A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspiração Profa. Lívia Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspiração Profa. Lívia Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 Aspiração Profa. Lívia Almeida

2 Aspiração das vias aéreas superiores
Remoção de secreções das vias aéreas. Permite uma melhor ventilação, oxigenação e prevenção de complicações. Sonda aspiração: Traumatismo das mucosas nasais; Edema nas vias aéreas superiores.

3 Aspiração das vias aéreas superiores
Levar em consideração: Calibre da sonda de aspiração; Medir previamente a distância a ser introduzida; Lubrificar a ponta da sonda antes de proceder à aspiração; Utilizar pressão máxima de 80mmHg.

4 Aspiração de Cavidade Oral
Material: Sonda de aspiração; Luvas estéreis; Fonte de vácuo; Recipiente com Soro Fisiológico.

5 Aspiração de Cavidade Nasal e Oral
Procedimento: 1.Reunir material; 2.Lavar as mãos; 3.Testar e manter aberto sistema de aspiração; 4.Posicionar Rn em decúbito dorsal; 5.Calçar as luvas; 6. Instilar uma pequena quantidade do Soro Fisiológico nas narinas e realizar a aspiração nasal;

6 Aspiração de Cavidade Nasal e Oral
Procedimento: 7.Proceder a aspiração oral tendo o cuidado de não tocar a úvula, evitando desencadear o reflexo vagal; 8.Manter a aspiração intermitente, evitando lesões na mucosa; 9.Lavar a sonda e o sistema de aspiração com o restante do Soro Fisiológico; 10.Fechar a fonte de aspiração; 11. Lavar as mãos; 12.Registrar procedimento.

7 Aspiração da cânula endotraqueal
Procedimento necessário em paciente intubados. Remoção das secreções retidas na cânula. Frequência das aspirações: Diminuição de saturação; Agitação do paciente; Aumento dos requerimentos de oxigênio.

8 Aspiração da cânula endotraqueal
Aspiração endotraqueal de rotina não é recomendada: Interfere no sono e repouso; Aumenta risco de infecção; Aumenta pressão arterial intracraniana. Pode ocorrer pelo sistema aberto ou fechado. O sistema fechado é o mais indicado por reduzir o risco de infecção nosocomial.

9 Intervenções de Enfermagem
Justificativa 1. Lavar as mãos. 1. Prevenir infecção. 2. Avaliar os ruídos respiratórios, bem como mudanças na saturação do oxigênio e agitação do paciente. 2. Para determinar a necessidade da aspiração endotraqueal. 3. Conter e facilitar flexão dos membros inferiores e superiores. 3. Colabora para uma recuperação pós-aspiração mais rápida. 4. A pessoa responsável pela ventilação: -Aumentar a concentração de O2 -Desconectar o ventilador e proceder a ventilação com o reanimador. -Introduzir 3 a 5 gts de soro. -Ausculta pulmonar antes e depois. 4. Hiperoxigenação antes da aspiração previne ou diminui hipóxia.

10 Intervenções de Enfermagem
Justificativa 5. Pessoa responsável pela aspiração: -Conectar a sonda de aspiração no aspirador, tendo cuidado de manter a esterilidade da sonda. -Ajustar a pressão do aspirador. -Calçar as luvas. -Introduzir a sonda sem sucção até o local marcado previamente. -Retirar a sonda com movimentos rotativos ao mesmo tempo que aspira as secreções. -Permitir que o paciente se recupere. -Evitar contaminação da sonda de aspiração. -Aspiração muito profunda pode causar formação de tecido granular - Evitar agravamento do quadro.

11 Aspiração por Sistema Fechado

12


Carregar ppt "Aspiração Profa. Lívia Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google