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RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Apresentação em tema: "RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O JORNAL/MURAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS INTER-RELAÇÕES COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DENTRO DAS CIDADES PARAIBANAS: CAMPINA GRANDE-PB E QUEIMADAS-PB Adson César da Silva¹ ; Ingrid Lima Silva² ; Rosane Leite de Moura³ ; Luiz Arthur Pereira Saraiva 4 ¹Aluno Escola PREMEN; ² Aluna Escola PREMEN ³Bolsista PIBID/UEPB/CAPES , 4 Professor - PREMEN/PIBID/UEPB/CAPES INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO Este trabalho teve por finalidade apresentar a execução do projeto de intervenção do PIBID de Geografia em sala de aula, na qual procurou desenvolver a leitura critica e analisar a percepção e a compreensão das categorias geográficas. Tendo como ponto de partida o processo de conhecimento e as experiências vivenciadas pelos alunos, podendo assim expressar tais conhecimentos através do Jornal/Mural. Sendo assim, buscou-se trabalhar o ensino/aprendizagem relacionando a teoria e pratica, fazendo um processo reflexivo acerca da sociedade resgatando seus conhecimentos. Durante as aulas de geografia foi articulado a temática de cidade/urbano com o cotidiano dos alunos, cabendo a responsabilidade a bolsista do PIBID de geografia a colaboração com as aulas, tanto do ponto de vista metodológico quanto aos recursos didáticos nas aulas. Na oportunidade dividimos a turma em cinco equipes onde houve sorteios dos temas das categorias geográficas: Espaço, Paisagem, Território, Região e Lugar, onde cada equipe ficou na incumbência de escolher algum bairro da cidade de Campina Grande-PB ou até mesmo sendo possível as cidades vizinhas na qual alguns alunos fazem parte, por exemplo: Queimadas-PB. Como a finalidade era construir um jornal/mural, foi interessante trazer para a sala de aula alguns jornais antigos e atualizados para os alunos trabalhar e identificar as categorias geográficas, bem como observar e analisar a escrita e o seu formato textual, após esta etapa os alunos teriam que coletar textos, dados, fotografias, imagens e etc., sobre a cidade em questão, fazendo um levantamento sobre possíveis problemas, dificuldades, aspectos positivos e negativos em virtude da urbanização e consequentemente do seu crescimento. Então houve a apresentação dos jornais e posteriormente a confecção do jornal/mural geográfico. Objetivo Geral: Desenvolver uma leitura critica acerca das percepções das categorias geográficas, focalizando a categoria paisagem como objeto de estudo dentro da cidade de Campina Grande e Queimadas-PB. Objetivos Específicos: Identificar o contexto onde as categorias geográficas estão inseridas e principalmente onde devem ser abordadas, questionadas e quais as modificações que causam na sociedade; Registrar os conhecimentos acerca da cidade de Campina Grande-PB e também de Queimadas-PB, fazendo um apanhado sobre diversos aspectos relevando destas cidades. Relacionar o cotidiano dos alunos ao contexto das categorias geográficas, assim interpretar as diversas situações encontradas dentro e fora da sala de aula. OBJETIVOS METODOLOGIA O projeto foi realizado em aulas expositivas, dialogadas e práticas. Tendo inicialmente a busca por metodologias interessantes e que despertasse a curiosidade dos alunos de maneira que conseguissem compreender de forma criativa e dinâmica o tema proposto da geografia. sendo de caráter fenomenológico onde se buscou a evidencia da visão (intuição) do objeto estudado, consequentemente podendo assim, construir os conhecimentos através da percepção Figura 1: Apresentação do jornal/mural. Fonte: Moura, Rosane. Maio-2013 CONCLUSÃO Diante do processo de ensino-aprendizagem, tem-se a necessidade de inovação no que diz respeito as metodologias e recursos aplicados em sala de aula, então foi possível perceber a interação dos alunos ao envolvimento e a receptividade durante as aulas de geografia e principalmente ao projeto proposto pela bolsista do PIBID, no qual foi de suma importância para compreender na prática e no cotidiano as categorias geográficas e assim, intermediar através de métodos dinâmicos, uma melhor assimilação e fixação dos conteúdos e contudo aprender mais sobre a historia de sua cidade. Portanto acredito que o projeto alcançou os seus objetivos com êxito, assim contribuindo de maneira satisfatória para o desenvolvimento critico mediante capacidade de reflexão. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987. CASTRO, Iná Elias de. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. 2 ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2009. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, p.133. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Pequena História Critica. 9ª ed- São Paulo: Hucitec, 1983. PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para ensinar e aprender Geografia/ Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Iyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete. 1ª ed.- São Paulo: Cortez, 2007. STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2008.


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