A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais Invertebrados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais Invertebrados"— Transcrição da apresentação:

1 Animais Invertebrados
Insetos alunos: Ana Luiza cerqueira, João Victor, Maria Luiza Souza e Paula sardinha. Turma: 7m1 ANO: 7º pROfessora: Lana

2 Reino, filo e seu significado
*Reino: Animalia. *Filo: Arthropoda, significa pés articulados. *Significado: A palavra inseto significa “segmentado” e veio do latim denominado Animale insectum.

3 Tipo de alimentação, relações com o ser humano e com o ambiente em geral
*Tipo de alimentação: Em sua evolução, houve modificações no aparelho bucal (sugador- há uma língua, flexível, longa e sugadora-; picador- há peças bucais para perfurar-; lambedor- há uma “esponja”na língua curta para lamber o alimento-; mastigador- há mandíbulas fortes e dentes/serrilhadas adequadas para morder, cortar e roer-) e novas alimentações. *Relações com o ser humano e o ambiente: Muitos destes insetos causam prejuízos ao homem e animais, sejam através dos danos às plantações, ou através da transmissão de doenças. Apesar destes insetos prejudiciais terem mais atenção, a maioria das espécies são benéficas para o homem e meio ambiente, como as abelhas, borboletas ou vespas contribuem na polinização. Tais como estes produzem substâncias que favorecem ao ser humano como o mel, a cera, a laca e a seda.

4 Características principais, metamorfose, desenvolvimento e modo de vida
*Características principais: Eles possuem duas características gerais que facilita sua identificação: apresentam um exoesqueleto (formada por uma substância chamada quitina); e possuem apêndices articulados (como pernas, em alguns casos asas, antenas...). Seu corpo é formado por 3 segmentos: a cabeça, tórax e abdômen, 3 pares de patas articuladas, olhos compostos e 2 antenas. *Modo de vida: Eles possuem uma enorme importância nos ecossistemas. *Desenvolvimento: Direto- do ovo surge um animal jovem e por fim vira um adulto. Indireto- há estágio larval que é chamada de metamorfose. *Metamorfose: Completo- do ovo surge uma fase jovem chamada ninfa e mais tarde ele vira uma fase adulta. Incompleta- do ovo surge uma larva que se transforma em pupa e por fim vira um animal adulto definitivamente. Esquema: ovo larva pupa

5 Reprodução e curiosidades sobre o filo
*Reprodução: A maioria são ovíparos, ou seja, nascem de ovos em um local apropriado, mas alguns insetos (como a barata) são ovovivíparos,ou seja, nascem imediatamente após a postura dos ovos. Em alguns casos também são vivíparos,ou seja, insetos recém-nascidos saem dos ovos ainda dentro do corpo da mãe. Em algumas vespas parasitas o único óvulo fertilizado vai se dividindo em muitos. *Curiosidades: Muitos insetos já tiveram papeis principais em vários filmes, como “Vida de Inseto”, “Bee Movie”, “Kung Fu Panda”, “Os Mosconautas no Mundo da Lua”,... Atualmente muitos tailandeses ainda se alimentam de insetos como baratas, escorpiões ou besouros. A ONU já teve essa ideia para reduzir a fome no mundo.

6 Perguntas & Respostas 1. Sabendo sobre a metamorfose, indique o tipo da metamorfose, explique-a e assemelhe com a animação a seguir. “Olha, eu sou uma linda borboleta!” R: Metamorfose completa, ou seja, ela de ovo vai para larva depois em pupa e por último em adulto concluindo seu ciclo de vida. Nessa animação, por exemplo, fala sobre uma lagarta (fase de larva) imaginando ser uma borboleta (fase adulta). 2. Escolha dois tipos de aparelhos bucais e explique-os. R: (Pessoal) Exemplo: Aparelho bucal sugador- há uma língua longa, flexível e sugadora. Aparelho bucal lambedor- há uma “esponja” em sua língua curta para lamber o alimento. 3. Se as abelhas parassem de coletar pólen o que aconteceria? R: Se as abelhas parassem de coletar o pólen as flores iriam murchar com o tempo. 4. Explique a reprodução de algumas vespas parasitas. R: Em algumas vespas parasitas o único óvulo fertilizado vai se dividindo em muitos.

7 Bibliografia AGUILAR, João B. V., “Para viver juntos” Ciências. 7º ano. 2º. Ed


Carregar ppt "Animais Invertebrados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google