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Gerenciando a Tecnologia da Informação

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Apresentação em tema: "Gerenciando a Tecnologia da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciando a Tecnologia da Informação
Prof. Msc. Luiz Fernando de Oliveira Silva Maio/2009

2 Agenda Conceitos Básicos TI Governança de TI TI e objetivos de negócio
Frameworks/Modelos para TI Atuação como Gerente de TI Conclusões

3 Conceitos Básicos TI TI – Tecnologia da Informação
É o termo que engloba toda tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e usar informação em seus diversos formatos. É um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações na mesma palavra

4 Conceitos Básicos TI TI – Tecnologia da Informação
Conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação

5 Responsabilidade Financeira Cumprimento às Normas e padrões
O que se quer da TI? TI Qualidade Produtividade Foco no cliente Inovação Responsabilidade Financeira Foco em resultado Cumprimento às Normas e padrões

6 Tecnologia da Informação
A TI necessita desenvolver a sua estratégia de prestação de serviços!!!

7 Tecnologia da Informação
Agregar o valor ao negócio Garantir a continuidade do negócio Gerenciar Riscos de TI Segurança da Informação Gerenciar Recuperação de Serviços Atender ao Requisitos de compliance Serviços de TI Processos de TI Estratégias para TI

8 Governança de TI Gestão dos processos de TI
Otimização da qualidade dos serviços Uso adequado dos recursos Alinhamento com o negócio

9 Exemplo Governança (ou melhor de não Governança)
Uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas: com processadores velozes muita memória e placa de vídeo 3D Para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede A companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários.

10 Exemplo 2 Governança Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores: com vídeo integrado à placa-mãe (onboard) e monitor de 15" para profissionais que trabalham com Autocad. Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 17". Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão menor daria mais trabalho aos profissionais. Neste caso, percebe-se que a aquisição das máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usuário.

11 Governança de TI 3 pontos fundamentais
Quais decisões devem ser tomadas para garantir um uso e uma gestão apropriados da TI? Quem deve tomar estas decisões? Como tomá-las e monitorá-las?

12 Governança de TI Empresas com governança de TI superior tem lucros no mínimo 20% maiores do que as com má governança, considerados os mesmos objetivos estratégicos.

13 Governança de TI O grande desafio do Governante de TI é o de transformar os processos em “engrenagens” que funcionem de forma sincronizada a ponto de demonstrar que a TI não é apenas uma área de suporte ao negócio e sim parte fundamental da estratégia das organizações.

14 Frameworks/Modelo de TI
COBIT - Control Objectives for Information and related Technology. ITIL - Information Technology Infrastructure Library CMMI - Capability Maturity Model Integration Seis Sigma PMBOK Project Management Body of Knowledge eSCM - Service Provider Capability Maturity Model. BSC – Balanced Scorecard ISO Código de prática para a gestão da segurança da informação.

15 Frameworks/Modelo de TI
De acordo com a revista Info Exame (edição 266): Entre as 100 empresas que mais investem em TI, 78% delas utilizam o ITIL - Information Technology Infrastructure Library, 66% utilizam o PMI - Project Management Institute, que são melhores práticas para gerenciamento de projetos em TI, 51% utilizam o Cobit, framework dirigido para gestão de TI, que contempla alguns aspectos de auditoria.

16 Frameworks/Modelo de TI
Estrutura COBIT

17 Governança de TI e Frameworks
Fazer as coisas certas Estratégia Fazer Certo as coisas Processo

18 Como ser um Gestor de TI? Sempre procuro levantar as necessidades internas e externas Internas: por meio de feedback dos colaboradores Conhecimento do processo administrativo e gerencial Externas: participação em eventos, seminários, congressos Ouvir os clientes

19 Atuação como Gerente de TI
Alguns exemplos de Atividades Internas Orientação do desenvolvimento de um sistema para planejamento orçamentário Desenvolvimento de um sistema para gerenciamento de contratos Estabelecimento de um processo de contabilização de horas trabalhada por projetos

20 Atuação com Gerente de TI
Capacitação Treinamento de equipe Métricas Gerenciamento de Ativos (computadores, redes, servidores)

21 Atuação com Gerente de TI
Cássio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner, A diferença entre expectativa e resultado acontece porque o próprio líder da iniciativa não tem uma idéia clara, logo no início, sobre onde está sua empresa e sobre o quer atingir com o projeto. “Empresas geralmente têm deficiência em métricas. Temos um estilo mais informal e o pessoal geralmente se orgulha de fazer as coisas com um ‘jeitinho brasileiro’. Por outro lado, a gestão moderna está construída em cima das métricas”

22 Links para consulta

23 Obrigado


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