A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta"— Transcrição da apresentação:

1 Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
Prof. Jeferson C. de Souza

2 Quais são as maneiras de nos localizarmos e nos orientarmos na Terra?
Localização Relativa: Precisa de um ponto de referência; Localização Absoluta: Por meio das Coordenadas Geográficas; Não precisa de um ponto de referência.

3 LOCALIZAÇÃO RELATIVA:
Localização dos lugares em relação a outros. Utiliza como instrumento a Rosa-dos-Ventos, em que indica o rumo a seguir. Qual destes pontos foi o primeiro a ser definido? Por quê?

4 A partir da Rosa dos ventos... Orientação pelo Sol – Período de EQUINÓCIO
O Sol aparece sempre no mesmo ponto Leste (nascente ou oriente); Estando no Hemisfério Sul- ao meio dia o Sol estará um pouco ao Norte; O pôr do Sol é a Oeste (poente ou ocidente) ao final do dia - movimento diurno aparente do sol. Esta figura é de alguém no hemisfério Norte ou Sul? Por quê?

5 A partir da Rosa dos ventos... Orientação pelas Estrelas
 Estrela polar é a mais brilhante da constelação da Ursa Menor indica o Norte.  Cruzeiro do Sul Estender" por 4,5 vezes a haste mais comprida da Cruz.

6 A partir da Rosa dos ventos... Orientação pela Bússola
É um instrumento que possui uma agulha imantada e gira sobre uma rosa dos ventos. Nos indica a direção do pólo norte (magnético - desviado 9º para a direita do norte geográfico), devido ao magnetismo da terra.

7 África localiza-se a ... 2. África tem a nordeste ... Sudeste da Ásia.
Nordeste da América do Sul. Norte da Antártida. 2. África tem a nordeste ... Este da América. Este da Europa. Sudoeste de África.

8 LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA Indica com precisão a posição de qualquer lugar na superfície; Utiliza três coordenadas: a LATITUDE, a LONGITUDE e a ALTITUDE. É necessário conhecer alguns elementos de referência da Terra.

9 Coordenadas Geográficas: Paralelos e Latitudes
São ângulos que se representam no norte e no sul a partir do Equador.  Se apresentam como círculos em torno da Terra. Latitude: É a distância do ponto em relação a linha do Equador medida em graus Ela vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.

10 Paralelos que recebem nomes especiais:
Equador (0°). Círculo máximo perpendicular ao eixo da terra e divide a terra em dois hemisférios (em duas partes iguais. Trópicos O ponto mais ao norte e mais ao sul que o sol atinge perpendicularmente a Terra durante o SOLSTÍCIO. • Trópico de Câncer (23° 27 N). • Trópico de Capricórnio (23° 27 S). Círculo Polar Limite onde ocorre o grande dia e a grande noite polar. • Círculo Polar Ártico (66° 33 N). • Círculo Polar Antártico (66° 33 S).

11 Coordenadas Geográficas: Meridianos e Longitudes
São semicírculos que cortam a Terra de norte a sul, com a mesma medida e cruzando sobre os paralelos. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental (oeste) e o oriental (leste) Longitude É o afastamento, medido em graus, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.

12 Meridiano com nome especial
O Meridiano de Greenwich passa pelo Observatório Real, onde possui uma marcação física no solo (ver na foto). Por um acordo internacional em 1884, o meridiano é adotado como referência para as longitudes e fuso horário.

13 Qual é a importância da referência do Meridiano de Greenwich?
A partir dele : 180 graus para leste será o hemisfério oriental 180 graus para oeste será o hemisfério ocidental O seu antimeridiano é o ponto oposto a qualquer ponto da superfície, sempre será de (180 graus), serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data. Zênite: ponto da esfera celeste na vertical da nossa cabeça.

14 As coordenadas geográficas são representações de latitude (sobre os paralelos) e longitudes (meridianos), que se cruzam

15 Responda: Quais são as longitudes dos seguintes pontos:
Quais são as latitudes dos seguintes pontos: III. 45° 90° I. 90° 60° 60° 30° 30° D C A 45° II. B IV.

16 O que é Rede Geográficas?
É o conjunto formado por paralelos e meridianos, que cobrem o globo terrestre; permiti a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície e a orientação/ confecção de mapas.


Carregar ppt "Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google