A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bem vindos as aulas de informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bem vindos as aulas de informática"— Transcrição da apresentação:

1 Bem vindos as aulas de informática
Professora Cíntia Acioli Formação Técnica: informática Formação Superior: Licenciada em computação

2 Métodos de avaliações:
Disciplinas das aulas Sistemas Operacionais Editores de Textos Planilha Eletrônica Correio Eletrônico Métodos de avaliações: Trabalhos individuais Trabalhos em grupos Prova avaliativa Prova de recuperação Notas por disciplina Mínimo 6 Média Final Soma de todas as notas dividido pelo total de disciplina: Média: (A 1 + A 2 + A3 + A4)/4.

3 Regras Regras Gerais: Regras Informática
Respeito ao próximo (alunos e professores) Respeito aos materiais oferecidos pela instituição Cumprir horários Faltas: não faltar, caso haja emergências, justificar com o responsável ou trazer atestado Regras Informática Disposição para fazer as atividades solicitadas Participação: ajudar os colegas com mais dificuldades; questionar sempre que houver dúvidas; prestar atenção às aulas (não misturar momentos de lazer com aprendizado) Acesso a internet somente quando autorizado Desligue o celular ou deixá-lo no vibracal (somente atender em casos de emergências) Não é permitido entrar na sala de informática com comidas ou bebidas, incluindo chicletes, balas, doces ou salgados.

4 1ª Aula: Veremos O que é e para que serve um computador
As partes que compõem um micro. Atividade em equipes.

5 Para você o que é um computador?

6 Vamos ver se você acertou....
O computador é uma máquina capaz de guardar uma grande quantidade de informações. E também realizar diversas tarefas como: trabalhar com imagens com ou sem movimentos, produzir textos, fazer diversos tipos de cálculos matemáticos e O QUE VOCÊS MAIS GOSTAM, consegue se comunicar com outros computadores, como por exemplo a internet.

7 Um computador é composto basicamente de: Monitor; Gabinete; Teclado e;
O que é um computador? Quais as partes básicas que compõem um computador? Uma máquina capaz de realizar o tratamento automático de informações. Ou seja capaz de entender a informação enviada pelo usuário e devolver a resposta. O computador pode armazenar e processar uma grande quantidade de informações: imagens, sons, vídeos, textos, cálculos e também proporcionar diversão. Um computador é composto basicamente de: Monitor; Gabinete; Teclado e; Mouse

8 Gabinete Monitor Periféricos Mouse Teclado

9 Vamos entender como é um computador por dentro:

10 Por dentro do computador

11 O computador é dividido em 2 partes
HARDWARE: Har = Duro Ware = Peça SOFTWARE: Soft = Leve Ware = Peça

12 O computador é dividido em partes lógicas e físicas
O que é Hardware? O que é software? Hardware é a parte física do computador, ou seja, tudo o que eu posso tocar: Mouse, teclado, gabinete, entre outros. Parte lógica – tudo o que podemos ver ou ouvir, mas não podemos tocar.

13 O Hardware Dispositivos de entrada Dispositivos de saída
Os dispositivos de entrada: todo o hardware que serve para a entrada de dados no computador, exemplo: Teclado, mouse, scanner... Os dispositivos de saída: todo o hardware que serve para a saída de dados no computador, exemplo: Monitor, caixas de som, impressora...

14 O Hardware Entrada. Quando eu falo. Saída. Quando eu escuto.

15 O Software AQUILO QUE EU POSSO VER, OUVIR, MAS NÃO PEGAR SISTEMAS OPERACIONAI: É ele quem manda no software e no Hardware. É por causa dele que você consegue trabalhar no computador, porque quando você quer alguma coisa, como entrar na internet, é o Sistema Operacional que manda a internet abrir e o monitor mostra tudo para você. Quando você compra um computador veja se o S.O é Linux (como na Sala do Telecentro) ou Windows como nesta sala (Vista, XP...)

16 O Software PROGRAMAS: Todo software que serve somente para uma coisa. Não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: O programa Internet Explorer utilizamos para navegar na internet, o programa Word utilizamos para escrever textos, o programa Paint utilizamos para fazer desenhos ou modificar alguma imagem.

17 Tipos de programas de computador
Sistemas Operacionais Softwares usuários ou simplesmente programas. Um programa com a função de interagir entre a máquina e o usuário. Ele é o responsável pelo gerenciamento do hardware e do software. O sistema Operacional mais utilizado no mundo é o Windows. Desenvolvido para realizar determinadas tarefas, como por exemplo: editores de textos, calculadoras, programas para emissão de notas fiscais.

18 Hei, Psil!!! “Não se esqueça que o computador não funciona sozinho. Ele é simplesmente uma máquina, não pensa, só realiza as tarefas que mandamos.”

19 Resumindo...

20 Você consegue imaginar o futuro da computação?
Esses “Caras” estão o tempo todo pensando nisto:

21 Questionário Pergunta e Resposta

22 Perguntas teóricas

23 Ligue os quadros O que é Hardware O que é software Hardware e Software
O que vem a ser um computador? Monitor, Gabinete, Mouse e teclado O computador possui duas partes básicas, quais são elas? Parte física do computador, tudo o que posso ver e tocar. Uma máquina capaz de realizar o tratamento automático de informações. Ou seja capaz de entender a informação enviada pelo usuário e devolver a resposta. O que é Hardware O que é software Hardware e Software O computador possui suas partes básicas externas, quais são elas A parte lógica do computador. Tudo o que posso ver, ouvir, utilizar mas não tocar.

24 Os sofwares de computador são divididos em Sistemas Operacionais e Programas.

25 O Sistema Operacional é:
Alternativa Correta O software responsável pelo gerenciamento do hardware e do software e também permite a comunicação entre o usuário e o computador. Um programa responsável pelo comando do hardware do computador. Um programa responsável pelo comando do software do computador. Um programa com finalidade especifica, capaz de realizar somente um tipo de função. Nenhuma das alternativas.

26 O que é um programa? Um software com uma função específica. Ou seja, realiza somente uma determinada função a qual foi programado

27 Dê dois exemplos de hardware de entrada e explique porque eles têm esta denominação?
Mouse e Teclado Ambos enviam dados para o computador processar e enviam a informação para um dispositivo de saída.

28 O segundo imprime um arquivo solicitado pelo usuário.
Dê dois exemplos de hardware de saída e explique porque eles têm esta denominação. Monitor e Impressora O primeiro recebe as informações solicitadas pelo usuário através de um dispositivo de entrada. O segundo imprime um arquivo solicitado pelo usuário.


Carregar ppt "Bem vindos as aulas de informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google