A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
SPDI Origem e Processo setembro de 2005

2 B - UNIVERSIDADE GERIDA DE MODO PLANEJADO, PARTICIPATIVO E
Plano de Gestão SPDI Eixos do Plano A - PROJETO ACADÊMICO INTEGRADO B - UNIVERSIDADE GERIDA DE MODO PLANEJADO, PARTICIPATIVO E SUSTENTÁVEL.

3 PES – Planejamento estratégico participativo
SPDI PROJETO GOVERNABILIDADE CAPACIDADE

4 ELABORANDO UM PROJETO COLETIVO
SPDI Definir as diretrizes orientadoras para o desenvolvimento da UFSCar, no tocante aos aspectos acadêmico, físico, ambiental e organizacional, por meio de amplo processo participativo.

5 Aspectos Organizacionais
Abrangência SPDI Aspectos Acadêmicos PDI Aspectos Organizacionais Aspectos Físicos Aspectos Ambientais

6 Desafios SPDI Envolver efetivamente a comunidade, garantindo qualidade e legitimidade ao PDI. Garantir que os resultados parciais e finais obtidos fossem amplamente difundidos na comunidade, possibilitando que todos aqueles que participaram do processo de construção de propostas vissem maturar os resultados de seus esforços. PDI

7 Diagnósticos Problemas Questões Soluções
Estrutura de Trabalho SPDI Equipe Reitoria e Grupo Âncora Diagnósticos Problemas Questões Soluções Diretrizes para o PDI PDI Acadêmicos Físicos Organizacionais Ambientais C O R P O S O C I A L DA U F S C a r

8 Aspectos Organizacionais
Desenvolvimento SPDI Aspectos Ambientais Aspectos Físicos Aspectos Acadêmicos Aspectos Organizacionais PDI

9 Objetivo SPDI Debater e definir as diretrizes para o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na UFSCar. Aspectos Acadêmicos

10 Procedimentos SPDI Elaboração de documento-base para subsidiar as discussões. Sistematização das contribuições de deptos e cursos. Conferência de Busca do Futuro: CBF Grupos de trabalho para elaboração de projetos definidos na CBF. Consolidação da pré-proposta. Discussão, pela comunidade, do documento preliminar Elaboração da síntese das contribuições e envio ao CONSUNI Aspectos Acadêmicos

11 Objetivo SPDI Aspectos Organi zacionais Aperfeiçoar a estrutura organizacional visando ao desenvolvimento de processos decisórios e administrativos democráticos e eficazes.

12 Procedimentos SPDI Levantamento de problemas por meio de entrevistas, questionários e pesquisas junto à comunidade. Realização de oficina para o processamento dos problemas levantados. Realização de seminários sobre experiências de outras IES. Elaboração e discussão de alternativas. Consolidação e debate de pré-proposta. Aspectos Organi zacionais

13 Objetivo Visando à sustentabilidade:
SPDI Visando à sustentabilidade: Consolidar os princípios da Política Ambiental. Consolidar os princípios de Gestão Ambiental (resíduos, coleta seletiva, manejo das áreas e educação ambiental). Aspectos Ambientais

14 Procedimentos SPDI Aspectos Ambientais Elaboração de documento-base sobre a política ambiental da UFSCar. Realização de Conferências sobre Meio Ambiente: experiências externas e propostas para a UFSCar. Encaminhamento das propostas à Comissão de Sistematização.

15 Objetivo SPDI Definição de diretrizes sobre a ocupação e a expansão da UFSCar: espaços, instalações e infra-estrutura Aspectos Físicos

16 Procedimentos Elaboração de diagnóstico sobre a ocupação dos campi.
SPDI Elaboração de diagnóstico sobre a ocupação dos campi. Debate do documento nos Centros (docentes, TAs e alunos). Levantamento de demandas e expectativas dos Centros. Análise das demandas e expectativas. Identificar diretrizes de ocupação dos campi. Aspectos Físicos

17 Resultados obtidos SPDI Aprovação de Princípios e Diretrizes Gerais e Específicas que nortearão as ações da comunidade universitária e em especial de sua administração. Aprovação de nova estrutura organizacional e de representatividade colegiada.

