Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
Publicoumargarete Chigbata Alterado cerca de 1 ano atrás
1
Colégio Tutor Língua Portuguesa\ 6º Ano Professora: Meg Chigbata
2
LETRAS E FONEMAS Letra- É a representação gráfica = símbolo\ escrita. Fonema - É a menor unidade sonora da palavra. / / som. BOLA- 4 letras e fonemas Mesma quantidade de letras e fonemas. ALHO - 4 letras e 3 fonemas. Mais letras do que fonemas. ( LH - dígrafo- duas letras com um único fonema.) DÍGRAFOS - Consonantais (podem ou não ficar na mesma sílaba) lh, nh, ch, ss, rr, *sc, xç... Vocálicos (sempre na mesma sílaba, som nasal) am, em, im, om, um\ an, en, in, on, un.
3
TÁXI- 4 letras e 5 fonemas. Mais fonemas do que letras. ( X / Ks / Aumenta mais um fonema.) Observe : CASA 4 letras e fonemas. s /z/ SAPATO 6 letras e 6 fonemas. s /s/ HOTEL - 5 letras e 4 fonemas. Mais letras do que fonemas ( H é uma letra mas não fonema.).
4
Resumindo. O fonema é registrado pelo ouvido. A letra é representação gráfica. Um fonema pode ser representado na escrita por uma ou várias letras. Uma única letra pode representar diferentes fonemas. A letra X pode representar dois fonemas. A letra H não é fonema. O dígrafo representa um único fonema.
5
Exercícios de fixação- Letras e fonemas ( Registre as atividades em seu caderno.) 1- Assinale a alternativa com a explicação incorreta. (A) O fonema está ligado diretamente ao som da fala. (B) As letras são representações gráficas. (C) Na palavra TOSSE há quatro letras. (D) Uma letra pode representar mais de um fonema. (E) Em passarinho há mais letras que fonemas. 2-” O menino pensou que ela estivesse presa, que não podia sair do lugar.” Observe o quarto fonema da palavra destacada e assinale o item em que se encontra o mesmo fonema. (A) Sílaba (B) curioso (C) soldado (D) dicionário (E) lembranças
6
CAPITULO 8- MODULO 3 ECA DIREITOS E DEVERES A declaração universal dos direitos humanos foi publicada em 1948. Por que você acha que este documento foi escrito? Em 1959, foi declarada A Declaração do Direitos da Criança. Você conhece este documento? Sabe qual a importância dele e o que aborda? Por que é preciso que existam documentos sobre os direitos e os deveres das pessoas?
7
REGRAS NORMAS E LEI S Pra que as pessoas possam viver em sociedade, foram criadas regras sociais que regem a convivência entre nós. Cada comunidade pode ter suas principais regras, mais algumas valem para toda a população de um país, como a Constituição: é um conjunto de normas de abrangência federal, e as leis e os decretos, que podem ser federais, estaduais ou municipais, Há também os estatutos, um conjunto de regras que regulamenta as relações entre os integrantes de um determinado lugar da sociedade. Leis não são criadas por acaso, e sim para que uma determinada situação não se repita mais e, caso aconteça, que os responsáveis respondam legalmente por seus atos
8
Uso do G e J Você já deve ter notado que nem sempre escrevemos da maneira como falamos. Além disso, em alguns casos, o mesmo som pode ser representado por letras diferentes, como o som do /g/, que pode ser escrito com G ou J, quando essas consoantes precederem as vogais E e i. Observe as palavras a seguir Agência- aprendizagem- beijinho-canjica- digital-energia-gestante- gorjeta- higiene-hoje-jeito-jejum-jiló- lojista- origem- patologia Quando observamos essas palavras parece que não há uma maneira de descobrir quando usar G ou J, não é mesmo? No entanto existem algumas regras que podem ajudar na hora de escrever essas outras palavras Usa-se o G Em substantivos terminados em “vogal +/g/em”: reporta g em,Ferru g em. Em palavras terminadas em “ vogal+/g/io”: pedá g io,reló g io. Em verbos terminados em /g/er ou /g/ ir”: prote g er, fu g ir
9
Uso do G e J Usa-se o J: Em palavras derivadas de outra escrita com J : loja Lo j ista Em verbos terminados em “/g/ar “ou/g/er” no infinitivo e nas palavras derivadas: enferru j ar enferruje;gorjear
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.