A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção são orientadas pelo princípio da iniciativa privada e livre, e a distribuição das riquezas se realiza através da remuneração dos serviços prestados pelo capital e trabalho. Os principais fundamentos do capitalismo residem na livre propriedade privada de bens de capital, na acumulação do capital e no lucro. Sistemas de Produção e distribuição de Riquezas SOCIALISMO: Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção são planificadas e determinadas por um organismo central (Estado), e a distribuição das riquezas segue o princípio de que todos tem direito ao uso gratuito dos bens e serviços públicos. (saúde, educação, transporte, lazer, luz, água e moradia). Quanto aos bens privados, tais como alimentação, vestuário e utilidades domésticas, podem ser adquiridos através de uma unidade monetária própria. Os principais fundamentos do socialismo residem na propriedade dos meios de produção pelo estado e a total ausência de formas de acumulação.

2 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 2 MECANISMOS de DISTRIBUIÇÃO no CAPITALISMO: - Remuneração do TRABALHO : Salário - Remuneração do CAPITAL: Lucro - remuneração da atividade produtiva Juros - remuneração do capital financeiro e monetário Renda - remuneração pelo arrendamento da terra e bens de capital - Remuneração e fundos para a função social do ESTADO : Impostos e taxas :(sobre a produção, circulação e renda) Capitalismo: Distribuição e Circulação de Riquezas MECANISMOS de CIRCULAÇÃO no CAPITALISMO: - Moeda Manual (papel moeda corrente :Banco Central) - Moeda Escritural (depósitos à vista : Bancos) - Títulos de Dívida (púb. e priv. : Mercado Financeiro ) - Títulos de Propriedade (ações : Bolsa de Valores) - Câmbio (moedas estrangeiras : Casas de Câmbio ) - Moeda Eletrônica (cartões + Doc.: telefone/internet: )

3 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 3 Riqueza = Valor atual do estoque acumulado de bens, títulos de propriedade, financeiros e saldos monetários disponíveis. (Declaração do IRPF e IRPJ) Renda Real = Valor médio anual do fluxo de serviços e benefícios proporcionados pelo estoque de riqueza. ( padrão de vida ) Renda Monetária = valor médio anual do fluxo de remuneração monetária percebida pelos serviços do trabalho ( salário ) e capital ( juros, aluguéis, dividendos ) Consumo : o ato de pagar por uma necessidade presente Poupança : o ato de pagar por uma necessidade futura, transferindo para terceiros o direito ao consumo presente, através da compra de títulos de dívida com clausula de resgate Investimento : o ato de pagar por recursos produtivos, através da aquisição de títulos de propriedade. Capitalismo: Agregados de Distribuição e Acumulação de Riquezas

4 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 4 Capacidade de Poupar = depende do nível de renda e da propensão marginal para consumir. - conceito Keynesiano de renda, consumo e poupança - C t = C o + cY onde... C t = Consumo total e C o = consumo autônomo Y = Renda c = C/Y = Propensão marginal para consumir Desejo (motivo) para Poupar = depende de hábitos e desejos relacionados com o futuro e a incerteza (seguros de vida, previdência, saúde e lazer) - Hipótese do Ciclo de Vida (Franco Modigliani) : poupar na fase ativa para garantir o consumo na fase inativa. A poupança depende da faixa etária e segue um plano de vida. Determinantes da Poupança

5 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 5 Desejo (motivo) para Poupar continuação... - Hipótese do Renda Permanente (= Milton Friedman) : o consumo é estável, e função de uma renda média previsível. Variações ocasionais de Renda não alteram a propensão para consumir. O superávit ocasional é poupado e o déficit ocasional é sustentado com descapitalização. - Hipótese da Renda Relativa (James Duensemberry) : a propensão marginal para consumir muda de acordo a renda. As pessoas tendem a manter e imitar padrões de consumo segundo a classe social com que se identificam. Oportunidade para Poupar depende da oferta de opções de poupança, com garantias legais, prazo de resgate, prêmio e riscos consistentes: - Liquidez : prazo necessário para transferir um título, sem perda de valor patrimonial. Índice de negociabilidade - Lucratividade: nível de retorno compatível com o risco - Segurança: nível de risco no resgate do principal. Determinantes da Poupança

6 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 6 Mercado de Capitais Aberto no Brasil: ( títulos de dívida c/prazo resgate ) M m - Moeda Manual (papel moeda corrente :Banco Central) D a - Moeda Escritural (depósitos à vista : Bancos) D p - Depósitos em Caderneta de Poupança TD prv- Títulos de Dívida Privados(CDB/RDB, letras cambio, imobil..) F RF – Fundos Renda Fixa TD pub - Títulos de Dívida Públicos( federais, estaduais e municip. ) Mercado de Capitais Fechado: ( títulos de propriedade, s/prazo de resgate) - Bolsa de Valores e Mercadorias Mercado Primário: formas de acesso aos lançamentos dos títulos (mercado de captação) Mercado Secundário: formas de acesso e regras para realizar a transferência de títulos. (mercado de liquidez)

7 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 7 Meios de Pagamento:(segundo sua liquidez) M 1 = M m + D a (liquidez imediata) M 2 = M 1 + Dp + TDprv (liquidez de 2 o grau) M 3 = M 2 + Frf (liquidez de 3 o grau) M 4 = M 3 + TDpub (liquidez de 4 o grau) Meios de Circulação : (Internos) - Moeda Manual : emitidas pelo B. Central ( cédulas/moedas ) - Moeda Escritural : Cheque - Moeda Eletrônica (cartões + Doc.: telefone/internet: ) Mm = Moeda Manual em poder do público Da = Depósitos à Vista em poder do Público Ds = Depósitos em Caderneta de Poupança em poder do público TDprv = Títulos de Dívida Privados (Dep. À prazo, letras Cambio e etc) Frf = Quotas Fundos de Renda Fixa em poder do público + Oper. Tit Federais TDpub = Títulos de Dívida Pública (Federal+Estadual+Municipal)

8 Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 8

9 9


Carregar ppt "Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google