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PublicouDanilo Gularte Alterado mais de 10 anos atrás
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Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS
ENADE: importância na avaliação de cursos e na trajetória acadêmica dos alunos Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS
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Avaliação na Educação Superior
PUCRS Avaliação na Educação Superior Panorama mundial - avaliações sistemáticas e com abrangência nacional, são relativamente recentes. Tendência internacional regulação e controle das instituições responsabilização com a qualidade orientação para escolhas dos estudantes equivalência de títulos / diplomas (Verhine, 2010) Asplam
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Avaliação na Educação Superior
PUCRS Avaliação na Educação Superior Panorama brasileiro década de 70: pós-graduação – CAPES; 80: primeiras propostas / vinculadas à regulação; 90: Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras / experiências e propostas de avaliação formativa LDB/96: Exame Nacional de Cursos, Avaliação das Condições de Ensino, Avaliação de C. Universitários 2004: SINAES (INEP, 2009) Asplam
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Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
Finalidades: a melhoria da qualidade da educação superior o aumento permanente da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Lei n° 2004
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Avaliação Institucional
Avaliação externa Avaliação dos Cursos de Graduação SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Lei n° 2004 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Avaliação interna Autoavaliação Institucional
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Depende da média, desvio, mínimo e máximo.
ENC - Provão do MEC ENADE hoje trienal componente curricular obrigatório conteúdos da prova de acordo com as diretrizes curriculares e formação geral ingressantes e concluintes avaliados resultados dos cursos são públicos comparabilidade Críticas: viés “conteudista” avaliação somente de concluintes (não captando a contribuição do curso na formação) risco de uma unificação de currículo, dentre outras. Conceitos A-B-C-D-E Conceitos Depende da média, desvio, mínimo e máximo.
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ENADE Área da Saúde - Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Biomedicina, Educação Física + Serviço Social + Ciências Agrárias ... 2004 2010 2007 Arquitetura, Computação, Engenharias, Licenciaturas - Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Educação Física ... 2005 2008 2006 Administração, Contábeis, Economia, Direito, Psicologia, Comunicação Social ... 2009
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Questionário do estudante
ENADE Prova Formação Geral : 10 questões Componente Específico da área: 30 questões Questionário do estudante 54 questões A partir de 2010: on-line Questionário de percepção sobre a prova 9 questões Questionário do coordenador Respondido on-line após a prova
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ENADE: Conceito Enade - Nota dos Concluintes
A partir de 2008 – apenas alunos ‘concluintes’ Indicador de qualidade do egresso Nota Enade = 25% conhecimentos gerais + 75% conhecimentos específicos Pelo menos 2 alunos concluintes
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ENADE: Conceito Enade - Nota dos Ingressantes
Não considerados no conceito ENADE, mas no CPC Indicador de qualidade do ingressante Também é uma medida de qualidade do curso, na medida em que bons alunos devem escolher os melhores cursos Nota dos ingressantes = 25% ‘conhecimentos gerais’ + 75% ‘conhecimentos específicos’ Pelo menos 2 alunos ingressantes
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Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado
O Conceito IDD Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado O perfil dos ingressantes nos cursos é desigual. As notas dos concluintes carregam essas desigualdades. Assim, as diferenças na saída não são explicadas apenas pelo que o curso agregou, mas também pelas diferenças pré-existentes.
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O Conceito IDD Calcula-se um valor esperado para os concluintes via regressão múltipla, considerando-se três informações dos ingressantes: Desempenho médio dos ingressantes; Proporção de estudantes cujos pai e/ou mãe têm nível superior de escolaridade; Razão concluintes/ingressantes.
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Conceito CAPES Pós-Graduação
Conceito Preliminar de Curso Conceito Preliminar de Curso Índice Geral de Cursos 40% Dados do Censo da Educação Superior nota do ENADE 30% Avaliação Institucional 15% ingressantes 15% concluintes Doutores: 20% Mestres: 5% Docentes em regime integral e parcial: 5% nota do IDD 30% Conceito CAPES Pós-Graduação Questionário do estudante Infraestrutura: 5% Recursos didático-pedagógicos: 5% ENADE
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Avaliação dos Cursos de Graduação
Projeto Pedagógico Corpo Docente Infraestrutura Avaliação dos Cursos de Graduação Avaliação in loco Comissão INEP Conceito Preliminar de Curso Solicitação obrigatórai Publicação de Portaria Solicitação opcional 1 e 2 5 3 e 4
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ENADE 2007 FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL: TÓPICOS PARA REFLEXÃO
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Por que o ENADE deve desencadear ações permanentes?