18 Diretrizes específicas
SPDI Processos de formação Ampliação, acesso e permanência na UFSCar Produção e disseminação do conhecimento Capacitação dos servidores da UFSCar Ambiente adequado Organização e gestão

19 PROCESSOS DE FORMAÇÃO EXEMPLOS
SPDI Metodologia Implantar ações voltadas à melhoria dos processos de ensinar e aprender; Capacitar os alunos para o uso de tecnologias de informação e comunicação e incentivar a disseminação do conhecimento e uso do software livre nos campi; Definir o perfil do profissional a ser formado pela pós-graduação da UFSCar Total: 27

20 Ampliação, acesso e permanência na UFSCar exemplos
SPDI Ampliar, de forma planejada e sustentável, o número de vagas e cursos de graduação, pós-graduação e extensão, em consonância com o projeto acadêmico, a excelência e o caráter inovador dos cursos da UFSCar; Desenvolver e apoiar ações que ampliem as oportunidades de acesso e permanência dos estudantes na Universidade e contribuam com o enfrentamento da exclusão social; Buscar a garantia da permanência de estudantes sem condições financeiras na Universidade, através de políticas e infra-estrutura que atendam a toda a demanda; Total: 10

21 Produção e disseminação do conhecimento exemplos
SPDI Definir e implementar uma política institucional de pesquisa; Incrementar a política de incentivo e apoio aos grupos de pesquisa emergentes; Total: 23

22 Capacitação dos servidores da UFSCar exemplos
SPDI Definir o perfil do servidor técnico-administrativo que a UFSCar deseja e necessita; Capacitar os servidores docentes e técnico-administrativos para uso de tecnologias de informação e comunicação Total: 9

23 Ambiente adequado exemplos
SPDI Promover o uso, a ocupação e o manejo ambientalmente adequados dos campi, em suas áreas urbanizadas, agrícolas e de preservação; Garantir plenas condições de acessibilidade nos campi a pessoas portadoras de necessidades especiais; Total: 14

24 Organização e gestão exemplos
SPDI Aperfeiçoar processos administrativos buscando agilidade, eficiência e economia de recursos; Avaliar constantemente a política de informática da Universidade, com ampla participação da comunidade; Total: 26

25 Diretrizes para o desenvolvimento físico
SPDI Ocupação dos campi Desenvolvimento físico-ambiental Urbanização e infra-estrutura Edificação Operacionais (avaliação prévia)

26 Estrutura Organizacional: Parâmetros orientadores
SPDI Descentralização da capacidade de propor e decidir; Integração buscando coerência e convergência da política institucional.

27 POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES
Operação: Qualificação e Avaliação Docente Açôes Resp Colabor Prazos Recursos Prior Propiciar a melhoria da qualificação do corpo docente 2 Realizar oficinas sobre novos projetos pedagógicos, garantindo a participação de docentes das disciplinas básicas Usar resultados da avaliação via Nexos para direcionar ações para melhorar a capacitação docente Promover eventos, debates, espaços para capacitação docente para interdisciplinaridade Avaliar e implantar a revisão do Nexos Incorpora avaliação e formação Criar condições para implementação e emprego de novas tecnologias Ampliar o número de salas informatizadas; Elaborar políticas para capacitação em tecnologias; Disponibilizar recursos financeiros para a estruturação de EAD em tecnologias (web, redes, recursos avançados de ferramentas) SPDI

28 Incentivar a troca de experiências entre docentes de diferentes instituições nacionais e internacionais Ofertar cursos, palestras... de capacitação gerencial às chefias e coordenações (assessoria permanente) Estimular a capacitação dos professores sem doutorado Atuar junto deptos; instituir “bolsa”, rever modelo de professor substituto Ações Resp Colab Prazos Recursos Prior Avaliar o desempenho docente 3 Aprimorar noção de “produção” (E,P,Ex) docente da UFSCar Propiciar condições facilitadoras para a produção docente: Promover eventos regulares para incentivar a “Produção” docente Implantar projeto de avaliação docente Definir parâmetros de qualificação docente visando à melhoria de indicadores de “produção”, em diálogo com os parâmetros dos órgãos de fomento (levando em conta e buscando influenciar); Incluir resultados da avaliação via Nexos SPDI


Carregar ppt "Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google