The Swing Jean-Honore Fragonard Rococó.

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1 The Swing Jean-Honore Fragonard Rococó

2 Origem do termo : “Rococó”
O termo rococó descende da palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas; Os primeiros registros do uso desse termo aparecem em Stendhal, em 1829; Sua nomeação se deve ao fato de ser visto, por muitos historiadores,como um desdobramento do barroco em que vários artistas passam a valorizar o uso de linhas em formato de concha e a função decorativa que a arte poderia exercer.

3 Características Gerais
Uso abundante de formas curvas; Profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores; Leveza, alegria e elegância; Luxo e exuberância, sensualidade e intimismo; Minusciosa decoração de interiores.

4 Contexto Histórico O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil. Para muitos historiadores da arte, o rococó pode ser visto como um desdobramento do barroco em que vários artistas passam a valorizar o uso de linhas em formato de concha e a função decorativa que a arte poderia exercer.

5 Chegando ao século XIX, o estilo rococó passa a ser utilizado também para definir outras manifestações desenvolvidas nos campos da arquitetura e das artes ornamentais. No ano de 1943, graças à pesquisa de Fiske Kimball, esse movimento deixa de ser visto como uma variante do barroco para assumir características próprias. Do ponto de vista histórico, essa transformação do Barroco indicava o interesse burguês em alcançar o prazer e a graciosidade nas várias obras que eram encomendadas à classe artística da época.

6 A primeira fase do rococó, (entre 1690 e 1730), procura se afastar dos preceitos estéticos predominantes no reinado do rei Luís XIV para introduzir o uso de linhas soltas e curvas flexíveis. De 1730 a 1770, o rococó amadurece com o surgimento de outros artistas que remodelam as casas da nobreza e da alta burguesia francesa.

7 A disseminação do rococó pela Europa foi responsável por variações que fugiram da tendência aristocrática que predominou neste estilo. Ao alcançar países como Portugal e Espanha, o rococó penetra a esfera religiosa. No Brasil, o rococó teve sua presença no mobiliário do século XVIII e foi corriqueiramente chamado de “estilo Dom João V”.

8 Diferenças entre o Barroco e o Rococó
 As cores fortes da pintura barroca são substituídas por cores leves e vivas, o branco e os tons de rosa, azul e verde e de tom pastel; As linhas retorcidas que expressam emoções humanas dão lugar a formas leves e delicadas; Ao contrário da forte religiosidade barroca, a temática preferida da pintura, eram cenas graciosas, valorizando a representação de ambientes luxuosos(parques, jardins),retratando as futilidades da nobreza francesa; Pinturas com uma sensualidade sutil.

9 Música O estilo de música utilizada no rococó é de difícil definição.
É caracterizado por sarabandas, gigas, minuetos e outras galanterias. Um dos compositores deste estilo é Johann Christian Bach, filho mais novo de Johann Sebastian.

10 Cello Suite Prelude – J. C. Bach

11 Características: Arquitetura de interiores
Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves. A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com maior graça e intimidade.

12 Arquitetura Durante o Iluminismo, entre 1700 e 1780, o rococó foi a principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. Manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores. Essa decoração era detalhada e bem ornamentada e um exemplo são as salas e os salões.

13 Os artistas procuravam fazer uma arquitetura diferenciada nessas áreas, com formato oval, paredes com pinturas luminosas e suaves, espelhos, florais, etc. Já por fora dos edifícios, eles amenizavam na decoração.

14 Exemplos: O Hotel de Soubise, construído por Germain Boffrand e decorado por Nicolas Píneau, o Petit Trianon.

15 Existem lugares da Europa que não sofreram a diferenciação entre o Barroco e o Rococó, pois o Barroco veio aos poucos atingindo os outros países e conseguindo se consolidar, apenas, no século XVII. Nesse período, os artistas já estavam influenciados com o Rococó

16 Como um exemplo de obras arquitetônicas temos: Palácio Episcopal e a Igreja de Vierzehnheiligen, projetado pelo arquiteto Balthazar Neumann e pintura no teto por Giambatista Tiepelo, o mais importante dos decoradores do Rococó. 

17 Principal Artista Johann Michael Fischer, ( ), responsável pela abadia beneditina de Ottobeuren, marco do rococó bávaro. Grande mestre do estilo rococó, responsável por vários edifícios na Baviera. Restaurou dezenas de igrejas, mosteiros e palácios

18 Características: Mobiliário
Preocupação em especificar e determinar o lugar dos móveis em alguns ambientes; Mobília se torna acessível a mais pessoas; Adoção da marchetaria (arte milenar de incrustação ou aplicação de partes recortadas de madeira, marfim, bronze etc., em objetos de marcenaria, formando desenhos dos mais diversos tipos) Jean-Henri Riesener Paris 1773 Carvalho e madeiras exóticas, bronze, veludo

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20 Depois de coroado Luís XV passa a viver em pequenas peças (chamadas de apartamentos) no palácio de Versalhes, para mobiliar essas peças sente-se a necessidade de móveis mais delicados, menores e funcionais que proporcionem maior conforto sendo elegante e prático. Neste período os móveis eram executados com proporções mais reduzidas e harmoniosas, com ornamentos mais leves e delicados, dispostos assimetricamente.

