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A arte pragmática e a arte dos deuses.

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1 A arte pragmática e a arte dos deuses

2 Mesopotâmia A Mesopotâmia localiza-se entre
os rios Tigre e Eufrates. Os povos daquela região utilizaram os recursos naturais da área para elaboração de sua cultura material, criando importantes civilizações. As freqüentes invasões e a fragilidade dos materiais utilizados (tijolos de barro cru, madeira e fibras vegetais) dificultam o estudo das culturas mesopotâmicas.

3 Sumérios Um dos primeiros povos de destaque na Mesopotâmia foram os Sumérios. Na cidade suméria de Ur surgiu, pela primeira vez, o ZIGURATE, colina artificial que funcionava como templo. Os zigurates constituíam-se no centro das vilas e cidades. Zigurate de Ur

4 Sumérios Um dos primeiros povos de destaque na Mesopotâmia foram os Sumérios. Na cidade suméria de Ur surgiu, pela primeira vez, o ZIGURATE, colina artificial que funcionava como templo. Os zigurates constituíam-se no centro das vilas e cidades. Zigurate de Ur

5 Babilônicos Na arquitetura babilônica, os tijolos
eram cozidos e esmaltados, sendo utilizados para a formação de padrões decorativos. Porta de Ishtar

6 Babilônicos A escultura babilônica era hierática, rígida e majestosa.
As figuras eram esculpidas em baixo-relevo e com grande realismo. Confeccionavam estelas, monumentos comemorativos dos feitos dos imperadores. A mais famosa é a Estela do Hamurábi, que registrou seu famoso código de leis. Estela do rei Hamurábi

7 Ourivesaria A ourivesaria foi muito utilizada
entre os povos da Mesopotâmia para produção de objetos de uso cotidiano. Peças de enxoval com estojo

8 Ourivesaria A ourivesaria foi muito utilizada
entre os povos da Mesopotâmia para produção de objetos de uso cotidiano. Taça de ouro

9 Escrita A escrita foi desenvolvida pelos Sumérios, na Mesopotâmia, utilizando instrumentos em forma de cunhas. Daí o nome escrita cuneiforme. Transcrição da palavra cabeça Tábua de Uruk

10 Assírios Outro povo importante que ocupou
a Mesopotâmia foram os Assírios. Eram guerreiros e expansionistas e elaboraram uma arte de caráter bélico. Soldados Assírios carregando botim

11 Escultura Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Assurbanipal na caça ao leão

12 Escultura Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Relevo de uma leoa ferida

13 Escultura Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Gênio alado

14 Egito Localizado no nordeste da África,
o Egito foi durante milhares de anos um importante império. A religião era o elemento mais significativo da civilização egípcia, uma das mais importantes da antigüidade. A existência do Rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade egípcia.

15 Arquitetura A arquitetura se destaca pela construção das pirâmides,
túmulos destinados aos faraós. As primeiras pirâmides eram feitas em degraus, como a de Saccara. Sua forma mais conhecida pode ser encontrada no vale de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. A grande pirâmide escalonada

16 Arquitetura A arquitetura se destaca pela construção das pirâmides,
túmulos destinados aos faraós. As primeiras pirâmides eram feitas em degraus, como a de Saccara. Sua forma mais conhecida pode ser encontrada no vale de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Pirâmide de Gizé

17 Arquitetura Os egípcios também ergueram túmulos monumentais, ricamente
adornados, utilizando montanhas, cavernas e as barrancas do Nilo. Esses túmulos eram chamados de hipogeus. Também construíram esfinges e templos monumentais como os de Luxor e Carnac. Templo principal de Abu Simbel

18 Arquitetura Construíram também MASTABAS, construções
que possuíam uma câmara subterrânea, onde eram depositados os mortos (nobres, sacerdotes e, até, faraós).

19 Estatuária e pintura Em função da importância
social da religião, a arte egípcia obedecia rígidas regras formais ditadas pelos sacerdotes. Figura de Osíris

20 Pintura Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Peso da Alma

21 Pintura Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Tribo Semita com seus pertences e acompanhantes egípcios

22 Pintura Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Anúbis realizando uma mumificação

23 Escultura Na escultura, pode ser notada uma ênfase em formas cúbicas,
com grande firmeza e imobilidade tridimensional. Da mesma forma que na arte cretense, os homens eram representados em cores mais escuras que as mulheres. Estátua funerária de Tutancâmon

24 Escultura Na escultura, pode ser notada uma ênfase em formas cúbicas,
com grande firmeza e imobilidade tridimensional. Da mesma forma que na arte cretense, os homens eram representados em cores mais escuras que as mulheres. Máscara de ouro de Tutancâmon

25 Escultura Sacórfago

26 Escrita Entre os egícios desenvolveram-se
três tipos de escrita: a hieroglífica, considerada sagrada, a hierática, utilizada pelos sacerdotes e a demótica, empregada para fins comerciais. O escriba do Cairo

27 Estatuária e pintura Com as reformas religiosas
do faraó Amenófis IV a arte sofreu um momento de ruptura, com uma certa liberdade artística e uma preocupação mais decorativa. Tutancâmon junto à esposa

28 Créditos “A arte capacita o homem para compreender a realidade e o
ajuda não só a suportá-la como a transformá-la.” E. Fischer Coordenação pedagógica Profª. Selma dos S. Rofino Profº. Marcelo Bressanin Coordenação técnica João Paulo B. Pinto Edição de imagem Alan Santana de Lima Arquivo de imagens José L. L. da Silva


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