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GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

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Apresentação em tema: "GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

2 Gestão da Inadimplência
Hierarquia Organizacional C Diretoria Comercial CB Gerência de Novos Negócios CBC Coordenadoria de Gestão de Créditos

3 Gestão da Inadimplência
COMPETÊNCIA Combater a inadimplência da empresa relativa as carteiras de consumo, parcelamento e serviços. OBJETIVOS Atuar intensamente e de forma contínua na redução dos índices de inadimplência, buscando mantê-los, sempre que possível, os menores; Atuar preventivamente nos fatores geradores responsáveis pelo crescimento da inadimplência; Melhorar as ferramentas de gestão, objetivando torná-las cada vez mais eficazes.

4 Gestão da Inadimplência
FONTE DO SUCESSO VONTADE POLÍTICA PLANEJAMENTO FERRAMENTA ADEQUADA APOIO JURÍDICO

5 Gestão da Inadimplência
VONTADE POLÍTICA VONTADE POLÍTICA Fator preponderante para o êxito do negócio; Ingerência no processo administrativo; Equilíbrio na equação político/administrativa.

6 Gestão da Inadimplência
PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO Levantamento dos débitos; Classificação dos débitos segundo a categoria: Residencial, Público, Comercial e Industrial; Agrupam códigos de consumidor em conformidade com a titularidade; Ordenar devedor por ordem decrescente de valor do maior para o menor; Definir etapas de cobrança e ferramentas mais adequadas para cada seguimento. Cobrar atentando-se para o limite do prazo prescricional.

7 Gestão da Inadimplência
FERRAMENTA ADEQUADA FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CRÉDITOS Cadastro (Higienizado e Enriquecido); Interrupção do Fornecimento de água; Protesto (Termo de Confissão de Dívida) e Negativação; Ação de Cobrança Extrajudicial (Amigável); Ação de Cobrança Judicial (Jurídico); Ação de Execução Judicial (Jurídico); Relatórios de Gestão / Indicadores; Leis e Normas Regulamentares; Negociação de Serviços e Débitos; Gestão de Protestos.

8 Gestão da Inadimplência
APOIO JURÍDICO APOIO JURÍDICO Ações integradas sustentadas na legalidade; Agilidade e determinação na tomada de decisão; Organização e controle.

9 Gestão da Inadimplência
Cobrança Referente: Ligações de Água – Ativas Procedimento: Corte de Água Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

10 Gestão da Inadimplência
Cobrança Referente: Ligações de Água - Inativas Procedimento: Cobrança Extrajudicial Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

11 Gestão da Inadimplência
Cobrança Referente: Carteira de Parcelamento e Serviços – Títulos em atraso Procedimento: Execução Judicial Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

12 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Figura 1 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico) - Adimplência no Período Tabela 1 – Demonstrativo Comparativo (%) - Adimplência no Período Exercício 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 180 dias = > 90,17% 92,53% 92,65% 95,18% 94,44% 93,04% 96,53% 98,76% 96,96% 90 Dias 87,5% 91,10% 91,05% 94,69% 94,08% 91,87% 94,01% 97,10% 95,85% 60 Dias 86,15% 90,22% 89,64% 92,93% 92,77% 90,57% 92,23% 95,03% 94,30% 30 dias 82,60% 85,99% 83,79% 85,20% 85,06% 82,58% 84,64% 88,73% 88,71% Vencimento 62,78% 66,50% 65,79% 66,65% 65,13% 64,74% 66,76% 71,57% 72,41% FONTE: DW OBS: Ligações Ativas + Inativas

13 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Figura 2 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico) - Inadimplência no Período Tabela 2 – Demonstrativo Comparativo (%) - Inadimplência no Período Exercício 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 180 dias = > 9,83% 7,47% 7,35% 4,82% 5,56% 6,96% 3,47% 1,24% 3,04% 90 Dias 12,75% 8,90% 8,95% 5,31% 5,92% 8,13% 5,99% 2,90% 4,15% 60 Dias 13,85% 9,78% 10,36% 7,07% 7,23% 9,43% 7,77% 4,97% 5,70% 30 dias 17,40% 14,01% 16,21% 14,80% 14,94% 17,42% 15,36% 11,27% 11,29% Vencimento 37,22% 33,50% 34,21% 33,35% 34,87% 35,26% 33,24% 28,43% 27,59% FONTE: DW OBS: Ligações Ativas + Inativas

14 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Tabela 3 – Corte de Água Tabela 4 – Religação de Água

15 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Figura 3 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico)

16 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Tabela 5 – Demonstrativo Comparativo de Títulos em Protestos

17 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Tabela 6 – Ação Extrajudicial

18 Gestão da Inadimplência
RESULTADOS Tabela 7 – Execução Judicial Tabela 8 – Protocolos do setor Jurídico

19 Gestão da Inadimplência
METAS PARA O EXERCÍCIO DE 2014 Contratação de Serviços de Higienização e Enriquecimento da Base de Dados da Empresa; Contratação de Serviços de Anotação de Pendências Financeiras de Pessoas Físicas e Jurídicas (negativação); Contratação de Serviços de Pesquisa e Consulta On-Line de Pessoas Físicas e Jurídicas; Aquisição do SIM – Sistema de Informação Municipal.

20 Gestão da Inadimplência
“O rio atinge seus objetivos porque contorna os obstáculos.”

21 Coordenador de Gestão de Créditos
Roberto Cordeiro Coordenador de Gestão de Créditos Telefone: (19) /


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