A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Prof. Marivaldo Oliveira

2 EnTENDER O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE UM SGQ NA NBR ISO 9001:2008
Competências a serem trabalhadas EnTENDER O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE UM SGQ NA NBR ISO 9001:2008

3

4 O QUE É ISO? A sigla ISO significa International Organization for Standardization ou seja, Organização Internacional de Padronização.

5 O QUE É ISO? Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países e foi fundada em 1947 em Genebra.

6 CERTIFICAÇÃO DE SGQ A certificação é o reconhecimento formal , emitido por um órgão competente, atestando a conformidade com requisitos especificados em uma norma.

7 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Elementos que constituem a certificação:
Norma Técnica Auditoria e Organismo Certificador credenciado

8 NORMA TÉCNICA Fundada em 1940, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

9 CERTIFICAÇÃO DE SGQ O que é uma Auditoria?
É uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema da qualidade implantado através da constatação de evidências objetivas, e identificação de não- conformidades, servindo como meio de aperfeiçoamento do sistema da qualidade.

10 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Existem três tipos de auditoria: Primeira parte
Segunda parte Terceira Parte

11 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Primeira Parte – Auditoria Interna – Realizada pela organização no seu próprio Sistema da Qualidade

12 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Segunda parte – Auditoria Externa – São auditorias realizadas pela organização nos seus fornecedores e sub-contratados para avaliar sua adequação e desempenho.

13 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Terceira Parte – São auditorias realizadas por um Organismo que é comercialmente e contratualmente independente da organização, seus fornecedores e clientes, com o objetivo de determinar que o SGQ da organização está devidamente documentado e implementado der acordo com os requisitos especificados na Norma aplicável.

14 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Os certificados emitidos pelos Organismos de Certificação de Sistemas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, entre outros), valem por um período de 3 anos a contar da data da auditoria de certificação

15 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Ao longo destes três anos as empresas serão reavaliadas pelos respectivos organismos de certificação semestral ou anualmente, de acordo com seu contrato. Vale ressaltar que a manutenção da certificação fica condicionada aos resultados das avaliações periódicas.

16 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Recertificação: A cada 03 anos é realizada a auditoria de recertificação, onde todos os requisitos são novamente revistos.

17 CERTIFICAÇÃO DE SGQ Acreditador: É um órgão de abrangência internacional que gera confiança na atuação dos Organismos de Certificação. No Brasil esse órgão é o

18 ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
Estruturar o SGQ; Escolher o Organismo Certificador; Realizar a pré auditoria (opcional); Realizar a Auditoria.

19 ESTRUTURAR O SGQ Consiste na etapa de atender aos requisitos da norma de referência. Esta é a etapa de maior demanda de trabalho e também a de maior custo de investimento. A contratação de uma consultoria é recomendada.

20 ESCOLHER O ORGANISMO CERTIFICADOR
Definir quem irá realizar a auditoria. Envolve a contratação de uma empresa. É uma decisão técnica / comercial.

21 REALIZAR PRÉ-AUDITORIA (OPCIONAL)
Auditoria sem impacto na certificação, permite a empresa auditada conhecer a forma de auditar da certificadora. Permite realizar ajustes para não conformidades identificadas antes da auditoria principal.

22 REALIZAR AUDITORIA Evento que definirá a certificação,
realizada por Auditores externos, enviados pelo órgão certificador escolhido.

23 MANUTENÇAÕ DO SGQ Semestralmente ou anualmente devem ser realizadas as auditorias de manutenção, onde são escolhidos aleatoriamente requisitos da Norma a serem auditados.

24 ATIVIDADE Considere que você é o gestor da qualidade de uma empresa. Nesta função você será o responsável por selecionar o organismo certificador. A partir daí realize as seguintes atividades: Pesquise os Organismos Certificadores existentes no Brasil e escolha um entre estes. Para o certificador escolhido, elabore uma apresentação do mesmo. Apresente a lista dos certificadores pesquisados. Justifique as suas escolhas.

25 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA. Utilize o Guia

26 ATIVIDADE Obrigatório colocação da fonte de pesquisa.
Atividades devem ser enviada em .doc ou .docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

27 ATIVIDADE *DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTAO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

28 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões.
A partir desta aula dia 08/01/2013. As datas e horarios das entregas das atividades ou dos debates e dúvidas do chat, serão postados aqui no forum.

29 OBRIGADO! ATÉ A PRÓXIMA AULA. Prof: MARIVALDO OLIVEIRA


Carregar ppt "Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google