A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Alexandre Vasconcelos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Alexandre Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alexandre Vasconcelos (amlv@cin.ufpe.br)
ISO/IEC 12207 Prof. Alexandre Vasconcelos

2 ISO/IEC 12207 Norma internacional cuja primeira versão foi lançada em agosto/1995, consistindo na primeira Norma Internacional que descreve em detalhes os processos, atividades e tarefas que envolvem a aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software Processos de Software Envolvem métodos, técnicas, ferramentas e pessoas

3 Objetivos da norma ISO/IEC 12207
Estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software; Ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software; Facilitar a contratação de produtos e serviços de software; Permitir às organizações executarem projetos de forma mais eficaz.

4 Propósito ou resultado
Formas de descrição do Processo de Software Não detalha o Processo Indica objetivos e resultados apenas Propósito ou resultado Formas de descrição do Processo de software Descrição das atividades e inter-relações Atividade

5 Classes de processos Fundamentais Apoio Organizacionais

6 Processos fundamentais
Aquisição Fornecimento Desenvolvimento Operação Manutenção

7 Processos fundamentais
Aquisição Propósito: Obter um produto ou serviço que satisfaça a necessidade do cliente

8 Processos fundamentais
Fornecimento Propósito: Fornecer um produto ou serviço que atenda aos requisitos acordados com o cliente

9 Processos fundamentais
Desenvolvimento Propósito: Transformar um conjunto de requisitos em um produto de software ou um sistema baseado em software que atenda às necessidades expressas pelo cliente

10 Atividades do Processo de Desenvolvimento
Implementação; Levantamento de requisitos; Análise dos requisitos do sistema; Projeto da arquitetura do sistema; Análise dos requisitos do software; Projeto da arquitetura do software; Projeto detalhado do software; Codificação e testes do software; Integração do software; Teste de qualificação do software; Integração do sistema; Teste de qualificação do sistema; Instalação do software; Teste e aprovação do software

11 Processos fundamentais
Operação Propósito: Operar o produto de software no seu ambiente e fornecer suporte aos clientes desse produto

12 Processos fundamentais
Manutenção Propósito: Modificar o produto de software após sua entrega para corrigir falhas, melhorar o desempenho ou outras características, ou adaptá-los a mudanças no ambiente

13 Gerência de configuração
Processos de apoio Documentação Gerência de configuração Garantia da qualidade Verificação Validação Resolução de problema Auditoria Usabilidade Revisão Conjunta Processos de apoio Avaliação de Produto

14 Processos de apoio • Documentação
– Propósito: desenvolver e manter registradas as informações do software produzidas por um processo. • Gerência de Configuração – Propósito: estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos. • Garantia de Qualidade – Propósito: fornecer garantia de que os produtos de trabalho e processos estejam em conformidade com os planos e condições pré-definidos.

15 Processos de apoio • Verificação
– Propósito: confirmar que cada produto de trabalho de software ou serviço de um processo ou projeto reflete apropriadamente os requisitos especificados. • Validação – Propósito: confirmar que são atendidos os requisitos de um uso específico pretendido para o produto de trabalho de software. • Revisão Conjunta – Propósito: manter um entendimento comum com os stakeholders a respeito do progresso obtido em relação aos objetivos acordados.

16 Processos de apoio • Auditoria
– Propósito: determinar, de forma independente, a conformidade dos produtos e processos selecionados com os requisitos, planos e contratos, quando apropriado • Resolução de Problema – Propósito: assegurar que todos os problemas identificados são analisados e resolvidos

17 Processos de apoio • Usabilidade (introduzido em 2002)
– Propósito: garantir que sejam considerados os interesses e necessidades dos envolvidos, visando a redução das chances de rejeição do sistema pelo usuário • Avaliação de Produto (introduzido em 2002) – Propósito: executar exame e medições sistemáticas para garantir que o produto atende às necessidades especificadas e implícitas dos seus usuários

18 Processos organizacionais
Engenharia de domínio Gerência Infra-estrutura Melhoria Recursos humanos Gestão de programa de reuso Gestão de ativos

19 Processos organizacionais
• Gerência – Propósito: organizar, monitorar e controlar a iniciação e a execução de qualquer processo de forma a atingir as suas metas de acordo com as metas da organização • Infra-estrutura – Propósito: manter um ambiente estável e confiável, necessário para apoiar a execução de qualquer outro processo (hardware, software, métodos, ferramentas, técnicas, padrões e instalações) • Melhoria – Propósito: estabelecer, avaliar, medir, controlar e melhorar um processo de ciclo de vida de software • Recursos Humanos (introduzido em 2002) – Propósito: fornecer à organização os recursos humanos adequados e manter as suas competências consistentes com as necessidades do negócio

20 Processos organizacionais
• Gestão de Ativos (introduzido em 2002) – Propósito: gerenciar a vida dos ativos reutilizáveis desde a sua concepção até a descontinuação • Gestão do Programa de Reuso (introduzido em 2002) – Propósito: planejar, estabelecer, gerenciar, controlar e monitorar esse programa e sistematicamente explorar as oportunidades de reuso • Engenharia de Domínio (introduzido em 2002) – Propósito: desenvolver e manter modelos, arquiteturas e ativos de domínio.

21 Conclusões • A Norma ISO/IEC 12207, por ser internacional, tem sido muito importante para organizações definirem seus padrões e processos do ciclo de vida de software; • A arquitetura da norma é robusta e bem definida, facilitando o desenvolvimento dos processos primários do desenvolvimento de software, • É referência para o modelo de maturidade MPS.BR.

22 Referências [1] Wikipédia – A enciclopédia livre. Disponível em: [2] ISO – International Organization for Standardization. Disponível em: [3]Embrapa – Empresa brasileira de pesquisa Agropecuária. Disponível em: [4] TQC – Controle da qualidade Total (no estilo japonês) – Vicente Falconi, Editora Campus.


Carregar ppt "Prof. Alexandre Vasconcelos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google