1. A análise e uso de resultados de avaliação interna e externa é um dos indicadores da avaliação externa de cursos de graduação e institucional. Reconhecimento de Curso Renovação de Reconhecimento 2. Os resultados do ENADE (a prova, a percepção sobre a prova, o questionário socioeconômico e o questionário do coordenador) permitem movimentos de autoavaliação e qualificação dos cursos. 3. A discussão e as ações permanentes contribuem para o desenvolvimento da cultura de avaliação como instrumento de gestão.
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Resultados públicos: www.inep.gov.br
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Dados restritos: acessados pelo Pesquisador Institucional (ou Procurador Institucional) - PI
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Relatórios de área: subsídios para a reflexão
Disponível em
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Resultados públicos: subsídios para a reflexão
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Formação Geral – Média de Ingressantes e Concluintes (Comparável)
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Componente Específico – Média de Ingressantes e Concluinte
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A prova
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A prova
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ENADE/2007 - Terapia Ocupacional
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Boicote no ENADE
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Boicote no ENADE* * O estudo considerou alunos que entregaram em branco ou colaram adesivos de protesto. MEC/INEP. Uma análise do boicote dos estudantes à avaliação do Ensino Superior no Brasil. Na Medida, ano 1, n.1, p. 5-9.
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Boicote no ENADE MEC/INEP. Uma análise do boicote dos estudantes à avaliação do Ensino Superior no Brasil. Na Medida, ano 1, n.1, p. 5-9.
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MEC/INEP. Uma análise do boicote dos estudantes à avaliação do Ensino Superior no Brasil. Na Medida, ano 1, n.1, p. 5-9.
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Boicote? Desconhecimento?
Prova zerada, possivelmente indica boicote de um grupo
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Desafios para evidenciar, no desempenho dos alunos e nos indicadores advindos do ENADE, a qualidade dos cursos
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Corpo Docente conhecimento do processo conhecimento dos resultados da IES / do Curso
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revisão das disciplinas de sua responsabilidade
análise da prova participação das discussões de reorientação de projeto pedagógico / estratégias de ensino com base nos resultados revisão das disciplinas de sua responsabilidade
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análise crítica do SINAES – mas com entendimento para valorizar o processo junto ao aluno
inclusão da discussão sobre avaliação – externa e interna na sala de aula estímulo ao aluno dacouff.files.wordpress.com
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Corpo Discente como estimular?
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MEC e seu extenso conhecimento geográfico na distribuição dos alunos para a prova…
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logicailogica.files.wordpress.com
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Implicações 1. A realização do ENADE é pré-requisito para colação de grau. Sem Enade = Sem diploma. 2. A Avaliação é trienal. Os conceitos ficam “carimbados” no curso por três anos. 3. A divulgação dos resultados do Enade alimenta inúmeras matérias produzidas pela imprensa. Todos saberão o conceito do curso. 4. Cada aluno recebe um Boletim de Desempenho próprio. Dá para mostrar para os outros o quanto a gente sabe 5. A Prova é aplicada simultaneamente em todo país. Provavelmente será a única oportunidade da vida para comparar o teu conhecimento com uma quantidade tão grande de pessoas.
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Nos benefícios para estudantes:
Implicações Nos benefícios para estudantes: 2008, cursos que obtiveram ENADE 1 e 2 2010, cursos que obtiverem CPC 1 e 2 Alunos não podem concorrer à bolsa FIES Cursos não podem oferecer bolsas adicionais do PROUNI
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Na seleção de programas de pós-graduação
Implicações No mercado de trabalho Na seleção de programas de pós-graduação No reconhecimento social dos cursos Obs.: CAPES dá bolsas Stricto Sensu para os melhores do ENADE Neto W. .bp.blogspot.com Jornal UNOPAR
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blogdolabjor.files.wordpress.com
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Em vez de encarar o exame como uma punição (individual e coletiva),
o aluno deveria entender sua participação como uma contribuição social, como uma das responsabilidades que compõem a cidadania. (Verhine, 2010)
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Coordenadoria de Avaliação
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