A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FEUDALISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FEUDALISMO."— Transcrição da apresentação:

1 FEUDALISMO

2 IDADE MÉDIA Alta Idade Média Baixa Idade Média
Séc V Séc X FEUDALISMO Séc XV

3 Características Não Esqueça! Descentralização “O rei está nas sombras”
Economia Agrícola de subsistência Cidades em 2º plano Escambo Sociedade Estamental Classes sociais separadas Influência da Igreja Mentalidades/Cotidiano Cristianismo Poder espiritual/social/político Não Esqueça!

4 FEUDO • Alemão ∟ Gado • Germânico + Latino ∟ Bem dado em troca ∟ Terra • Vassalagem ∟ Rei (Suserano) → Beneficium → Dono da terra ∟ Vassalo (recebe)

5 BENEFÍCIO VASSALAGEM FEUDALISMO

6 ECONOMIA FEUDAL Manso Senhorial Manso Servil Manso Comunal

7 IMPOSTOS SERVIS • Dízimo ∟ 10% → Igreja • Corveia ∟ trabalho gratuito no feudo senhorial • Talha ∟ sobre os tipos de produtos • Banalidade ∟ sobre as ferramentas ou bens senhoriais ∟ moinho, celeiro, forno, etc • Capitação ∟ por cada membro da família • Tostão de Pedro ∟ manutenção da capela local • Mão morta ∟ rituais funerários

8 Nobres Clero Servos A SOCIEDADE FEUDAL
Adalbarón de Laon (bispo do XI d.C)

9 O clero ora; O nobre luta; O servo trabalha.

10 REI CLERO NOBREZA TRABALHADORES
Neste diapositivo falar-se-á dos diferentes grupos sociais e respectivas funções na sociedade da época Primeiramente, é fundamental que se distinga grupos de classes sociais. Depois, explicar o facto de sociedade medieval se aparentar como uma pirâmide, cuja área vais estreitando da base para o vertíce. Clicar-se-á então, no primeiro grupo social – o povo – aquele que trabalha nas diferentes actividades económicas, o grupo social mais numeroso e por isso mesmo, está representado na base da pirâmide, uma vez que sustenta todo o peso da pirâmide, isto é, o peso da sociedade. A cima do povo e ao mesmo nível estão o clero – os que rezam – e a nobreza – os que defendem. Por serem apenas dez por cento da sociedade, ocupam um lugar intermédio na pirâmide. Aconselha-se que o professor vá questionando os alunos acerca das imagens, por forma a que cheguem, eles próprios, a determinadas conclusões. Por exemplo, analisar o tipo de trabalhos que o povo está a executar; o tipo de vestuário e indumentária do clero e da nobreza. No topo da pirâmide surge o Rei – o nobre mais nobre de todos os nobres -, cujo poder é absoluto (legislativo, executivo e judicial). Paralelamente à explicitação do conceito de monarquia absoluta, dever-se-á explorar o conceito de monarquia hereditária. CLERO NOBREZA TRABALHADORES

11 UNESP – 2012 (...) o elemento religioso não limitou os seus efeitos ao fortalecimento, no mundo da cavalaria, do espírito de corpo; exerceu também uma ação poderosa sobre a lei moral do grupo. Antes de o futuro cavaleiro receber a sua espada, no altar, era-lhe exigido um juramento, que especificava as suas obrigações. (Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987.) O texto mostra que os cavaleiros medievais, entre outros aspectos de sua formação e conduta, (A) mantinham-se fieis aos comerciantes das cidades, a quem deviam proteger e defender na vida cotidiana e em caso de guerra. (B) privilegiavam, na sua formação, os aspectos religiosos, em detrimento da preparação e dos exercícios militares. (C) valorizavam os torneios, pois neles mostravam seus talentos e sua força, ganhando prestígio e poder no mundo medieval. (D) agiam apenas de forma individual, realizando constantes disputas e combates entre si. (E) definiam-se como uma ordem particular dentro da rígida estrutura feudal, mas mantinham vínculos profundos com a Igreja.

12 LEIGOS NO MEIO RURAL → Senhores de terra → Camponeses → Servos
→ Vilões → Camponeses livres → Escravos → Poucos

13 LEIGOS NAS CIDADES BURGOS → Burgueses (XI d.C) → Mercadores
→ Banqueiros → Artesãos → Açougueiros → Hospedarias

14 NOBREZA

15 Antes de falarmos sobre a vida quotidiana nas terras senhoriais é fundamental que se explique como a sociedade na Idade Média estava organizada. Neste diapositivo a atenção deve ser centrada principalmente na figura do Rei (imagem central) e em todos os símbolos ligados ao poder real – trono, ceptro, selo régio. Será igualmente interessante chamar a atenção dos alunos para as vestes ricas e ornamentadas do Rei, como para pequenos pormenores como o crucifixo que traz ao pescoço e mão no topo do ceptro, em posição de bênção. Estes são alguns dos elementos que reforçam a ideia de que o Rei era o representante de Deus na terra e neste plano justifica-se também a relação estreita entre o Rei e a Igreja.

16

17 ALTA IDADE MÉDIA A Idade Média é uma mistura dos romanos/germânicos. Cada um deixou suas heranças no mundo europeu. Os romanos então deixaram o cristianismo E também deixaram o mundo mais rural Os bárbaros então deixaram as tradições orais E também a Assembleia de Guerreiros que escolhiam os reis. Merovíngios e Carolíngios vão dominar. Surge então o maior dos francos, mas quem é ele? O Carlos Magno vai dominar quase toda Europa. Acreditavam que ele era o escolhido para governar por Deus. Ele criou uma nova administração, Ele era o verdadeiro suserano, Que então concedia as terras Para seus vassalos governarem. Tinha também os títulos de nobreza. Que deveriam fazer um juramento. Isso é a vassalagem!

18 Com o Tratado de Verdum dividiu-se o reino Fortaleceram-se os senhores, se enfraqueceram os reis Veio então os Vikings e pilharam As igrejas e as cidades. O povo então fugiu para o campo. Ruralizou-se a Europa! O Feudalismo passou a existir com a sociedade rural. É um sistema baseado no feudo com a vassalagem. Tem os nobres que guerreiam, Eles são nobres pelo sangue. Tem os servos que trabalham, Mas eles pagam muitos impostos. Tem o clero que faz oração E a Igreja é muito importante Para entender a Idade Média!


Carregar ppt "FEUDALISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google