A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta"— Transcrição da apresentação:

1 NBR 6028 - Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Maria Genoveva Lemos

2 Definição A ABNT define resumo como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto". difunde informações de tal modo que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo .

3 Deve ressaltar: o objetivo; o método; os resultados;
as conclusões do trabalho.

4 Estrutura do resumo referência da obra; (exceto quando inserido no próprio documento) resumo do conteúdo; palavras-chave. (separadas entre si por ponto)

5 Tipos de resumos: Indicativo: Informativo:
refere-se às partes mais importantes do texto sem apresentar dados qualitativos ou quantitativos; não dispensa a leitura do original. Informativo: pode dispensar a leitura do texto original;

6 Exemplo de Resumo Indicativo
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou, p. Estudo realizado sobre redações de vestibulandos da FUVEST.Examina os textos com base nas novas tendências dos estudos da linguagem, que buscam erigir uma gramática do texto, uma teoria do texto. São objeto de seu estudo a coesão, o clichê, a frase feita, o "não-texto" e o discurso indefinido. Parte de conjecturas e indagações, apresenta os critérios para a análise, o candidato, o texto e farta explicação.

7 Redação de resumo Técnica
1a. frase significativa – explica tema principal do documento; a seguir deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação, etc) deve ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de uma enumeração de tópicos; Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular

8 Redação de resumo Técnica
Deve-se responder: o que o autor pretende demonstrar? de que trata o texto? Deve-se ater às idéias principais do texto e a sua articulação. Muito importante nesta fase é distinguir as diferentes partes do texto. A fase seguinte é a de identificação de palavras-chaves. Finalmente, passa-se à redação do resumo.

9 Redação de resumo Técnica
Evitar: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; fórmulas, equações, diagramas,a não ser que seja imprescindível;

10 Nota Deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo. Portanto, o resumo é constituído de um só parágrafo.

11 Quanto à extensão o resumo deve ter:
de 50 a 100 palavras para notas e comunicações breves; de 100 a 250 palavras para artigos; de 150 a 500 palavras para TCCs, monografias, relatórios, teses e dissertações.

12 Outras recomendações redigir em linguagem objetiva;
não apresentar juízo crítico; evitar a repetição de frases inteiras do original; respeitar a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados.


Carregar ppt "NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google