A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSE: ANFÍBIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSE: ANFÍBIOS."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSE: ANFÍBIOS

2 Amphibios Amphi = duas bios = vida FASE LARVAL FASE ADULTA
Vertebrados que passam sua fase larvária no meio aquático, com adaptações para esse meio. Depois, sofrem metamorfose transformando-se em adultos, que passam a viver na terra, com adaptações prontas para esse novo tipo de vida.

3

4

5 O CICLO DE VIDA DE UM SAPO

6 MEMBRANAS NATATÓRIAS

7 CLASSIFICAÇÃO DOS ANFÍBIOS
ORDEM ÁPODA ORDEM URODELA ORDEM ANURA

8 ORDEM ÁPODA (SEM PÉS) Como todos os anfíbios, a cobra-cega leva uma vida dupla - primeiro na água e depois em terra firme. Algumas espécies fazem exceção. Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas. Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea. Respira o ar com um pulmão só. Respira também pela pele que é úmida e coberta de muco.

9 ORDEM URODELA (SALAMANDRA)

10 SALAMANDRA GIGANTE

11 ORDEM ANURA PERERECA SAPO

12 ANURO = em grego significa
SEM CAUDA Fase Adulta

13 Qual a diferença entre esses animais?
SAPO Hábitat: prefere viver em terra firme. Tamanho: de 2 a 25 centímetros Número de espécies: cerca de 300 Tem aparência estranha, pele rugosa e cheia de verrugas. Suas pernas curtas fazem com que dê pulos limitados e desajeitados. Graças as glândulas na região dorsal, o sapo libera veneno que pode irritar nossos olhos e as mucosas.

14 PERERECA Hábitat: muito encontrada em galhos de árvores Tamanho: menos de 10 centímetros Número de espécies: mais de 700 Em geral, a perereca é menor que um sapo ou uma rã e tem como característica os olhos esbugalhados, deslocados para fora. Suas pernas finas e longas permitem grandes saltos - algumas alcançam a marca de 2 metros de distância! As pontas dos dedos da perereca possuem um tipo de ventosa, que ajuda a subir nas árvores

15 Hábitat: mora principalmente em lagoas Tamanho: de 9,8 milímetros a 30 centímetros Número de espécies: mais de 4 mil Se o sapo assusta pelo veneno, a rã é considerada um prato sofisticado em muitos países. Ela tem a pele lisa e brilhante. Suas pernas são longas e correspondem a mais da metade do tamanho do animal. As patas traseiras podem ser dotadas de membranas que ajudam a rã a nadar

16 CORAÇÃO DOS ANFÍBIOS

17 ALIMENTAÇÃO DOS ANFÍBIOS
Relação ecológica: PREDATISMO CONTROLE BIOLÓGICO

18

19 33 cm e pesa cerca de 3-5 kg

20 REPRODUÇÃO a grande maioria possui a fecundação e o desenvolvimento externos

21 As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente
As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.

22 A DEFESA CONTRA PREDADORES
CAMUFLAGEM

23 SUBSTÂNCIAS VENENOSAS

24

25 VAMOS DISSECAR UM SAPO VIRTUAL?


Carregar ppt "CLASSE: ANFÍBIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google