Carregar apresentação
PublicouIsabelly Velo Alterado mais de 10 anos atrás
1
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Artigo Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia Prof.: Janine Koenig Soares, Msc.
2
ARTIGO Um artigo, de acordo com a ABNT, pode ser definido como um “texto com autoria declarada, que apresenta e discute de ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas área de conhecimento.”
3
Como tal, ele trata de um problema científico de pesquisa e é produzido com uma abordagem mais ou menos completa desse problema, podendo trazer uma contribuição original ao desenvolvimento desses conhecimentos, ou constituir-se numa revisão de contribuições e informações já publicadas.
4
Estrutura do artigo Título e subtítulo:
Que expresse seu conteúdo, devem figurar na página de abertura do artigo. deve estar na primeira linha da primeira página, em posição centralizada, com tipo de fonte Arial, tamanho 14, em negrito, com todas as letras maiúsculas e em espaçamento simples. Artigos em português devem ter título e subtítulo em português e inglês. Nomes dos autores: o nome do primeiro autor deve vir duas linhas abaixo do título alinhado a direita, com letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo. O nome dos demais autores (caso houver) deve constar na linha abaixo do primeiro autor. Não devem ser utilizadas abreviaturas nos nomes dos autores.
5
Resumo: Deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter citações. Verbo na voz ativa e na 3º pessoa do singular.
6
Resumo: duas linhas abaixo do nome dos autores, o resumo deve ser na própria língua do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. Palavras chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave. Sugerem-se três palavras-chave no mínimo e cinco no máximo, em português, separadas por ponto, com todas as letras em minúscula, fonte Arial, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. Abstract: deve vir duas linhas abaixo do resumo Deve-se utilizar texto com fonte Arial, justificado, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.
7
Exemplo Resumo O objetivo deste documento é apresentar o modelo de formatação de artigo como requisito parcial do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os Cursos de Pós- Graduação da FUCAP. Palavras-Chave: TCC. FUCAP. Formatação de Artigo. Abstract The objective of this document is to present the model of article formatting as partial requirement of the Work of Conclusion of Course for the Courses of Masters degree of FUCAP. Keywords: TCC. FUCAP. Article Formatting.
8
Estrutura do artigo Título e subtítulo Autoria Resumo Palavras chave
Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências Apêndices Anexos
9
INTRODUÇÃO Expõe a finalidade e os objetivos do trabalho, de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. Deve apresentar: Assunto objeto do estudo; Ponto de vista sob o qual foi abordado; Trabalhos anteriores que abordam o tema; Justificativa (importância) que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, os objetivos, escolha do método e principais resultados.
10
DESENVOLVIMENTO Parte principal e mais extensa do trabalho.
Deve apresentar a fundamentação teórica dos tópicos abordados para atingir o objetivo proposto, a metodologia, os resultados e a discussão. Nos artigos originais, quando relatam resultados da pesquisa, o desenvolvimento mostra a análise e a discussão dos resultados. Divide-se em seções e subseções.
11
Para numerar as seções, sugere-se o seguinte modelo:
1 INTRODUÇÃO (Seção primária ) 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Seção primária) 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Seção secundária) 2.1.1 Fatos Históricos (Seção Terciária ) Modelos de Sistemas de Informação (Seção Quaternária) (itálico)
12
CONCLUSÃO Sintetiza os resultados obtidos e destaca a reflexão conclusiva do autor Devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos Devem ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros Para artigos de revisão deve-se excluir material, método e resultados.
13
REFERÊNCIAS: Elemento obrigatório, lista ordenada de documentos citados no artigo.
APÊNDICES: texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. ANEXOS: textos ou documento não elaborado pelo autor, que serve de comprovação, fundamentação, ilustração.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.