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Publicouana claudia de araujo Alterado mais de 2 anos atrás
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Podemos dizer que o Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. A época do trovadorismo abrange as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa (o português arcaico) que compreende o período de 1189 a 1418. Idade MédiaPortugal português
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CONTEXTO HISTÓRICO Portugal ocupava-se com as Cruzadas, a luta contra os mouros, e estava marcado pelo teocentrismo (universo centrado em Deus, a vida estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma) e pelo sistema feudal (sistema econômico e político, entre senhores e vassalos ou servos), já enfraquecido, em fase de decadência.
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CONTEXTO HISTÓRICO Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos, essa manifestação literária é o Trovadorismo.
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O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189 ou 1198 ( não se sabe ao certo devido a falta de registros históricos precisos ). Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.literatura
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Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.
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Na Idade Média, cada rei tinha o seu “ bobo da corte “, cuja atividade principal era divertir a nobreza.Para isso deveria cantar, tocar instrumentos e fazer acobracias ; Essa atividade era desenvolvida por um JOGRAL que, dotado de boa voz, apenas executava as músicas, ou seja, não as compunha, apenas as cantava.
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O MENESTREL OU SEGREL era, geralmente, um ex- eclesiástico que havia desistido da vida religiosa, mas era instruido e sabia ler e escrever. Por isso era capaz de compor suas próprias cantigas.Servia nas cortes, sempre a um determinado senhor. O TROVADOR, poeta medieval por excelência, era capaz de trovar, isto é, capaz de compor suas proprias cantigas, com assuntos e formas pessoais, além de executá-las, acompanhadas de instrumento musical ( geralmente um alaúde e viola )
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Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”. Os trovadores de maior destaque na lírica galego- portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
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A religião em Provença ( uma região próxima da França, já extinto atualmente), desenvolvia-se em mosteiros, que foram verdadeiros centros de cultura artística. Tudo que se produzia na Idade Média estava relacionado aos textos sagrados e ao cristianismo. A influência da igreja católica era muito grande tanto na cultura, como nos ensinamentos religiosos que controlavam as crenças e a moral das pessoas.
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Nos mosteiros se desenvolveram as formas que mais tarde seriam usadas na poesia profana e os temas do lirismo cristão, que caracterizaram a poesia trovadoresca : A grande importância da mulher ; O amor platônico; A posição humilde e secundária do homem( a vassalagem amorosa) A espera pelo amado distante ;
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A poesia medieval está ligada ao cantar, por isso recebe o nome de cantiga. No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas(Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo)
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