A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE FONTES DE INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIR PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes Orientadores: Prof. Luiz Pedro de Araújo Prof. Walter Link

2 Motivação A calibração de instrumentos está intimamente ligada a indústria no que se trata de controle de qualidade e segurança, instrumentos que medem pressão por exemplo manômetros, barômetros, transdutores de pressão verificam essa grandeza, muitas vezes em ocasiões onde podem haver ricos. O projeto de uma câmara barométrica que está em fase de aquisição de componentes para montagem no Laboratório de Metrologia da UFRN.

3 Objetivos Afim de assegurar a confiabilidade nos resultados das medições de barômetros, o Laboratório de Metrologia da UFRN propôs um estudo das fontes de incerteza e avaliação de suas influências na calibração de instrumentos medidores de pressão.

4 Câmara Barométrica A Câmara Barométrica é um dispositivo que permite a calibração de barômetros, comparando-os a um Barômetro padrão, isso é possível por que a Câmara cria um ambiente artificial e confinado onde a pressão é controlada.

5 Câmara Barométrica Os pricipais componentes da Câmara Barométrica são:
Câmara de acrílico Barômetros padrão Bomba de Vácuo Conexões e Válvulas Figura 1 – Componentes da Câmara Barométrica

6 Aplicação na Indústria
Atualmente o laboratório tem atendido uma grande demanda de calibração de instrumentos medidores de pressão de empresas ligadas a indústria de petróleo. Na câmara barométrica será feita calibração de barômetros como por exemplo os utilizados em câmaras hiperbáricas onde o mergulhador de plataforma submarina de exploração de petróleo passa seu período de adaptação. Figura 2 Figura 3 Figura 4

7 Atividades realizadas no período da bolsa
Aprimoramento em calibração de instrumentos nas áreas de comprimento, pressão, força, massa e temperatura. Pesquisa Bibliográfica em instrumentos de medição de pressão. Curso de Metrologia Básica aplicada a instrumentação Metereológica. Figura 5 – Grandezas trabalhadas no LabMetrol

8 Próximas Etapas Montagem da Câmara Barométrica
Avaliação das fontes de incerteza através de procedimentos experimentais.

9 Disciplinas Cursadas Exigidas pelo PRH - 14
MEC Metrologia DEQ 376 – Introdução á engenharia de Petróleo (Matriculada ) MEC 361 – Cálculo de Incerteza de Medição (Matriculada )

10 Agradecimentos


Carregar ppt "Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google