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Fundamentos de Metodologia
Dra. Maria de Mello Professor M. Aldeir Antônio Neto Rocha
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Um método sistemático de fazer e responder perguntas
O que é Pesquisar? Um método sistemático de fazer e responder perguntas
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Formas de aquisição do Conhecimento
Prática Clínica Autoridade Tradição Dedução lógica Investigação Científica Intuição
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Por quê pesquisa é importante?
1. Pesquisas aprimoram a prática clínica: 1.1. Estabelecem a eficácia do tratamento 1.2. Gera e valida a teoria usada para guiar a intervenção clínica
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Por quê pesquisa é importante?
2. Pesquisa é um aspecto integral de qualquer profissão verdadeira 2.1. Promove a autonomia da profissão 2.2. Distingue a prática profissional da habilidade técnica
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Por quê pesquisa é importante?
3. Pesquisa é um componente de qualquer disciplina acadêmica legítima. O aproveitamento de uma disciplina depende de uma postura investigadora por parte do aluno e estimulante por parte do professor.
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Níveis de Envolvimento com Pesquisa
Consumista Primário: Representa a habilidade de ler e interpretar acuradamente pesquisas publicadas nas revistas. Produtor: Envolve a habilidade de identificar o problema a ser pesquisado, selecionar o método investigativo, coletar e analisar os dados, e interpretar e divulgar os resultados
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Níveis de Envolvimento com Pesquisa
Consumista Profissional: Envolve a habilidade de aplicar e incorporar os achados de estudos e as metodologias aplicadas na prática clínica. Em reabilitação a principal meta de utilizar os achados e metodologias é melhorar o desempenho do cliente ( paciente).
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Passos em uma investigação Científica
1. Identificação do problema 2. Formulação da pergunta ou hipótese 3. Revisão da literatura 4. Desenvolvimento do projeto de pesquisa 4.1. Selecionar o design 4.2. Coletar os dados 4.3. Analisar os dados 5. Interpretar os resultados 6. Partilhar / Divulgar os achados
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Fontes de Idéias para Pesquisa
1. Dúvidas / Questões clínicas 2. Pesquisas prévias: 2.1. Pesquisas próprias 2.2. Pesquisas de outros 3. Previsões teóricas 4. Replicações 5. Necessidade de explicação de um fenômeno 6. Idéias de um mentor ou orientador
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