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Introdução a aplicativos Java

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Apresentação em tema: "Introdução a aplicativos Java"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a aplicativos Java

2 Objetivos Ser capaz de escrever aplicativos Java simples.
Ser capaz de utilizar instruções de entrada e saída. Familiarizar-se com tipos de dados primitivos. Entender conceitos básicos de memória. Ser capaz de utilizar operadores aritméticos. Entender a ordem de precedência dos operadores aritméticos. Ser capaz de escrever instruções de tomada de decisão. Ser capaz de utilizar operadores relacionais de igualdade.

3 Todas as linhas que iniciarem com // serão entendidas como comentários e não serão executadas.
USE SEMPRE COMENTÁRIOS PARA ESCLARECER CONCEITOS DIFÍCEIS USADOS EM UM PROGRAMA.

4 Comentários O comentário que inicia com // é chamado de comentário de uma única linha porque o comentário termina no fim da linha atual. O comentário que inicia com /* ou /** e termina com */ , são chamados de comentário de múltiplas linhas ou comentário de documentação.

5 Definição de classe para a classe Welcome1
Definição de classe para a classe Welcome1. Cada programa Java consiste em pelo menos uma definição de classe.

6 Classes A palavra-chave class introduz uma definição de classe em Java e é imediatamente seguida pelo nome de classe (nesse caso, Welcome1). Por convenção, todos os nomes de classe Java são escritos da seguinte forma: Por exemplo, ExemploDeNomeDeClasse. O nome da classe é chamado identificador. Podem ser usados letras, dígitos, sublinhados (_) e sinais de cifrão exceto iniciar com dígitos e não podem conter espaços. Todas palavras-chaves ou palavras reservadas são escritas sempre em letras minúsculas.

7 Atenção Java diferencia letras maiúsculas de minúsculas.
Evite utilizar identificadores que contém sinais de cifrão, porque estes são frequentemente utilizados pelo compilador para criar nomes de indentificadores.

8 PUBLIC Cada classe que definirmos iniciará com a palavra-chave public.
Os aplicativos Java começam sua execução por main.Os parênteses depois de main indicam que main é um bloco de construção de programa denominado método. Cada classe que definirmos iniciará com a palavra-chave public. Quando salvarmos uma definição de classe, o nome do arquivo deverá ser idêntico ao identificador (nome da classe) seguido da extensão .java

9 Métodos As definições de classe Java podem conter um ou mais métodos.
Pelo menos um desses métodos (obrigatoriamente) deverá ser chamado de main. A palavra-chave void indica que o método realizará uma tarefa, sem retornar nenhuma informação.

10 Instrui o computador a realizar uma ação, a saber, imprimir uma string de caracteres contido entre as aspas duplas.

11 System.out É conhecido como objeto de saída padrão e permite exibir strings e outras informações na janela de comando a partir do qual Java é executado.

12 System.out.println Exibe (imprime) uma linha de texto na janela de comando e posiciona o cursor de saída na próxima linha. A linha completa: System.out.println (“Welcome to Java Programming”); é chamada de instrução. Atenção! Toda instrução termina com ; (chamado terminador de instrução).

13 Executando o primeiro programa Java
Abra o NETBEANS; Clique em “Arquivo” e depois em “Novo projeto...”

14 Selecione em “Categorias” a opção “Java” e em “Projetos” escolha “Aplicativo Java”.

15 Em “Nome do projeto” coloque “Aulas de Java”.
Desmarque as opções “Usar pasta dedicada para armazenar bibliotecas”, “Criar classe principal” e “Definir como projeto principal”.

16 Para criar uma nova classe Java, clique em “Arquivo”, “Novo arquivo”.
Selecione em “Categorias” a opção “Java” e em “Tipos de arquivos” a opção “Classe Java”.

17 Exercícios Digite o programa Welcome1 no NETBEANS.
Crie uma nova classe com nome Welcome2 fazendo com que imprima, em uma mesma linha, a frase “Welcome to Java Programming”, usando pelo menos duas instruções. Crie uma nova classe com nome Welcome3 fazendo com que imprima partes da frase “Welcome to Java Programming”, em linhas diferentes.

