A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fungos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fungos."— Transcrição da apresentação:

1 Fungos

2 ● Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, leveduras, mofos, cogumelos e orelha-de-pau. ● São organismos eucariontes, aclorofilados e heterótrofos. ● Se alimentam absorvendo nutrientes do meio em que vivem através de enzimas que são liberadas e se instalam no meio em que o fungo vive degradando a matéria orgânica. O produto desse processo é absorvido pelo fungo. ● Geralmente vivem em ambientes úmidos, terrestres ou aquáticos que são ricos em matéria orgânica. ● Os fungos tem uma importância muito grande nos ecossistemas, pois decompõem a matéria orgânica juntamente com as bactérias; são utilizados como alimento; e utilizados no processo de produção de bebidas alcóolicas, fermentação de pães, leite e queijos.

3

4 Características Gerais dos Fungos
● Reserva de glicogênio; ● Parede celular formada de quitina; ● Produzem esporos para a reprodução; Os fungos possuem filamentos chamados hifas (que são capazes de liberar as enzimas para a digestão do fungo). Um conjunto de hifas torna-se um micélio. As hifas são formadas por uma massa citoplasmática que nela estão mergulhados vários núcleos. Essas são as hifas cenocíticas. As hifas septadas são aquelas em que há apenas um ou dois núcleos.

5

6 Classificação dos fungos
Os fungos são classificados em 3 grupos taxonômicos: os Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos. Os ascomicetos e basidiomicetos se diferenciam dos zigomicetos pela presença de “ corpos de frutificação” (que são as estruturas reprodutivas), respectivamente; ascocarpo e basidiocarpo. Um exemplo de basidiocarpo pode ser o cogumelo.

7 Zigomicetos ● São espécies utilizadas na fabricação de molho de soja, ácidos orgânicos, esteróides e pílulas anticoncepcionais. ● São compostos pelas hifas cenocíticas mas há alguns zigomicetos unicelulares.

8 Ascomicetos ● São uni ou multicelulares. ● Algumas espécies de ascomicetos produzem substâncias que podem ser utilizadas como antibiótico, por exemplo o fungo Penicillium chrysogenum e do Penicillium notatum, que é utilizado na produção da penicilina. ● Algumas espécies de ascomicetos são utilizadas na fabricação de queijos roquefort e camembert. Outros são utilizados como alimento, por exemplo as trufas (Tuber), apreciadas principalmente na França.

9

10 Basidiomicetos ● São multicelulares e bem desenvolvidos. ● Existem os basidiomicetos unicelulares que apresentam o micélio com hifas septadas. ● Apresentam o basidiocarpo (corpo de frutificação) em forma de chapéu. ● São exemplos de basidiomicetos o fungo orelha-de-pau, e os cogumelos do gênero Agaricus, que é utilizado como alimento. ● Alguns basidiomicetos do gênero Amanita muscaria e Amanita phalloides, não devem ser ingeridos pois podem causar sérios danos ao sistema nervoso e levar até a morte.

11

12 Líquenes ● Os líquenes são organismos formados a partir da associação de fungos e algas ou cianobactérias unicelulares. Os fungos que participam dessa associação geralmente são ascomicetos, mas há líquenes com basidiomicetos. ● As algas ou cianobactérias são autótrofas e realizam a fotossíntese fornecendo alimento para o fungo, que oferece proteção á alga e retém sais e umidade que são necessários para ambos. ● Os líquenes se instalam em troncos de árvores, rochas, muros e postes.

13 Reprodução do líquenes
● Os líquenes se reproduzem assexuadamente. ● A reprodução é feita através de propágulos vegetativos que são estruturas constituídas de células meristemáticas que se desprendem de uma planta adulta para dar origem á uma nova geneticamente igual. Denominamos os propágulos vegetativos dos líquenes de sorédios. ● Cada sorédio é formado de poucas algas e é uma estrutura pequena que pode ser facilmente transportada pelo vento.

14


Carregar ppt "Fungos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google