A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entrevista Psicológica no Idoso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entrevista Psicológica no Idoso"— Transcrição da apresentação:

1 Entrevista Psicológica no Idoso
Sandra de Mendonça Mallet Telefone contato (31)

2 Entrevista Psicológica
Técnica de investigação cientifica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do método clinico. Relação entre o entrevistado e o entrevistador. Revela dados introspectivos ( a informação do entrevistado sobre os seus sentimentos e experiências), bem como o comportamento verbal e não verbal do entrevistador e do entrevistado.

3 Entrevista Psicológica
Birgham & Moore concebem a entrevista como um processo de ação reciproca entre duas pessoas e afirmam que grande parte desta ação reciproca consiste em gestos, postura, expressão facial e outros meios de comunicação. Inclusive, as palavras adquirem grande variedade de significados e valores, ao serem pronunciadas com inflexões diferentes, ou ao fazerem parte de contextos distintos. Todos esses elementos da comunicação - a palavra falada, os gestos, as expressões, as inflexões - concorrem para o intercâmbio intencional de conceitos que constituem a entrevista.

4 Formas de Entrevista Diretiva, ou fechada - perguntas programadas, já planejadas e em sua seqüência, não altera as perguntas - questionário, mas permite a observação da linguagem não verbal livre, ou não-diretiva, ou aberta - o entrevistador tem ampla liberdade para perguntas e para intervenções , o cliente fala livremente sobre seus problemas e sentimentos semidirigida - o paciente pode iniciar falando, sendo que o entrevistador intervém buscando maiores esclarecimentos.

5 Diversas Abordagens/ Teorias no Atendimento ao Idoso
Segundo Birren - a teoria é a bússola com a qual é possível navegar pelo vasto oceano dos dados. É a maneira pela qual os dados são transformados em explicações significativas sobre os processos e as conseqüências do envelhecimento. Terapia Cognitiva Comportamental Terapia Sistêmica Psicoterapia Junguiana

6 Formulação de Hipóteses ou Perguntas Iniciais
É fundamental , no processo psicodiagnóstico, que o psicólogo colha dados e levante hipóteses, tanto a nível do paciente, como a nível do grupo familiar e do meio ambiente em geral, no qual se insere.

7 O que é importante investigar
Queixa principal ou motivo da consulta. Nem sempre é o problema principal Quase sempre o idoso não pode queixar em casa Sente feliz, só pelo fato de ser escutado , acolhido. Sentimentos em relação a velhice Relacionamento familiar - com quem mora se necessita de ajuda para as AVDs e quem ajuda quantos filhos, netos se são casados, separados (como foi a separação) atendimento idosa coordenadoria qual o filho e neto mais atencioso, carinhoso qual o filho e neto mais distante

8 Perguntas importantes
Qual o papel do idoso na família. Que papel desempenhava antes e agora. Quais as atividades realizadas em família Investigar dadas festivas (natal, dia dos pais/mães, aniversários) Interesse Social Dado importante para saber se existe isolamento social e investigar motivos (violência doméstica, incontinência urinária, depressão etc.) Faz alguma atividade física? Qual? Faz alguma atividade manual Ciclo de amizades e contatos (vizinhos etc.)

9 Continuação da Entrevista
Relacionamento afetivo estado civil se tem parceiro fixo ou não Relacionamento casal Relacionamento dos familiares com o parceiro Sexualidade ( disfunções e inadequações sexuais) Uso do preservativo. Vida profissional e/ou atividades ocupacionais Ocupação anterior e atual Relatar as atividades da semana Se freqüenta algum Grupo de Convivência Se sai sozinho ou se precisa de acompanhante.

10 Entrevista de atendimento
Controle Financeiro Quem faz o controle do dinheiro do idoso. (família contra o relacionamento afetivo por causa dos presentes dos idosos) Se fez algum empréstimo para familiares. Espiritualidade Histórico de Saúde bebida - dado importante - violência doméstica fumante portador de doença crônica - se faz controle médico (dado importante negligencia e auto cuidado

11 Entrevista com o paciente idoso
Se alguém acompanha nas consultas médicas faz uso de algum medicamento - quem busca, se toma sozinho Se tem plano de saúde, quem paga Internações (periodicidade) Quedas freqüentes Hematomas (verificar). Conversar com o cuidador ou familiar presente se necessário, separadamente.

12 Seleção de uma Bateria de Testes e Técnicas
Bateria de teste é o termo empregado para caracterizar o uso de um número determinado de testes e técnicas, e não somente de um único instrumento. (Pope & Scott,1967, p ) O planejamento da bateria de testes deve ser norteado pela necessidade do psicólogo de compreender ampla e dinamicamente o paciente, de acordo com as hipóteses levantadas, assim como pelo tipo de caso e condições do paciente. Pode ser também aplicado em caso de pesquisa.

13 Encaminhamento e Monitoramento
Podem ser um ou mais encaminhamento Prefeitura - Serviços de Atendimento GAPSI (Grupo de Apoio Psicológico ao Idoso) Acompanhamento Jurídico Atendimento familiar Outros serviços da rede de atendimento ao Idoso Encaminhamento para outros profissionais de saúde, solicitando relatório quando necessário. No consultório Terapia Individual, casal, familiar, com os cuidadores Terapia Sexual


Carregar ppt "Entrevista Psicológica no Idoso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google