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PublicouMaykonn Luiz de Almeida dos Santos Alterado cerca de 1 ano atrás
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QUATI – Questionário de Avaliação Tipológica. Versão II José Jorge de Morais Zacharias
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História É um teste psicológico conhecido por avaliar a personalidade segundo os tipos psicológicos de Jung; Isso é feito através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. sua tipologia não é um fim em si mesmo, mas está intimamente ligada às concepções de homem e mundo desenvolvidas por Jung em sua teoria da personalidade. Para que haja um melhor aproveitamento desse sistema tipológico, por parte de quem a utiliza, é necessário se ter um profundo conhecimento da psique à luz da teoria analítica.
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Construção O QUATI foi desenvolvido no Brasil, em meio pesquisas desenvolvidas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob orientação da Professora Dra. Anna Mathilde P. C. Nagelsehmidt, desde 1989; Baseado na tipologia junguiana dirigido à população brasileira; Sua validade é obtida por meio de teste- reteste, e em correlação com o teste Myers-Briggs Type Indicator – MBTI, que também tem base na teoria de Jung.
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Autor O autor do teste é José Jorge de Morais Zacharias, psicólogo. Concluiu o doutorado em Psicologia Social em 1994 e o mestrado em Psicologia da Personalidade, Desenvolvimento e Aprendizagem em 1989, ambos pelo IPUSP. Tem especialização em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, 1994 e é membro trainee da Associação Junguiana do Brasil - IAAP.
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Os tipos Junguianos Jung escreveu em 1921 o importante livro "Tipos Psicológicos", que na época foi fruto de mais de 20 anos de observação e de exercício da Medicina Psiquiátrica e da Psicologia Prática. Ele distinguiu duas formas de atitudes: a pessoa que prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas (Tipo denominado de Extrovertido, do latin extra + Vertere = “virar” para fora; sing.: que se expande etc). E a pessoa que prefere focar a sua atenção e no mundo interno de representações e impressões psíquicas (Tipo denominado de Introvertido, part. De introverter; sing.: voltado para dentro, absorto etc).
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Eixo das Atitudes ExtrovertidoIntrovertido
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Introversão O introvertido orienta-se por fatores subjetivos, dirige a sua atenção para o seu mundo interior de impressões acerca do mundo. É introspectivo e aprecia mais a companhia de livros do que das pessoas. Caracteriza-se por uma certa hesitação diante da ação necessária, tende a reflexão e a refletir antes de agir. Normalmente controlado e retraído, exceto quando em companhia de pessoas íntimas. Está voltado a atividades solitárias. Extroversão O extrovertido orienta-se pelo que é objetivamente dado, dirige a sua atenção para o mundo externo de fatos, coisas e pessoas. Aprecia a ação e expressa-se melhor falando do que escrevendo, gosta mais de ouvir do que ler. Caracteriza-se por uma certa impulsividade diante do mundo, precisa experimentar as coisas e situação. Gosta de movimento e mudanças constantes, pode ser agressivo e agir impensadamente. Gosta de arriscar e sempre tem resposta imediata para qualquer situação.
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Os tipos Junguianos Além dos dois tipos de atitude, Jung verificou que havia uma diferença entre as pessoas de um mesmo grupo, ou seja, um introvertido poderia diferir muito de outro introvertido. E a pessoa não é o tempo todo um tipo ou outro. Ao lado das atitudes Jung estabeleceu também as funções psíquicas que juntas constituem os Tipos Psicológicos. Jung distinguiu quatro funções psíquicas: Sensação, Intuição, Pensamento e Sentimento. Existem duas maneiras através das quais percebemos as coisas - Sensação e Intuição - e existem outras duas, que usamos para julgarmos os fatos- Pensamento e Sentimento.
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Eixos das Funções Dimensão Perceptiva Sensação Intuição Dimensão Avaliativa Pensamento Sentimento
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Intuição - In O intuitivo parte do que está percebendo no momento, mas esta não é sua preocupação. Está mais interessado nos significados, nas relações e nas possibilidades futuras inerentes ao que está percebendo. Observa o todo e não as particularidades de uma situação, as linhas de direção ou ideias gerais subjacentes aos detalhes aparentes e ordenados. Busca novas soluções, novas estratégias para os problemas, e tende a farejar possibilidades e a ter atitudes imprevisíveis. Prefere planejar do que executar e torna-se muito útil quando é necessário avaliar uma situação sem dados suficientes. Sensação - Ss O sensitivo confia em seus órgão dos sentidos para compreender objetivamente uma situação. Está mais interessado no aqui e agora, no dado imediato e real. Prefere trabalhar com dados reais e objetivos sendo assim prático e realista. Sua impressão do mundo não é influenciada pela imaginação. Observa os detalhes e não se prende à visão geral do todo. Tem facilidade para lidar com objetos e máquinas que exijam precisão e cuidados. Gosta de manter as coisas funcionando, prefere executar do que planejar e necessita de dados concretos para avaliar uma situação.
