A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte e seus sentidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte e seus sentidos."— Transcrição da apresentação:

1 A arte e seus sentidos

2 A arte e seus sentidos Antes de se entender o que é a arte, faz-se necessário entender o que é cultura. Cultura é o conjunto de manifestações humanas no sentido de adequar o meio para a sobrevivência do homem e seu bem- estar. Mesmo em um mundo globalizado, cada povo desenvolve suas próprias manifestações, algumas são organizadas, outras não. Há também manifestações mais simples e outras mais complexas. Entretanto, cabe ressaltar que não há cultura melhor nem pior que a outra, existem, somente, culturas diferentes.

3 A arte e seus sentidos A humanidade também cria objetos que são de utilidade imediata, prática, para uso corriqueiro, mas também “expressões” que dizem das visões, sentimentos, formas diferenciadas de expressar o mundo que a cerca e que não se prendem ao critério da funcionalidade. A arte não tem utilidade imediata, prática, porque não é criada para esse fim. Falar da arte é falar de beleza e também do belo. Belo e beleza são conceitos relativos, uma vez que se modificam de acordo com o momento histórico e também com a cultura de cada povo.

4 A arte e seus sentidos O belo é produto da sensação, fruto de uma percepção individual, relacionando-se com a dimensão concreta da realidade. A beleza, por sua vez, é de natureza abstrata, pois escapa aos nossos sentidos. O homem, ao longo dos séculos, tenta traduzir o belo como uma maneira de transcender a si mesmo, na busca de se eternizar, de se imortalizar por meio de sua obra. É uma espécie de busca pela elevação, busca para chegar se aproximar do divino.

5 Virgem das Rochas. 1503/1506. Leonardo da Vinci.
As três graças. 1503/1506. Peter Paul Rubens

6 Díscobolo. Míron. Grécia Antiga.
Cena de família. Almeida Júnior. Século XIX

7 Catedral de Brasília. Década de 1950
Igreja de São Francisco

8 A arte e seus sentidos 1. Como se pode comprovar formalmente que as obras de artes explicitadas são de épocas diferentes? 2. Cada época tem seu modo próprio de ver a realidade e retratá-la. Comente as diferenças e as possíveis semelhanças que se podem perceber nas pinturas e, depois, nas esculturas. 3. Você acha que seria possível que uma obra com características mais recentes fosse reproduzida no passado e vice-versa? Justifique.


Carregar ppt "A arte e seus sentidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google