A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como ler uma imagem: fotografia e arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como ler uma imagem: fotografia e arte"— Transcrição da apresentação:

1 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Fotografia e arte contemporânea

2 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Vou começar a aula com uma frase do pintor Kandisky e que também inicia o livro de Luciano Trigo “A Grande Feira” : “ Cada época cria uma arte que lhe é própria e que nunca renascerá”. Parece que a arte própria da nossa época é a fotografia.

3 Como ler uma imagem: fotografia e arte
A fotografia esta na moda: todos falam sobre fotografia, festivais e feiras se sucedem, fotografias estão o tempo todo sendo mostradas para nós. Mas como entender este momento que, mesmo para alguns críticos, é bastante conturbado? O que estamos vendo? Qual o papel da fotografia?

4 Como ler uma imagem: fotografia e arte
O que determina se uma fotografia é arte ou não? Estou querendo saber: em que momento uma fotografia que é feita como registro passa a ser arte? E mais: quantos fotógrafos ao fotografarem pensam “estou fazendo arte?” Dúvidas que estão na própria idéia da fotografia.

5 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Ainda nos referenciado ao livro do Luciano Trigo, lemos logo nas primeiras páginas: “o sonho de qualquer jovem artista é ser absorvido pelo sistema, ter conotação internacional, expor nas galerias e museus da moda, aparecer na mídia”. Ora, a fotografia é cultura de massa por excelência.

6 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Como afirma Charlotte Cotton em seu livro “A Fotografia como Arte Contemporânea”: “estamos vivendo um momento excepcional para a fotografia , pois hoje o mundo da arte a acolhe como nunca o fez e os fotógrafos consideram as galerias e os livros de arte o espaço natural para expor seu trabalho”.

7 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Antes de entrarmos nesta seara porém, é preciso diferenciar ou entender alguns momentos históricos, onde arte e fotografia sempre se encontraram. Para tanto vou me apoiar nos estudos de André Rouillé que em seu livro “A Fotografia: entre documento e arte contemporânea”, nos traz algumas luzes para pensar.

8 Como ler uma imagem: fotografia e arte
O que Rouillé pretende e derrubar alguns mitos que nasceram com a fotografia, mas muitas vezes foram reforçados pelos próprios teóricos. A primeira discussão será sobre o tom documental da fotografia. Ele é categórico: “a fotografia não é um documento, mas está provida de um valor documental variável segundo as circunstâncias”

9 Como ler uma imagem: fotografia e arte
E nos traz uma provocação bastante pertinente: “uma arte pode ser tecnológica? Ou : uma imagem tecnológica pode fazer parte da categoria arte?”

10 Como ler uma imagem: fotografia e arte
E continua; “a distinção entre a arte dos fotógrafos e a fotografia dos artistas é bastante simples: ao contrário do artista que se situa no mesmo nível no campo da arte, o fotógrafo-artista evolui deliberadamente no campo da fotografia. Ele é fotógrafo antes de ser artista”. Dois mundos o da fotografia e o da arte.

11 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Em compensação – continua ele – entre o documental e a expressão a diferença é tênue e delicada, porque fotógrafos e fotógrafos-artistas pertencem ao mesmo mundo e muitas vezes se confundem. Em seguida é claro ele passeia pelas inúmeras tentativas da fotografia ser reconhecida como expressão autônoma e passa por todas as fases.

12 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Claro que passa e critica o pictorialismo, mas traz uma informação que – embora aparentemente óbvia – é preciso parar e refletir: “ a arte dos fotógrafos privilegia a forma antes da função e o modo de representação acima do objeto de representação” Ele traz aqui a questão da utilidade e funcionalidade da fotografia.

13 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Outra diferença é apontada nos famosos clichês: a pintura constrói, a fotografia coleta “A pintura compõe, o fotógrafo tira, a tela é uma totalidade, a fotografia um fragmento”. Portanto, voltamos novamente à questão dos conceitos e da percepção. Como eu percebo é a forma como eu defino.

14 Como ler uma imagem: fotografia e arte
André Rouillé nos conta também das inúmeras tentativas de distanciar a fotografia de sua função ou utilidade de documentar, o que ele acha muito restritivo. Por isso as inúmeras tentativas ao longo da “pequena história da fotografia”, para citar Walter Benjamin, de “distinguir-se o máximo possível das práticas documentais”.

15 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Uma maneira de colocar a fotografia no campo da cultura e distanciá-la da informação. Isso é um fenômenos que estamos vendo também, ou principalmente no fotojornalismo atual. Ele também está saindo, usando as definições de Rouillé da área documental e se inserindo cada vez mais na área da expressão.

16 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Já os artistas que fazem uso da fotografia, não pertencem ao domínio da fotografia, mas ao domínio da arte. São concepções diferentes do próprio entendimento da fotografia. Estes dois indivíduos fotógrafos artistas e artistas fotógrafos partem de premissas opostas.

17 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Enquanto os primeiros querem se distanciar do documental, os segundo reafirmam esta questão documentária da imagem fotográfica e sua crença na veracidade. Criar não é mais fabricar, mas escolher e enquadradar; as famosas apropriações fotográficas feitas por alguns artistas.

18 Como ler uma imagem: fotografia e arte
Mas será só a partir dos anos 80 que a fotografia vai se tornar um dos principais materiais da arte contemporânea. Não à toa, uma exposição que esteve o ano passado no Itaú Cultural fez um recorte a partir de produções realizadas a partir dos últimos vinte anos do século XX. Isso acontece também à reboque dos textos semióticos que começam a discutir a imagem

19 Como ler uma imagem: fotografia e arte
A fotografia abandona seu lugar de ferramenta e vetor para se transformar em material: “os artistas passam a fotografar”. Segundo Rouillé , este processo, é na verdade uma continuação dos processos das vanguardas artísticas em especial dadaísmo e surrealismo que já utilizam a fotografia como material e não como simples ferramenta.

20 Como ler uma imagem: fotografia e arte
A arte contemporânea se voltou para o cotidiano (aqui também relembremos do dadaísmo) para o corriqueiro no momento em que a fotografia se torna um dos principais materiais desta arte. Rouillé tenta o tempo todo enfatizar como a fotografia foi sempre mal interpretada e conhecida e sua ontologia ficou muito reduzida a alguns conceitos.


Carregar ppt "Como ler uma imagem: fotografia e arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google