A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe de palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe de palavras."— Transcrição da apresentação:

1 Classe de palavras

2 Classe de palavras As palavras podem ser de dois tipos quanto à sua flexão: variáveis ou invariáveis. Palavra variável é aquela que pode alterar a sua forma. Palavra invariável é aquela que tem forma fixa. Dentre as formas variáveis e invariáveis, existem dez classes gramaticais:

3 substantivos Os substantivos são palavras que usamos para nomear os seres e as coisas. Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.

4 Artigos São amigos inseparáveis do substantivo, pois toda vez que tiver artigo o mesmo estará se referindo a um substantivo. Esta referência poderá ser definindo ou indefinindo. Artigos definidos: tem a função de caracterizar o ser ou objeto em particular. Artigos indefinidos: tem a função de apresentar um elemento qualquer de uma espécie, ou seja, sem particularizar.

5 Adjetivos Adjetivos são palavras que caracterizam o substantivo atribuindo-lhes qualidades, estados, aparência, etc.

6 Adjetivos Grau dos adjetivos

7 Numeral Numeral é uma das palavras que se relaciona diretamente ao substantivo, dando a ideia de número.

8 Pronome Palavra que pode acompanhas ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso. Pronomes pessoais: Pronomes possessivos:

9 Pronome

10

11 Advérbio Palavra invariável que modifica essencialmente o verbo, exprimindo uma circunstância.

12 Preposições Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas. Exemplo: Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir. [amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição]

13 Conjunções Termo que liga duas palavras, dois membros de uma oração ou duas orações. Exemplos: E: exprime ideia de adição (aditiva). Mas: relaciona pensamentos em contraste ou oposição. Quando: conjunção temporal. Se: conjunção que exprime condição.

14

15 Interjeição É uma palavra ou expressão que traduz emoção súbita, a surpresa e desejo de forma viva, sem utilizar uma estrutura lingüística. A Interjeição eqüivale a uma frase pois sintetiza aquilo que só um enunciado composto pode traduzir. É quase sempre seguida por um ponto de exclamação, embora às vezes a entonação de voz exija outra pontuação: “Ah menino, não deixe a alegria morrer...”.

16 Interjeição Classificação das Interjeições
Exemplos de Interjeições e os estados emocionais que elas expressam: A) Alegria: Ah!, Oh!, Oba!, Viva!, Ora!, etc. B) Advertência: Cuidado!, Atenção!, etc. C) Afugentamento: Fora!, Rua!, Passa!, Xô!, etc. D) Alívio: Ufa!, Graças a Deus!, etc. E) Animação: Coração!, Avante!, Vamos!, etc. F) Aplauso: Bravo!, Bis!, Mais um!, etc.


Carregar ppt "Classe de palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google