A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________."— Transcrição da apresentação:

1 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

2 ______________________________________________________________________________ 2 Na nossa Igreja, estamos a aproximar- nos, uma vez mais, de um tempo de festa. É a festa maior da nossa fé, juntamente com a Páscoa, a festa maior da história humana. Na nossa Igreja, estamos a aproximar- nos, uma vez mais, de um tempo de festa. É a festa maior da nossa fé, juntamente com a Páscoa, a festa maior da história humana. Quando faltam apenas algumas semanas para o Natal, um sem-número de sentimentos, recordações, emoções, voltam a despertar. As imagens características da árvore, que se veste de luzes coloridas, os fios dourados, as estrelas, os presépios; e a figura do Pai Natal multiplicada em centenas de formas e rostos, despertando a imaginação dos mais pequenos, invade os espaços públicos, inunda os centros comerciais e penetra nos lares cada ano mais cedo.

3 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3 A mais publicitada das celebrações chega até nós através das imagens transmitidas pelos meios de comunicação social, da neve, trenós e renas, das mesas repletas de deliciosas iguarias, dos bailes e músicas tradicionais ou, apenas, de pão e amor partilhados… O sentido do Natal, a sua razão de ser e a sua mensagem, mal sobrevivem por detrás destas representações comerciais.

4 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 4 “ Preparai o caminho do Senhor” (Mt 3,3) Apesar de tudo, são precisamente estes mesmos símbolos e personagens patentes nas lojas das compras natalícias que nos ajudam a compreender o sentido do Advento. São eles testemunhas do clamor do povo que espera o Salvador, que nos conduzem por um caminho de preparação, de espera e de expectativa. Tal como Maria, nós cristãos, devemos preparar o coração para receber aquele que vem. “É necessário recuperar a verdade do Natal” (João Paulo II, 1981) Constitui hoje um verdadeiro desafio para a comunidade cristã, voltar o olhar e o coração para a verdade do Natal: Deus que Se faz homem por amor dos homens.

5 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5 Chamamos “Advento” ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante o qual a Igreja nos convida a preparar a Festa, chamando-nos à oração e a gestos concretos: - Oração para, como Maria, “Glorificar o Senhor.” (…) “que pôs os olhos na humildade dos homens.”(Lc 1, 46-48), “se fez homem e veio habitar connosco.” (Jo 1,50) - Gestos concretos para estender a sua misericórdia no meio dos homens “de geração em geração.” (Lc 1,50) “adventus” = “Que está para vir”

6 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 6 A vinda Histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal. A vinda Triunfal, como Senhor, quando o Seu Reino se manifestar plenamente (Cor 11,26;15,24) A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.

7 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 7 Pôr em prática a espera do Advento pressupõe, como condição prévia, que se tenha fé. Mas também esperança. A presença actual do Senhor no meio dos homens é uma força que equilibra os diversos aspectos da vida: Amor humano, felicidade, trabalho, bem estar. O tempo da espera O tempo da humildade O tempo da gestação O tempo de dar à luz O tempo da espera O tempo da humildade O tempo da gestação O tempo de dar à luz

8 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8 Viver sempre com esperança, especialmente no Advento, confere à existência da pessoa aquela serenidade, fortalecida na luta, que lhe permite superar, com constância, as circunstâncias previstas e imprevistas. Nada pode desorientar quem puser a sua esperança no próprio Deus. Enquanto avançamos, no tempo, em busca da maturidade cristã - de plenitude do tempo - ansiamos por essa experiência humana; é esse o caminho do Advento. O tempo da procura O tempo da Fé O tempo da procura O tempo da Fé

9 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 9 Como poderei preparar-me e preparar a Vinda do Senhor? Como poderei ajudar os outros a prepararem-se?

10 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 10 A primeira referência e ultima das nossas vidas será sempre JESUS CRISTO “ O Caminho, a Verdade e a Vida”. A primeira referência e ultima das nossas vidas será sempre JESUS CRISTO “ O Caminho, a Verdade e a Vida”.

11 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 11 Cheios de alegria calebremos a Vida com Jesus e Maria.

12 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 12 Vem Senhor Jesus! Vem Senhor Jesus!


Carregar ppt "______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google