A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler

2 A Construção do Conhecimento no Meio Acadêmico
4ª aula A Construção do Conhecimento no Meio Acadêmico

3 Procedimentos e Normas de elaboração de trabalhos científicos.
Ao iniciar seus estudos na universidade, o estudante encontra-se diante de novos desafios e novas exigências dos professores. Durante à academia, novo estilo de estudo é exigido aos alunos e por este motivo, torna-se necessário compreender os procedimentos e normas para a elaboração dos trabalhos acadêmicos. É importante, lembrar que o estudante precisa estudar, cotidianamente, visando manter todos os assuntos tratados em aula atualizados.

4 BARROS e LEHFELD, lembram que o estudo realizado em casa pelos estudantes visa:
repensar os temas desenvolvidos em aula; compreender os detalhes que ficaram obscuros; memorizar conceitos importantes; completar o conteúdo tratado pelo professor em aula; decodificar terminologias contidas nos textos; rever e organizar apontamentos das aulas; fazer leituras de textos complementares; fazer exercícios de fixação.

5 Os Trabalhos Acadêmicos:
O Seminário Definição: Segundo BARROS e LEHFELD, o seminário é: ...” um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnica (dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado” ... SEVERINO diz que o objetivo de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de um texto-roteiro, sempre realizado em equipe.

6 Esquema Geral do Seminário
Introdução realizada pelo professor do tema proposto. Apresentação realizada pelo coordenador do seminário fornecendo: Explicação das tarefas a serem realizadas. Orientações aos participantes. Apresentação do cronograma das atividades na classe e escolha dos relatórios dos grupos. Execução coordenadas das atividades propostas, conforme dinâmica escolhida realizada em pequenos grupos. Apresentação das conclusões dos grupos (feita pelos relatores dos diferentes grupinhos) Síntese final de responsabilidade do coordenador geral e do professor.

7 O Resumo Definição: ... “ O resumo é a condensação do texto; é o ato de condensar as ideias principais ou centrais de um texto... põe uma comunicação expressa em linguagem corrente e reduzida, seja narrativa, descritiva ou dissertiva”... (BARROS e LEHFELD) Como elaborar em resumo: Após a leitura do texto, subilinhar as ideias principais de cada parágrafo; Redigir em texto resumo, com base nas ideias do autor que foram subilinhadas; Atenção: Usar frases breves, objetivas conservando o pensamento do autor do texto. Acrescente a referência bibliográfica do texto ou livro.

8 Resenha Definição É uma síntese geral, informativa e avaliativa de livros, capítulos, artigos das mais diferentes áreas do conhecimento e que serve, por conseguinte, para orientar as opções e o interesse do leitor. Além da síntese do texto (resumo) que segue as etapas apresentadas anteriormente, são feitas apreciações críticas da obra ou texto lido. As avaliações críticas podem aparecer ao final da síntese ou resumo ou podem ser colocadas ao longo do texto.

9 Esquema Definição: ...” O esquema é expresso através de ideias centrais do texto; é a representação gráfica do que se leu. Um esquema pode ser feito com chaves, colunas ou itens numéricos”... (BARROS e LEHFELD). Como elaborar um esquema: Ser fiel ao texto original; Ter uma estrutura lógica; Ser flexível e funcional; Ter a idéia clara do conteúdo do texto sintetizado; Apresentar um raciocínio lógico.

10 Tipos de esquema ROTEIRO
É a colocação do esquema (síntese do texto) em tópicos numerados. QUADRO SINÓTICO É a colocação do esquema (síntese do texto) em tópicos usando chaves ou colunas.

11 Referências Bibliográficas
BARROS, A . J. da S. e LEHFELD, N. A . Fundamentos de Metodologia Científica: um guia para a iniciação científica, 2ª ed. S.P:2000.

12 TAREFAS Escolher um texto sobre o Conhecimento.
LAVILLE, C. e DIONNE, J. O. Nascimento do Saber Científico. In: A Construção do Saber. Belo Horizonte e Porto Alegre: UFMG e Artmed, (Cap. 1 pag.17 a 30). Ou CERVO, A. L. O conhecimento Científico. In: Metodologia Científica. São Paulo. Pretence Hall, (cap. 1 pag. 6 a 11). Elaborar: Um resumo (tipo texto). Um esquema. quadro sinótico. roteiro.


Carregar ppt "Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google