A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sedentarismo e as Suas consequências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sedentarismo e as Suas consequências."— Transcrição da apresentação:

1 Sedentarismo e as Suas consequências

2 O termo sedentarismo provem do vocábulo latino sedere (estar sentado).
O que é o sedentarismo? O termo sedentarismo provem do vocábulo latino sedere (estar sentado). O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da actividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma actividade desportiva, pois do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais. O sedentarismo é também considerado a doença do próximo milénio. O sedentarismo é um dos factores que propiciam o desenvolvimento da doença coronária, a principal causa de morte nos países industrializados. O ser humano foi preparado para um tipo de vida extremamente activa do ponto de vista físico e a vida moderna mudou radicalmente esta perspectiva. Na Pré-história o homem tinha dois objectivos para manter a sua sobrevivência, o primeiro era o da caça para se alimentar,  o segundo da fuga para não ser alimento de outros animais. Para realizar estas tarefas seu organismo foi gerando adaptações, conseguindo músculos e ossos mais resistentes, um sistema cardíaco e imunológico mais adaptado para sua sobrevivência. O tempo foi passando e a tecnologia chegou. Actualmente nos deparamos com as pessoas horas e horas sentada em frente a um computador, ou sentadas à frente da televisão com vários controlos remotos e uma mesa cheia de fast-food. Com essa inactividade o organismo que antes era acostumado a estar sempre activo, foi enfraquecendo, porque ele não precisava mais de seus músculos para correr, do seu coração para bombear grandes quantidades de sangue, das suas articulações para amortecer grandes impactos. Não é preciso ser atleta ou campeão olímpico para começar a mexer o corpo e pôr o organismo a funcionar. Basta sair do sofá e fazer uma hora de actividade física por semana para melhorar a saúde. A população só tem a ganhar em fazer exercício físico " além da maior mobilidade que adquirirem, reduzem as situações de ansiedade e depressão e têm maior qualidade de vida." No essencial,     " reagem melhor a situações de stress e pressão.

3 Sedentarismo e a actividade Física
  A saúde está directamente relacionada com actividade física. As pessoas com hábitos sedentários possuem menor capacidade para executar exercícios físicos. Por outro lado, as características de estrutura muscular e das articulações do nosso corpo, da constituição do corpo ou da capacidade cardiorrespiratória, determinam também os limites de nossa aptidão física. As pessoas reduzem gradativamente o nível de actividade física a partir da adolescência. Com a diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. O exercício físico, para além do evidente benefício orgânico, proporciona bem-estar psicológico e social, visto que os desportos de equipa, por exemplo, promovem o contacto e a interacção com outros indivíduos.

4 Consequências do sedentarismo:
- doenças cardiovasculares; - diabetes; - obesidade; - Problemas nas articulações.

5 Como combater o sedentarismo?
Não é preciso praticar exercício físico em demasia, basta praticar actividades simples que aumentem o gasto calórico semanal: -Subir 2 ou 3 andares de escadas até chegar a casa ou ao trabalho; -Dispensar os controlos remotos, (ex, comando da televisão); -Estacione o automóvel num local mais distante; -Dispensar as escadas rolantes. - Realizar exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana. ATENÇÃO: É recomendada a consulta a um médico para a orientação das melhores actividades já que não são recomendadas as mesmas actividades para todas as pessoas.

6 Fontes: -Livros da biblioteca escolar; -Internet.
Bibliografia Fontes: -Livros da biblioteca escolar; -Internet. Elementos do grupo: 2-Ana Peixoto; 4-Ana Rita; 8-Carlos Cunha; 14-Domingos Sousa; 20-José Miranda.


Carregar ppt "Sedentarismo e as Suas consequências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google