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RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2012 DISCIPLINA: HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL: 6ª série/7º ano
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo Relações sociais, econômicas, políticas e religiosas As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais Renascimento Comercial e Urbano Renascimento Cultural e Científico
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HABILIDADES Reconhecer a importância das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico; Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais no cotidiano; Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural, aplicando conceitos de permanência e ruptura; Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história.
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CONTEÚDOS: 2º BIMESTRE Formação das Monarquias Nacionais Europeias Modernas (Portugal, Espanha, Inglaterra e França) Os fundamentos teóricos do Absolutismo e as práticas das Monarquias Absolutistas Reforma e Contrarreforma Expansão marítima nos séculos XV e XVI
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HABILIDADES Reconhecer os principais elementos formadores das teorias absolutista Estabelecer relações entre o absolutismo e a teoria de direito divino Identificar os principais fundamentos das transformações religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Média Reconhecer as principais características da Reforma Protestante e da Contrarreforma Identificar os principais objetivos e características do processo europeu de expansão e conquista dos séc. XV-XVI
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CONTEÚDOS: 3º BIMESTRE As sociedades maia, asteca e inca Conquista espanhola na América Sociedades indígenas no território brasileiro O encontro dos portugueses com os povos indígenas
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HABILIDADES Identificar, a partir de mapas e documentos escritos e iconográficos, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas) Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural Relacionar a ocupação do território brasileiro ao longo da história à transformação e/ou destruição das sociedades indígenas
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CONTEÚDOS: 4º BIMESTRE Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil Ocupação holandesa no Brasil Mineração e vida urbana Crise do Sistema Colonial
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HABILIDADES Reconhecer a importância do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos Identificar as principais revoltas e rebeliões do período regencial, suas características, objetivos e resultados
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COMPETÊNCIAS 1- Para observar 2- Para realizar 3- Para compreender 1- Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural. 2- Compreender as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história.
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COMPETÊNCIAS 3- Compreender, em seus contextos específicos, os conceitos básicos relativos à temporalidade histórica 4- Identificar as características fundamentais de fontes históricas de variada natureza. 5- Compreender os processos históricos e sociais de formação das instituições políticas
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