21 Também foram muito utilizados os elementos dourados e prateados, e aplicações em bronze.
Além das conchas e curvas, que passaram a ser usadas estilizadas e mais livres, foram introduzidos novos motivos decorativos, como atributos: ao amor; à música; à ciência; e flores,(que tornaram-se o emblema feminino e levaram os motivos florais a predominarem tanto no entalhe como na marchetaria).

22 Surgiram as pequenas escrivaninhas, o semanário (cômoda com sete gavetas, alta e estreita), bibliotecas, vitrinas e penteadeiras,dentre outros. Surgem também as salas de banho formando uma unidade com o quarto de dormir. As mesas eram terminadas com a perna cabriolet, em sua maioria tinham o tampo de mármore, surgiram várias mesas; para escrever, costurar, jogar e etc.

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24 Características: Escultura
Figura humana com corpos alongados; Silhuetas caprichosas; Leveza e graciosidade nos movimentos; Composições com movimento e ritmo (parecem dançar); São retratadas as pessoas mais influentes da época; Houve, também, a criação de estatuetas decorativas, quando os cientistas Tischirnhaus e Boettger inventaram a porcelana.

25 Materiais usados: Pedra e bronze nas grandes esculturas exteriores.
Bronze, ouro e prata em esculturas pequenas. Madeira, gesso, estuque, argila nos interiores.

26 Esculturas decorativas
Bibelôs; Temática: irônicos, jocosos, sensuais; Temática mitológica: pan (deus dos pastores), Vênus (deusa do amor) pequenos cupidos.

27 Os escultores decorativos que se destacam são:
François Boucher e Étienne Maurice Falconet que criaram modelos de pequenas estatuetas reproduzindo temas mitológicos, etc.

28 Pintura Tons pastéis; Temas mundanos, ambientados em jardins e parques ou em interiores luxuosos; Tonalidades claras e luminosas; Relação do rococó com a burguesia bem retratada;

29 Personagens populares perdem espaço para a representação dos membros da aristocracia;
A jovialidade e a edificação do prazer, o tédio e a melancolia são os estados emocionais que geralmente contextualizam os quadros do rococó.

30 Temas utilizados: cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) da mitologia e pastorais; alusões ao teatro italiano da época; motivos religiosos ; farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.

31 Principais Pintores Antoine Watteau ( ) por causa de seus quadros amorosos, ele se tornou um dos pintores que mais retratou o estilo. Principal obra: Embarque para Citera que mostra a elegância dos nobres do século XVIII. Jean-Baptiste Siméon Chardin( ), em melhor situação econômica que Watteau, seus quadros, saiam do mundo da fantasia e procuravam retratar a vida da burguesia da época. Em seus quadros era utilizado uma composição nítida e única de todos os elementos.

32 Embarque para Citera:- Watteau

33 Moda Caráter caprichoso; Simetria; Detalhes delicados e leveza;
Beleza e requinte acentuados pelos tecidos.

34 Características Moda Feminina
A roupa interior tornou-se importante neste período, tal como os penteados do cabelo e os acessórios (que incluíam um leque e luvas). A saia cónica (crinolina)era um dos componentes mais notáveis deste período. Inicialmente circular e mais tarde de forma oval, reforçada com anéis metálicos ou de osso de baleia.

35 Decotes,bem ornamentado com rendas e trançados
Corselê em “V” para afunilar ao máximo a cintura Geralmente acompanhadas do leque Mangas apertadas até os cotovelos Saias com a frente aberta Frente e costas mais curtas pra mostrar os sapatos Anquinhas bem salientes,geralmente com a ajuda de uma armadura de ferro Penteados exagerados,com apliques e suportes,que resultavam em um enorme armamento

36 Características Moda Masculina
Aspecto efeminado; Muitos volantes, fitas e rendas. As calças iam até ao joelho e eram complementadas com meias brancas.

37 Mais tarde, a roupa de homem tornou-se mais simples e deixou de ser decorada com rendas e volantes.
O gibão reforçado dos lados transformou-se no fraque, que seria a base do vestuário masculino.

38 Trecho do filme: Maria Antonieta

39 Galeria de Imagens

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