A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza Enem 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza Enem 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza Enem 2012
Aula 1 Samara de Araújo Dantas

2 Ciências da Natureza Química Transformações químicas;
Representações das transformações químicas; Materiais, suas propriedades e usos; Água Transformações químicas e energia; Dinâmica das transformações Químicas; Transformações químicas e Equilíbrio; Compostos de carbono; Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente; Energias Químicas no Cotidiano

3 Ciências da Natureza Física Conhecimentos básicos e fundamentais;
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas; Energia, trabalho e potência; A Mecânica e o funcionamento do Universo; Fenômenos Elétricos e Magnéticos; Oscilações, ondas, óptica e radiação; O calor e os fenômenos térmicos.

4 Ciências da Natureza Biologia Moléculas, células e tecidos;
Hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; Ecologia e ciências ambientais; Origem e evolução da vida; Qualidade de vida das populações humanas;

5 Estados físicos 1 - Estado Sólido: - formas definidas; - mais densos; - volume não varia de forma considerável com variações de temperatura e pressão; - as partículas que constituem o sólido encontram-se ligadas uma às outras de modo que não podem movimentar-se livremente. 2 – Estado Líquido: - partículas que constituem o estado líquido não estão unidas fortemente; - adaptam-se à forma do recipiente que as contém, mas estas forças de atração entre as partículas são suficientemente fortes para que não ocorra variação no volume e as partículas dificilmente podem ser comprimidas. 3 – Estado Gasoso: menos densos que a dos sólidos e líquidos; ocupam todo o volume do recipiente que as contém; podem expandir-se ou comprimir-se com facilidade. Este comportamento pode ser explicado pelas forças de atração entre as partículas muito fracas as quais possuem, portanto, alta mobilidade.

6 Mudança de estado físico
Ponto de Fusão e ponto de Ebulição? Ex. da água

7 Mudança de estado físico
Curva de Aquecimento e resfriamento de uma substância da água.

8 Mudança de estado físico
Ex: água Pergunta: Se misturarmos água com outras substâncias os Pf e Pe permanecem os mesmos??

9 Propriedades Matéria – massa (Kg, g...) e volume (m3, cm3, mm3, L, mL). Densidade – m/V Exerc.: 1 - A densidade do ouro é de 19,3 g/cm3. Um comerciante recebeu um objeto supostamente feito de ouro puro, com massa 57,9 g e volume 2,5 cm3. A partir desses dados, ele concluiu que o objeto não era de ouro puro. Como chegou a esta conclusão?

10 2 - Qual a massa de uma chapa de ferro de volume 650 cm3
2 - Qual a massa de uma chapa de ferro de volume 650 cm3? A densidade absoluta do ferro é 7,8 g/cm A densidade absoluta do mercúrio é 13,6 g/cm3. Calcule o volume ocupado por 680 g dessa substância.

11 Substâncias Químicas Substância: porção de matéria com propriedades específicas. Substâncias puras: formadas por apenas um tipo de molécula. Por isso, tem ponto de fusão, solidificação, ponto de ebulição constantes, e sua composição é bem definida. Substância pura simples: formadas por apenas um elemento químico. Por exemplo, o gás Nitrogênio é composto apenas por átomos N. Outros exemplos: H2, O2, O3 (ozônio), Fe, Al. Gás nitrogênio ->

12 Substâncias Químicas Substância pura composta: podem ter vários elementos químicos diferentes na mesma molécula. Por exemplo, a água pura contém apenas moléculas H2O, mas como sabemos, é formada pelos elementos químicos Hidrogênio e Oxigênio: Outros exemplos: CO, NaCl, H2SO4, H2S Essas substâncias podem originar sistemas homogêneos e heterogêneos:

13 Misturas Misturas – junção de duas ou mais substâncias puras. Essas misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Nas misturas B, D, E observa-se uma superfície de separação entre os componentes que as formam e, por isso, recebem a denominação de misturas heterogêneas. Nas misturas A e C não se percebe superfície de separação entre os componentes, a mistura apresenta o mesmo aspecto em toda sua extensão e recebem a denominação de misturas homogêneas. Nesse caso, as espécies químicas que formam a mistura são solúveis entre si; quando as substâncias solúveis entre si, são dois líquidos, usa-se o termo miscíveis entre si. 

14 Misturas homogêneas e heterogêneas
Homogênea: monofásicas ou unifäsicas ,isto é, possuem uma única fase. Heterogênea: polifásicas, isto é, possuem duas ou mais fases. Fase: cada porção uniforme de uma determinada matéria, com as mesmas características em toda sua extensão. Exemplo: O granito, uma matéria heterogênea, constituído de três fases, isto é ,de três porções visualmente uniformes, a fase da mica (brilhante), a fase do quartzo (transparente) e a fase do feldspato.

15 homogêneos e Heterogêneo
Sistema homogêneo: Apresenta apenas uma fase, que pode ser visualmente identificada. Exemplo: copo de água líquida com áçucar. Sistema heterogêneo: Pode apresentar mais de uma fase, como um copo de água com gelo (lembrando que tudo que está no copo ainda é água, apenas em estados físicos diferentes).

16 Curvas de aquecimento para misturas

17 EXERCICIOS

18

19 Obtenção de substâncias puras a partir de misturas
Como os materiais encontrados na natureza, na sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, por isso, para obtê-las, é necessário separá-las. Os processos mais utilizados para separação de misturas são: 1) Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos. 2) Decantação; 3) Centrifugação; 4) Filtração; 5) Evaporação; 6) Destilação simples; 7) Destilação Fracionada: Próxima Aula

20 Métodos de separação e reciclagem.
Próxima aula Métodos de separação e reciclagem. Obrigada a todos!!


Carregar ppt "Ciências da Natureza Enem 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google