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Pensamento - Ps O reflexivo está atento à causalidade lógica de seus atos e dos eventos. Inclui na sua avaliação os prós e os contra de uma mesma situação e busca um padrão objetivo da verdade. Gosta da organização e da lógica, baseando sempre seu julgamento em padrões universais e coerentes, ao invés de valores pessoais. Voltado para a razão, muitas vezes mostra- se frio em seus julgamentos, porém consegue uma analise isenta de julgamento pessoais e de significado geral. Sentimento - St O sentimento, para Jung, não deve ser confundido com a emoção, mas está ligado à dimensão valorativa das pessoas e coisas; um valor pessoal e não geral como o pensamento. O sentimental toma decisões como base em seus próprios valores pessoais, mesmo que estas decisões não tenha lógica ou objetividade alguma. Sempre vai levar em conta o que sente em relação a algo como, também, os sentimento dos outros. Voltado para as relações pessoais, mostra-se receptivo e bom para lidar com pessoas. Tem forte atração pela historia e pelas tradições.
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Combinações possíveis dos tipos Junguianos I Ss Ps – Introvertido, função principal sensação, função auxiliar pensamento. I Ps Ss – Introvertido, função principal pensamento, função auxiliar sensação. I In Ps – Introversão, função principal intuição, função auxiliar pensamento. I St In – Introvertido, função principal sentimento, função auxiliar intuição. I Ps In – Introvertido, função principal pensamento, função auxiliar intuição. I Ss St – Introvertido, função principal sensação, função auxiliar sentimento. I St Ss – Introvertido, função principal sentimento, função auxiliar sensação. I In St – Introvertido, função principal intuição, função auxiliar sentimento.
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E St In – Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar intuição. E In St – Extrovertido, função principal intuição, função auxiliar sentimento. E Ps In – Extrovertido, função principal pensamento, função auxiliar intuição. E In Ps – Extrovertido, função principal intuição, função auxiliar pensamento. E St Ss – Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar sensação. E Ss St – Extrovertido, função principal sensação, função auxiliar sentimento. E Ps Ss – Extrovertido, função principal pensamento, função auxiliar sensação. E Ss Ps – Extrovertido, função principal sensação, função auxiliar pensamento. Combinações possíveis dos tipos Junguianos
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Informações sobre a aplicação: A aplicação do questionário do teste QUATI pode ser individual ou coletiva. Não há tempo - limite; a média de tempo para realização deste questionário é de 45 minutos. A população indicada é adolescente e adultos, com nível de instrução a partir da 8º série.
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Procedimento para aplicação: Verificação do ambiente; Entrega da folha resposta; Entrega do caderno de questões; Leitura das instruções; Esclarecendo as dúvidas; Inicia-se o teste respondendo a partir da questão 1.
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A Aplicação do Teste Psicológico No momento de aplicação do teste o aplicador deverá observar com detalhes os seguintes elementos: a) o ambiente de aplicação b) o instrumento c) o sujeito que fez o teste
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O Ambiente de Aplicação As condições físicas constituem elemento a ser observado pelo aplicador. O ambiente deverá ser confortável e propicie a concentração para a resolução do teste. Clima e luminosidade controlada, limpeza, silêncio, material disponível, mesa, apoio etc.
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O Instrumento O aplicador deverá zelar pelo cuidado com o teste. As regras e as finalidades do teste devem ser conhecidas pelo aplicador e pelo sujeito. O material do teste deverá ser apropriado, original, cuidadosamente respondido.
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O Sujeito que fez o Teste O sujeito conhecerá as regras do teste e deverá estar de acordo com as normas de aplicação. Ao ser concluída a correção é importante ser dada uma devolutiva ao sujeito. O aplicador deverá ter cuidado para que os resultados do teste seja válidos e não prejudique o sujeito. (cuidados éticos)
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Procedimento para correção: Na folha de respostas há seis blocos de respostas, um para cada uma das situações propostas, com resposta A e B. Cada uma das seis situações tem quinze respostas possíveis divididas em A e B, exceto a última, que é o tema PESSOAL, que tem dezoito respostas. Temas: A FESTA O ESTUDO O TRABALHO O LAZER A VIAGEM PESSOAL
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01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS NOME: ________________________________________ DATA : ____/____/_____ ESCOLARIDADE: _______________________________IDADE________ SEXO_____ DATA DO NASCIMENTO: ____________________PROFISSÃO :_________________ A FESTA 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b O TRABALHO 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b a ______ E b ______ I R1 ___ ___ RESULTADO: Qualitativo Quantitativo R 1 R2 R3 ATITUDE: ___________________ FUNÇÃO PRINCIPAL: __________ FUNÇÃO AUXILIAR:____________
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CRIVOS PARA CORREÇÃO: Para a correção da folha de respostas utilize os crivos de correção adequados. Os crivos são as folhinhas transparentes que possuem os seis blocos de respostas. Há três crivos, o crivo R-1, R-2 e R-3, cada um deles avalia uma dimensão da personalidade. Crivo R-1 – Avalia a dimensão Introversão/Extroversão (I - E); Crivo R-2 – Avalia a dimensão Intuição/ Sensação (In - Ss); Crivo R-3 – Avalia a dimensão Pensamento/ Sentimento (Ps - St).
