífen A regra: Como fica: anti-herói anti-higiênico co-herdeiro
A regra: Como fica: anti-herói anti-higiênico co-herdeiro pré-história proto-história sobre-humano super-homem inter-racial hiper-requintado Usa-se o hífen quando o segundo elemento da palavra composta começa por h ou r.

4 Hífen A regra: Como fica: vice-r ei
A regra: Como fica: vice-r ei vice-reinado vice-reitor vice-diretor vice-presidente O hífen é sempre usado em palavras compostas com o prefixo vice.

5 Em todos os outros casos:
Hífen A regra: Como fica: Com o prefixo sub, usa-se hífen se o segundo elemento da palavra composta iniciar por b, h ou r. sub-humano sub-hepático sub-brigadeiro Em todos os outros casos: subaluguel, subdelegado, subconsciente.

6 Em todos os outros casos:
Hífen A regra: Como fica: Usa-se o hífen com os prefixos agro, ante, anti, arqui, auto, contra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, sobre, supra, tele, ultra, quando o segundo elemento começa por h ou vogal igual à última do prefixo. anti-herói auto-ajuda auto-oxidação contra-argumento Em todos os outros casos: autoajuda,.contrabaixo, contraindicação, contrarregra, contrarreforma, ultrassom

7 Em todos os outros casos:
Hífen A regra: Como fica: Usa-se o hífen com os prefixos ex em palavras que expressem sentido anterior ou cessamento. ex-patrão ex-presidente ex-marido Em todos os outros casos: exportação, excomunhão, excomungado, expor

8 Acentuação gráfica Como fica: A regra: alcateia apoia (verbo apoiar)
Como fica: alcateia apoia (verbo apoiar) apoio (verbo apoiar) asteroide boia colmeia jiboia odisseia paranoia A regra: Não se usa mais o acento nos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (acento tônico na penúltima sílaba).

9 Acentuação gráfica A regra: Como fica:
A regra: Continuam acentuadas as oxítonas terminadas em ditongos abertos éu , éus, ói, óis. Como fica: chapéu chapéus herói heróis troféu troféus lençóis

10 Os alunos daquela turma leem muito.
Acentuação gráfica Como fica: creem deem leem veem A regra: O acento circunflexo (^) não será mais usado nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. Exemplo no texto: Os alunos daquela turma leem muito.

11 Acentuação gráfica A regra: Como fica:
A regra: Não se usa mais o acento agudo ( ´) no i e no u das palavras paroxítonas quando vierem depois de um ditongo. Como fica: Bocaiuva feiura

12 A passageira atrasou-se e perdeu o voo.
Acentuação gráfica Como fica: voo enjoo A regra: O acento circunflexo (^) não será mais usado em palavras terminadas em “oo”. Exemplo no texto: A passageira atrasou-se e perdeu o voo.

13 Permanece o acento diferencial na dupla pode/pôde:
Acentuação gráfica A regra: Não se usa mais acento diferencial que havia nos pares: pára/para péla(s)/pela(s) pêlo(s)/pelo(s) pólo(s)/polo(s) pêra/pera. Como fica: Ele para o carro no acostamento. A expedição foi ao polo Norte. Meu amigo gosta de jogar polo. Meu gato tem pelo cinza. Andamos pelo bosque. Permanece o acento diferencial na dupla pode/pôde: João não pode ir ao mercado. (presente do indicativo) João não pôde ir ao mercado. (pretérito perfeito do indicativo)

14 Permanece o acento diferencial nas duplas pode/pôde e por /pôr:
Acentuação gráfica A regra: Não se usa mais acento diferencial que havia nos pares: pára/para péla(s)/pela(s) pêlo(s)/pelo(s) pólo(s)/polo(s) pêra/pera. Como fica: Ele para o carro no acostamento. A expedição foi ao polo Norte. Meu amigo gosta de jogar polo. Meu gato tem pelo cinza. Andamos pelo bosque. Permanece o acento diferencial nas duplas pode/pôde e por /pôr: João não pode ir ao mercado. (presente do indicativo) João não pôde ir ao mercado. (pretérito perfeito do indicativo) Tenho de pôr o livro na estante. (verbo) A mesa foi feita por mim. (preposição)

15 Bibliografia: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. 5.ed. São Paulo: Global, 2009.


Carregar ppt "Nova ortografia da língua portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google