A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora."— Transcrição da apresentação:

1

2 Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora Jossiane Boyen Bitencourt

3 Esse software permite trabalhar com atividades diversas como:
ATIVIDADES PARA CONHECER O COMPUTADOR ATIVIDADE DE DESCOBERTA ATIVIDADES DE EXPERIÊNCIA CLIQUE EM CIMA DAS QUE DESEJA CONHECER ATIVIDADES DE MATEMÁTICA ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO ATIVIDADES DE LEITURA ATIVIDADES DE ESTRATÉGIA SAIR DO GCOMPRIS

4 IDEAL PARA CRIANÇAS DO 1º CICLO
Atividades de Iniciação ao uso do Computador Mouse: exercícios de arraste, 1 clique, 2 cliques e jogo do peixe. Teclado: letras caindo para se adaptar ao uso do teclado e iniciar o letramento digital. IDEAL PARA CRIANÇAS DO 1º CICLO

5 Dentro desta opção temos 4 jogos: 1. Arrastar o mouse 2. 1 clique
3. 2 cliques 4. Jogo do peixinho Atividade para conhecer o teclado – letras caindo SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

6 DENTRO DA OPÇÃO MOUSE OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO
INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

7 ATIVIDADES PARA APRENDER A ARRASTAR O MOUSE
INDICADA PARA QUEM ESTÁ INICIANDO O USO DO COMPUTADOR NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

8 ATIVIDADES PARA APRENDER A DAR UM CLIQUE COM O MOUSE
NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

9 ATIVIDADES PARA APRENDER A DAR DOIS CLIQUES COM O MOUSE
NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

10 ATIVIDADE PARA PEGAR O PEIXINHO
Na medida que os peixes aparecem, clicar em cima destes. NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

11 DENTRO DA OPÇÃO TECLADO
OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

12 ATIVIDADE DE LETRAS CAINDO
NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

13 Atividades de Descoberta
Trabalha com som, cores e memória visual e auditiva PROBLEMA: Português de Portugal IDEAL PARA CRIANÇAS DO 1º CICLO

14 OUVIR AS CORES Ideal para o 1º ciclo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO
INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

15 OUÇA O NOME DA COR E CLIQUE NO PATO CORRESPONDENTE
OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO SOM OUVIR A COR IR PARA UM OUTRO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

16 Atividade de Experiência
PODE SER UTILIZADO EM TODOS OS CICLOS

17 APRESENTA UMA ÚNICA ATIVIDADE PILOTAR UM SUBMARINO
Apresenta através da experiência como funciona um submarino OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

18 Objetivo: experimentar como funciona OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO
PILOTAR UM SUBMARINO Objetivo: experimentar como funciona OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

19 Atividades de Matemática
IDEAL PARA 1º E 3º CICLOS Conforme mostrarei a seguir

20 APRESENTA 2 OPÇÕES ACERTE O ALVO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS (3 OPÇÕES)
CONJUNTOS ADIÇÃO SUBTRAÇÃO ATIVIDADE IDEAL PARA ALUNOS DO 1º CICLO 1 2 CALCULAR VELOCIDADE X DISTÂNCIA PARA ALUNOS DE C30 SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

21 ACERTE O ALVO ATIVIDADE IDEAL PARA ALUNOS DO 3º CICLO
Por abordar conceitos iniciais de física ideal para o final do 3º ciclo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

22 CÁLCULE A VELOCIDADE COM A DISTÂNCIA E ACERTO NO ALVO
NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

23 AGORA VEREMOS: 2. OPERAÇÕES MATEMÁTICAS (3 OPÇÕES)
CONJUNTOS ADIÇÃO SUBTRAÇÃO ATIVIDADE IDEAL PARA ALUNOS DO 1º CICLO 1 2 CALCULAR VELOCIDADE X DISTÂNCIA PARA ALUNOS DE C30 SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

24 2. OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
1. ORGANIZE E COLOQUE O Nº DOS ELEMENTOS 2. CHAPÉU MÁGICO DA ADIÇÃO 3. CHAPÉU MÁGICO DA SUBTRAÇÃO As crianças adoram estas atividades. Se motivam principalmente com o chapéu mágico. SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

