Revolução Federalista e Revolta da Armada Discente: Adrieli Lopes Doscente: Leonice.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Federalista e Revolta da Armada Discente: Adrieli Lopes Doscente: Leonice."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Federalista e Revolta da Armada Discente: Adrieli Lopes Doscente: Leonice

2 Oque foi Revolução Federalista?  " Revolução Federalista foi o conflito entre federalistas, contrários ao autoritarismo do governo federal e defensores do parlamentarismo tal qual no período monárquico, e republicanos, favoráveis à concentração de poderes nas mãos do presidente para consolidar-se a república no Brasil.

3 Quando ocorreu e onde  A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.  Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerra civil, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, e que foi vencida pelos pica- paus, seguidores de Júlio de Castilhos.

4 Causas  " A Revolução Federalista expôs os conflitos envolvendo os diversos grupos que pensavam caminhos opostos para a república nascente no Brasil. Desde 1889, ano da proclamação da república, que se discutia a respeito da centralização do poder no Executivo federal ou na autonomia dos estados. Os governos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ambos militares, defendiam maiores poderes para o presidente da república, no intuito de consolidar-se o movimento que depôs a monarquia, evitando qualquer reação de grupos contrários.

5 Personagens principais  Júlio de Castilhos e Gaspar Silveira Martins foram líderes dos grupos que participaram da Revolução Federalista. Os líderes da Revolução Federalista foram aqueles que lideraram os grupos que participaram do confronto. Júlio de Castilhos era aliado do presidente Floriano Peixoto e defendia maiores poderes ao presidente

6 Consequências  Ao encerrar a Revolução Federalista, Floriano Peixoto firmou-se como consolidador da República, impedindo reações contrárias que pudessem desestabilizar o regime republicano ou de grupos monárquicos que desejavam a restauração do regime derrotado em 1889. Floriano ficou marcado também como o “Marechal de Ferro”, em virtude da forma violenta como reagiu aos ataques armados de seus adversários.

7


Carregar ppt "Revolução Federalista e Revolta da Armada Discente: Adrieli Lopes Doscente: Leonice."
Anúncios Google