A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICANÁLISE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICANÁLISE."— Transcrição da apresentação:

1 PSICANÁLISE

2 Há erros mortos, como há mortas verdades.
Sartre, 1948 O que significa “descrição”? Cada descrição é uma interpretação. Heidegger, 1963 A informação é indiferente ao significado. J. Bruner, 1990

3 PSICANÁLISE Nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. Qq

4 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA PSICANÁLISE
.Wilhelm Leibnitz ( ) Mônadas – 1ª tentativa de explicar os processos inconscientes. .Friedrick Herbart ( ) - Limiar da Consciência. .Gustav Fechner ( ) - Comparou a mente a um iceberg.

5 Sigmund Freud ( ) “O movimento psicanalítico que Sigmund Freud desenvolveu tem íntimas relações com a sua própria vida e é, em larga medida autobiográfico. Em conseqüência conhecer a história de sua vida é fundamental para compreensão de seu sistema.”(Schultz, 1995, p. 331)

6 1. Definição Psicanálise - Ciência do inconsciente
Teoria Geral do comportamento Uma cosmovisão ou filosofia de vida Método psicoterapêutico

7 2.Método Hipnose Associação Livre Interpretação de Sonhos

8 Objeto de Estudo Inconsciente

9 PRINCÍPIOS Energia Psíquica - Libido
Pulsões ou instintos básicos (Vida - Eros e Morte - Thanatos) Existência de Fatores inconscientes determinantes do comportamento humano

10 TEORIA DA PERSONALIDADE .
Conceito Topográfico da Estrutura da Personalidade Consciente Pré-consciente Inconsciente Modelo Estrutural Dinâmico da Personalidade EGO SUPEREGO ID

11 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
Fase Oral (0-2 anos) Fase anal (2-4 anos) Fase Fálica (4-6 anos) Fase Latente (6 -12 anos) Fase Genital (12 até a vida adulta)

12 MECANISMO DE DEFESA Recalque Formação Reativa Regressão Projeção
Racionalização

13 CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA TEORIA PSICANALÍTICA

14 É razoável que se Freud tivesse vivido em outra época outra sociedade em que o sexo fosse um assunto trivial e uma atividade não reprimida, o sexo não teria tido esta ênfase no conjunto total da sua teoria.

15 A Teoria Psicanalítica não ficou acabada com as descobertas de Freud
A Teoria Psicanalítica não ficou acabada com as descobertas de Freud. Seus discípulos continuaram seus estudos e hoje existem diversas correntes dentro da teoria. De uma maneira geral, as novas tendências colocam maior ênfase nos determinantes não instintivos da personalidade, diminui-se, principalmente a importância no instinto de morte. Também se tem procurado fazer estudos experimentais das proposições psicanalíticas o que, sem dúvida, não é tarefa fácil.

16 Apesar de se reconhecer hoje, a inadequação de algumas idéias freudianas, outras têm sido vez mais corroboradas. Entre elas, pode-se considerar valiosas as descobertas de Freud a respeito da possibilidade de uma determinação inconsciente para as ações e sentimentos e da importância das primeiras experiências para um comportamento adulto ajustado. Das descobertas de Freud surgem, assim, importantes conseqüências para a educação infantil, tais como: maior assistência à criança, maior indulgência e permissividade para com seus comportamentos em geral.

17 As críticas mais severas que a teoria tem recebido se referem, principalmente, aos procedimentos empíricos pelos quais Freud validava suas hipóteses. Ele tomava notas após as sessões com seus pacientes, o que, talvez, o fizesse incorrer em falhas e omissões. Além disso, seus relatos mostram resultados finais, sem os dados originais, o que não permite analisar a validade da conclusão e muitos menos, reproduzir o estudo. A teoria, como um todo, é ainda criticada por não permitir predizer, apenas explicar a posteriori, determinados comportamentos.”(Pisani, 1995, p )


Carregar ppt "PSICANÁLISE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google