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PublicouHeitor Carreira Alterado mais de 9 anos atrás
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Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em
Psicologia
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Aprender Educar
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Aprender Diferentes estímulos do ambiente
Surgimento de conexões neuronais e circuitos (plasticidade cerebral) Aprender
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Aprender Determinariam períodos mais sensíveis para adquirir determinadas funções Aprender línguas na infância
5
A plasticidade cerebral não tem limite de idade,
mas existem os “períodos de maior sensibilidade”
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O cérebro está naturalmente apto para comunicação
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Ressonância Magnética Funcional
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Permite ver qual a área cortical ativada em determinada tarefa
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Aprender Formação e seleção de sinapses
Seleção de neurônios (apoptose) Alterações de genes Organização do mapa cortical
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A aprendizagem leva a alterações estruturais do cérebro
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E o que é Educar ?
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Educar Educar significa oferecer e organizar os estímulos existentes no ambiente objetivando determinado aprendizado
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Leitura requer educação
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Educação musical
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A cada nova experiência do indivíduo redes de neurônios são rearranjadas, outras tantas sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis. Portanto, "o mapa cortical está sujeito a constantes modificações com base no uso ou atividade de seus caminhos sensoriais periféricos" (Kandel)
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E as vivências afetivas, como são processadas ?
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Neurobiologia da Criança Maltratada
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Criança Maltratada pode sofrer danos permanentes em estruturas neurais que a predispõem a comportamento anti-social no futuro
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O cérebro masculino é igual ao feminino ?
Homens e mulheres aprendem de maneira semelhante ?
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Estudos em Humanos Memória para eventos emocionais – as mulheres se atem a detalhes (amígdala esquerda) e homens se atem ao essencial (amígdala direita). Diante de fotos emocionalmente desagradáveis, a onda P300 nos homens é mais exagerada no hemisfério direito e nas mulheres no esquerdo O hipocampo é maior nas mulheres A produção de serotonina nos homens é 52%maior que nas mulheres.
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Estudos com animais Testes que envolvem aprendizado mostram que sob estresse agudo os ratos machos melhoram a performance e as fêmeas diminuem. Fêmeas são mais resistentes a estresse crônico do que machos. Em ambientes estimulantes as fêmeas aumentam as conexões entre neurônios no hipocampo, o que não se vê nos machos
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Atenção, motivação E aprendizado
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Gonzales e cols. Mesulam Córtex Parietal posterior Córtex Frontal
Fig. 2 - Estruturas cerebrais envolvidas nos diferentes sistemas de atenção segundo Gonzales e cols. (1997) e Mesulam (1990) Gonzales e cols. Sistema de alerta Sistema anterior da atenção Sistema posterior da atenção Mesulam Córtex Frontal Córtex Parietal posterior Colículos superiores Formação Reticular Caudado Tálamo
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Conclusão Educação Cérebro experiências Fatores Biológicos
Fatores Ambientais Cérebro experiências
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