A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amor Humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amor Humano."— Transcrição da apresentação:

1 Amor Humano

2 Índice: -O amor e as suas manifestações artísticas;
-A amizade e o namoro; -A sexualidade e a abertura à vida; -Vivência problemática na sexualidade ; -A família; -O amor e a família na bíblia; -Os desafios para uma vivência responsável no amor; -Provérbios de amor; -Conclusão; -Web grafia.

3 O amor e as sua manifestações artísticas:
Não é fácil definir o amor. Mas também não é difícil exprimir o que é amar. Amar pode ser gostar tanto de alguém que se quer saborear a sua constante presença. Amar é sobretudo querer o bem do outro e agir de acordo com esta vontade. O amor é uma decisão: é uma deliberação pessoal que envolve não só as emoções, mas também a razão e a vontade.

4 Continuação O amor é um elemento tão determinante da vida humana que foi e continua a ser tema de enumeras obras de arte e produções culturais. Tanto na poesia e na literatura em geral, como na pintura, escultura, arquitectura ou música. O amor é tema recorrente.

5 Amor Emoção Compromisso Relação Decisão Solidariedade Amizade Namoro
Felicidade

6 A amizade e o namoro: A adolescência é uma fase da nossa vida em que temos grandes amizades , da construção de relações estáveis, que muitas vezes persistem para toda a vida. É neste ambiente que surgem as primeiras paixões. Quando sentimos que a outra pessoa com quem partilhamos algum do nosso tempo pode ser a resposta para os nossos sonhos e desejos, essa pessoa torna-se única na nossa vida.

7 A sexualidade e a abertura à vida:
A sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, carinho, confiança. Manifesta-se no modo como nos sentimos, tocados e como somos tocados. A relação sexual( abertura à vida) é essencial para a sobrevivência da humanidade. Sem a fecundidade, acontecia a extinção da espécie humana.

8 Sexualidade Alargamento ao NÓS Construção do EU Abertura ao TU

9 Vivência problemática na adolescência:
Assédio sexual: Não é uma brincadeira contraditória , é sim uma forma de agressão através de olhares incómodos, bilhetes cheios de segundas intenções, á qual atenta contra a dignidade da pessoa. Pedofilia: Trata-se da violação ás crianças através da atração erótica dos adultos causando-lhes sofrimentos e traumas profundos. Prostituição: É a compra e venda do corpo. A pessoa que faz da prostituição o seu modo de vida trata-se de obter dinheiro ou favorecimento de vária ordem. Pornografia: É a exposição do corpo e de práticas sexuais com o objetivo de criar prazer ao observador ou leitor. Publicidade: Consiste no uso abusivo da beleza do corpo humano direcionado à vende de produtos.

10 Homossexualidade: É a atração erótica entre pessoas do mesmo sexo
Homossexualidade: É a atração erótica entre pessoas do mesmo sexo. Transexualidade: Os transexuais desejam viver e ser aceites como se fossem do sexo oposto. Masturbação: É a prática erótica que consiste na auto- estimulação dos órgãos genitais com o objetivo de obter prazer sexual.

11 Continuação Relação sexual precoce: É a atividade sexual antecipada. Os adolescentes, na ansiedade de experimentar tudo e gozar o mais possível têm relações sexuais sem estarem minimamente preparados para tal, depois podem-se expor a desgostos, a doenças sexualmente transmissíveis ou gravidezes indesejadas. Gravidez na adolescência: Até aos 16 anos de idade apresentam muitos riscos físicos, psíquicos e sociais por vezes muito graves.

12 Família: A família é a primeira escola de sociabilidade. O ser humano nasce indefeso e incapaz de se defender durante um período de tempo. Os pais têm a responsabilidade de tomar os cuidados necessários para os filhos para que eles possam crescer e, consequentemente tornarem-se cidadãos responsáveis. É nestas alturas que se manifesta a importância da família.

13 Célula primordial da sociedade
Família: Célula primordial da sociedade Aprendizagem dos valores Núcleo protetor Integração social Deveres do estado: Assegurar os direitos e liberdades das famílias. Deveres: Cuidar das crianças e dos idosos, Colaborar nas tarefas de casa; Partilhar os bens, o tempo, a atenção; Respeitar os outros membros da família; Obedecer aos mais velhos. Direitos: Habitação; Trabalho; Proteção; Liberdade.

14 O amor e a família na bíblia:
Os Homens desde sempre amaram. A bíblia interpreta esse amor á luz de um modelo divino. A relação matrimonial é comparada a aliança ou a relação amorosa de deus com o seu povo. O marido ama a mulher porque ela constitui com ele uma unidade vital.

15 Os desafios para uma vivência responsável no amor:
A fidelidade é a vivência responsável no amor. Dizemos que somos responsáveis quando refletimos antes de agir, pensando nas consequências das ações.

16 Provérbios de amor: Onde manda o amor, não há outro senhor. O amor é cego, mas vê. Quando o amor nos visita, a amizade se despede.

17 Web grafia O grande livro dos provérbios
Manual de EMRC: Livres para amar 8 Motor de busca: Google Google_imagens

18 Ficha Técnica Trabalho elaborado por: Beatriz Miranda nº2 Beatriz Moreira nº3


Carregar ppt "Amor Humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google