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QUATI – VERSÃO III CRIVO DE CORREÇÃO R 1 – INTROVERSÃO (I) – EXTROVERSÃO (E) a ______ I b ______ E R1 ___ ___ A FESTA O TRABALHO
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a ______ E b ______ I R1 ___ ___ Resultado da somatória de todos os a dos 6 blocos temáticos. Resultado da somatória de todos os b dos 6 blocos temáticos. No primeiro traço é o resultado da diferença entre a e b. No segundo traço você coloca a letra-código correspondente ao item que teve maior pontuação.. Faça o mesmo procedimento para os outros dois crivos o R2 e o R3
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01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS NOME: ________________________________________ DATA : ____/____/_____ ESCOLARIDADE: _______________________________IDADE________ SEXO_____ DATA DO NASCIMENTO: ____________________PROFISSÃO :_________________ 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b A FESTA O TRABALHO 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b a ______ E b ______ I R1 ___ ___ RESULTADO: Qualitativo Quantitativo R 1 R2 R3 ATITUDE: ___________________ FUNÇÃO PRINCIPAL: __________ FUNÇÃO AUXILIAR:____________
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Com o resultado dos crivos R1, R2 e R3 ATITUDE: ________________ (encontrada entre I ou E) FUNÇÃO PRINCIPAL: _________ (maior pontuação entre R2 e R3) FUNÇÃO AUXILIAR:__________ (menor pontuação entre R2 e R3) Resposta final: _________________ Qualitativo Quantitativo I Ss St 1 13 14 R 1 R2 R3
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IStSs – Introvertido, Função Principal Sentimento, Função Auxiliar Sensação, Função Menos Preferida Pensamento As pessoas que tem este estilo cognitivo possuem pontos de vista muito particulares sobre a vida, tendendo a julgar tudo e todos a partir de seus ideais e valores individuais... (pág.41)...Na sua vida cotidiana demonstram tolerância, flexibilidade, adaptabilidade e espírito aberto. (pág.41)...Tem uma relação toda especial com a natureza e uma grande simpatia pelos animais. (pág.41)
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Profissões para este Tipo PALAVRA CHAVE: Artes Retraído, quieto, amigável, gentil e modesto à respeito de suas próprias qualidades e habilidades. Geralmente não se preocupa em liderar, mas são freqüentemente fiéis seguidores. Enfermagem, secretariado, fisioterapeuta, biomédico, servidor público, professor de educação infantil, recepcionista, religioso, desenhista, pedagogo. (pág.55)
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Considerações Finais Registro de nossas dúvidas e impressões; Aplicar o Quati foi fundamental para entendê-lo; A dúvida e o tempo: o que significam na avaliação? Perguntas repetitivas: o crivo faz a seleção;
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Categorias psicológicas abrangentes e o uso do termo ‘estilo cognitivo’ para indicar os tipos psicológicos; A forma como dar a devolutiva ao sujeito; Quati estático X Sujeito dinâmico: o perigo do rótulo/estigma. A importância de uma boa fundamentação teórica na Psicologia Analítica; Considerações Finais
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Referências Bibliográficas JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 1983. JUNG, Carl Gustav. Energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1990. JUNG, Carl Gustav. Obras completas de CG. Jung. fundamentos de psicologia analítica.14 Ed. Petrópoles: Vozes: 2008. SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra. ZACARIAS, José J. de Morais. Quati: questionário de avaliação tipológica. (versão II) manual. 5º Ed. São Paulo: Vetor, 2003. ZACHARIAS, José Jorge de Morais. QUATI - Questionário de Avaliação Tipológica. Disponível em: http://orientandoworkshops.blogspot.com/2007/01/teste- quati.html. Acesso em: 19 de maio de 2010http://orientandoworkshops.blogspot.com/2007/01/teste- quati.html ZACHARIAS, José Jorge de Morais. Currículo. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp. Acesso em: 24 de maio de 2010. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp
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