A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave."— Transcrição da apresentação:

1 A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
A palavra “crase” vem do grego e significa fusão. Em Gramática, é a fusão de duas vogais “a”. A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.

2 Condições de Ocorrência
REGRA GERAL: A palavra anterior exige preposição “a”. A próxima palavra aceita o artigo “a”. Exemplo: Ele se referiu a professora. Há crase?

3 Vejamos: - Atende-se a condição de ocorrência 1, pois o verbo “referir” exige a preposição “a”. Atende-se a condição de ocorrência 2, pois “professora” é palavra feminina, logo admite o artigo feminino “a”. Ele se referiu a(prep) + a(artigo) professora. Então: Ele se referiu à professora.

4 Dica: Uma boa dica para verificar se a crase ocorre ou não é trocar a próxima palavra por uma no masculino ou “homem”. Se aparecer a preposição “ao”, há crase. Em nosso exemplo: Ele se referiu ao professor / ao homem. ao = à

5 Outros casos da regra geral:
O pai ofereceu apoio a filha. Usando a dica: O pai ofereceu apoio ao filho / ao homem Logo, há crase: O pai ofereceu apoio à filha. Note que as duas condições de ocorrência também são atendidas.

6 Outros casos da regra geral:
2) Pedi a psicológa que me ajudasse. Usando a dica: Pedi ao psicólogo / ao homem que me ajudasse. Logo, há crase: Pedi à psicóloga que me ajudasse.

7 Outros casos da regra geral:
3) Ele notou a qualidade do trabalho. Usando a dica: Ele notou o homem. Logo, não há crase.

8 às = a (prep) + as (artigo no plural)
Outros tipos de crase: às = a (prep) + as (artigo no plural) Aplica-se o mesmo raciocínio. É importante notar, neste caso, que a palavra à direita deve admitir o artigo plural para que a crase ocorra!

9 Outros tipos de crase: Devido as chuvas, o acampamento foi cancelado.
Usando a dica: Devido aos homens, o acampamento foi cancelado. Logo, há crase: Devido às chuvas... aos = às

10 Outros tipos de crase: a (prep.) + aquele / aquela / aquilo
(pronomes demonstrativos) Também se aplica o mesmo raciocínio. Vou aquele restaurante. Vou ao restaurante. Logo: Vou àquele restaurante.

11 Outras ocorrências: Locuções adverbiais e prepositivas femininas: sempre são craseadas. Ex: à tarde, à noite, à vista, à disposição, às pressas, às vezes, à esquerda, à direita, à moda de, à procura de etc. Note que a presença ou não de crase muda completamente o sentido da oração!

12 Outras ocorrências: Compare: A tarde abraçava as árvores.
Função sintática: Sujeito simples Sentido figurado: prosopopéia À tarde abraçava as árvores. Função sintática: Adj. Adv. Tempo Sentido denotativo: alguém fazia isso.

13 Não há crase: - Antes de palavras masculinas:
Viemos a pé. / Falou-se a respeito de fé. Tributo a Raul. / Comprei a prazo. - Antes de verbos: Comecei a correr. Pôs-se a chorar.

14 Não há crase: - Entre palavras repetidas:
cara a cara / face a face / frente a frente - Quando a próxima palavra não admitir o artigo feminino “a”, isto é, não aceitar artigo.

15 Diferenças de sentido Ela, a noite, chegou. Ela, à noite, chegou.
Os trabalhadores correm a cidade em busca de emprego. Os trabalhadores correm à cidade em busca de emprego.

16 Exercícios Assinale a alternativa correta
1) Garanto...você que compete...ela, pelo menos...meu ver, tomar providências para resolver o caso. a) a – a – a b) à – à – a c) a – à – à d) a – à – a e) à – a -a

17 2) Daqui _ duas semanas, irei _ Palestina e _ Jordânia; antes, porém, ainda deverei ir _ Lisboa e _ Paris. 3) Chegamos _ conclusão de que o regulamento não se refere _alunos já passados. 4) Só vendemos _ dinheiro. Vendas _ credito, apenas excepcionalmente, _prazo.

18 4) A infeliz anda. toa. percorrer. ruas. Todas. vezes que
4) A infeliz anda...toa...percorrer...ruas. Todas ... vezes que...vejo, cumprimento-a, mas, ...vezes, ela não responde. a) à – à – as – as –a –a b) à – a – as – às – a – às c) a – a - às – as – a - às d) à – à – as – as – a – às e) a – à – as – as – à - as

19 A infeliz anda à toa, a percorrer as ruas
A infeliz anda à toa, a percorrer as ruas. Todas às vezes que a vejo, cumprimento-a, mas, às vezes, ela não responde.


Carregar ppt "A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google