18 Sequência de escape \n \t \r Nova linha.
Posiciona o cursor de tela no início da próxima linha. \t Tabulação horizontal (TAB). Posiciona o cursor de tela para a próxima parada de tabulação \r Retorno de carro. Posiciona o cursor de tela no início da linha atual.

19 Exibindo textos em caixa de diálogo
Utilizaremos a classe JOptionPane. Ela oferece caixas de diálogos predefinidas para os usuários.

20 Pacotes São conhecidos coletivamente como biblioteca de classes Java ou interface de programação de aplicativos Java (Java API). Os pacotes de Java são divididos em: Pacotes do núcleo  java Pacotes de extensão  javax Para nossas primeiras interfaces, utilizaremos o pacote javax.swing que possui a classe JOptionPane.

21 Indica uma chamada para o método showMessageDialog da classe JOptionPane

22 Indica o posicionamento na mensagem na tela. NULL  no meio

23 Indica a mensagem a ser exibida em tela.

24 Indica o término da execução

25 Exercícios Digite o programa Welcome4 no NETBEANS.
Crie uma classe com nome MeuNome que apresente o seu nome completo. Crie uma classe com nome MeuNome2 que apresente cada nome de seu nome completo em uma linha da caixa de diálogos.

26 Aplicativo: adicionando inteiros
Este aplicativo lê dois inteiros, calcula a soma desses valores e exibe o resultado. Este programa utiliza outra caixa de diálogo predefinida da classe JOptionPane, chamada diálogo de entrada que permite ao utilizado fornecer um valor para utilização no programa. Vamos ver o programa em funcionamento...

27 Importação da classe JOptionPane, do pacote javax.swing

28 Declaração de variáveis.
Tipo NomeDoTipo;

29 Usuário entra com os dados que são armazenados nas variáveis Strings.

30 Conversão das Strings para números inteiros.

31 Soma dos valores convertidos.

32 Método showMessageDialog com quatro argumentos.
A saber, 1º mensagem no centro da tela, 2º texto apresentado na caixa de diálogo, 3º String da barra de título e 4º tipo de diálogo.

33 Constantes de JOptionPane para o diálogo de mensagem
Tipo de diálogo de mensagem Ícone Descrição JOptionPane.ERROR_MESSAGE Erros diversos. JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE Informações para usuários. JOptionPane.WARNING_MESSAGE Advertências para usuário. JOptionPane.QUESTION_MESSAGE Para respostas S ou N. JOptionPane.PLAIN_MESSAGE Sem ícone Exibe somente o diálogo.

34 Exercícios Digite o programa Addition no NETBEANS.
Crie uma classe de nome Subt que lê dois valores inteiros, faz a subtração dos dois termos e apresente o resultado. Crie uma classe de nome Med que lê dois valores inteiros, calcula a média dos termos e apresente o resultado.

35 Tomada de decisão: operadores de igualdade e operadores relacionais
Veremos estruturas simples do if. Se uma determinada condição for verdadeira, as instruções no corpo do if serão executadas. Se uma determinada condição não for verdadeira, as instruções no corpo do if não serão executadas. Serão usados para isso operadores de igualdade e operadores relacionais.

36 Operadores de igualdade e operadores relacionais
Operador algébrico de igualdade padrão ou operador relacional Operador de igualdade ou relacional em Java Exemplo de condição em Java Significado da condição em Java Operadores de Igualdade Igual == X == Y X é igual a Y Diferente != X != Y X não é igual a Y Operadores relacionais Maior > X > Y X é maior que Y Menor < X < Y X é menor que Y Maior igual >= X >= Y X é maior que ou igual a Y Menor igual <= X <= Y X é menor que ou igual a Y

37 Atenção! É um erro comum de sintaxe se os operadores ==, !=, >= e <= contiverem espaços entre seus símbolos, como em = =, ! =, > =, < =, respectivamente. Inverter os operadores !=, >= e <= como em =!, => e =<, é um erro de sintaxe. É um erro de lógica e/ou sintaxe confundir o operador de igualdade == com o operador de atribuição =.

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