25 1. ORGANIZE OS CONJUNTOS ARRASTANDO-OS PARA A COR DE SUA ESCOLHA
COLOQUE O Nº DOS ELEMENTOS COM O TECLADO NO ? DEPOIS CLIQUE NA MÃOZINHA NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo CONFIRMAR RESULTADO COLOCADO NO ? IR PARA UM OUTRO JOGO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

26 2. CHAPÉU MÁGICO DA ADIÇÃO
Clique no chapéu mágico para aparecer os números Efetue o cálculo e depois marque nas estrelinhas ao lado do igual Para conferir o resultado clique na mãozinha NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo CONFIRMAR RESULTADO IR PARA UM OUTRO JOGO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

27 3. CHAPÉU MÁGICO DA SUBTRAÇÃO
Clique no chapéu mágico para aparecer os números Efetue o cálculo e depois marque nas estrelinhas ao lado do igual Para conferir o resultado clique na mãozinha NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo CONFIRMAR RESULTADO IR PARA UM OUTRO JOGO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

28 Atividades de Raciocínio Lógico
IDEAL PARA 2º e 3º CICLOS Já apliquei a torre de hanói e Tangram com o 1º ciclo e o resultado foi satisfatório principalmente com A30

29 APRESENTA 3 OPÇÕES TANGRAM, HANÓI E SUPER INTELIGÊNCIA 1. TANGRAM
2. TORRE DE HANÓI 3. SUPER INTELIGÊNCIA INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

30 1. TANGRAM MONTE A FIGURA DE ACORDO COM AS PEÇAS DISPONÍVEIS
OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

31 2. TORRE DE HANÓI COPIE A TORRE DA ESQUERDA DE ACORDO COM A DIREITA
DICA: TROQUE AS PEÇAS DE UMA TORRE PARA A OUTRA PARA CONSEGUIR PEGAR AS QUE ESTÃO MAIS EMBAIXO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

32 COMBINE A SEQUÊNCIA DE CORES CLIQUE NA MÃOZINHA PARA CONFIRMAR
3. SUPER INTELIGÊNCIA COMBINE A SEQUÊNCIA DE CORES CLIQUE NA MÃOZINHA PARA CONFIRMAR OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIRME A COMBINAÇÃO IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo

33 PRINCIPALMENTE 2º CICLO
Atividades de Leitura IDEAL PARA O 1º e PRINCIPALMENTE 2º CICLO

34 INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO
1. TREM DAS LETRAS 2. LETRAS NA HORIZONTAL 3. LETRAS NA VERTICAL Necessita de som e o problema é que a pronuncia é em Português de Portugal Estas atividades são muito utilizadas, mas podem ter palavras com escrita de Português de Portugal. SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

35 TREM DAS LETRAS Ouvir o som e clicar na letra correspondente
NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo SOM OUVIR A LETRA OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

36 2. VERIFIQUE SE A PALAVRA EM VERDE ESTÁ SENDO MOSTRADA
Clique em “Eu estou pronto” As palavras irão aparecer uma ao lado da outra na coluna da esquerda Depois no mesmo lugar onde está escrito “Eu estou pronto” aparecerá dois botões: SIM, estava lá NÃO, não estava lá NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

37 3. VERIFIQUE SE A PALAVRA EM VERDE ESTÁ SENDO MOSTRADA
Clique em “Eu estou pronto” As palavras irão começar a cair na coluna da esquerda Depois no mesmo lugar onde está escrito “Eu estou pronto” aparecerá dois botões: SIM, estava lá NÃO, não estava lá NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

38 Atividades de Estratégia
OWARE Ideal para o 3º ciclo

39 Maiores Informações: CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO SAIR DO GCOMPRIS

40 OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO
OWARE IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo TROCAR ORDEM OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

41 Qualquer sugestão, crítica ou dúvida envie um e-mail para
Estamos prontos para auxiliá-los


Carregar ppt "Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google