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Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto

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Apresentação em tema: "Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto placido.neto@ifrn.br

2 RECURSOS HUMANOS

3 Agenda Introdução; Equipe; Estágios de Desenvolvimento do Grupo (EDG); Liderança: Estilos de Liderança; Competência e Responsabilidade; Acordo; Objetivos; Acompanhamento; Conclusão

4 Introdução A melhor maneira de manter o controle de um projeto é ter cada membro da equipe no controle do seu próprio trabalho. A gerência de pessoas tem o foco na formação da equipe; e motivação e a persuasão dos membros.

5 Introdução As pessoas não pertencem ao gerente de projeto; A equipe deve ser montada para o projeto; Equipes não aparecem do nada; Equipes são criadas e desenvolvidas.

6 Equipe Ter autoridade não garante ao gerente que as pessoas irão obedecer às ordens; É preciso que as pessoas realmente queiram fazer as coisas da forma como o gerente PEDE. É preciso conhecer o desenvolvimento de cada membro, influenciar e persuadi. Objetivo: Fazer o que tem que ser feito.

7 Equipe Uma equipe eficaz começa com um propósito claro; Resultados esperados: Ótima produtividade; Bom relacionamento e respeito; O caminho é: Delegar de forma correta; bom relacionamento; comunicação; flexibilidade e reconhecimento.

8 Equipe Tarefa Atividade que será executada; Limite Escopo do que será feito; Regras claras e planejamento para cumprir o que foi definido; Desempenho Orçamento; prazo; entrega; esforço. Prazo final Duração máxima da tarefa; Cliente A quem o esforço esta sendo dirigido

9 Equipe Os objetivos devem ser classificados por período de tempo Curto; Médio; Longo. Qualquer ferramenta que utilize gráfico de Gantt pode gerenciar de forma fácil os prazos e tarefas individuais.

10 Equipe Após o planejamento dos objetivos a equipe deve priorizar as atividades. De curto prazo; Tarefas que ninguém deseja fazer por causar um desconforto, geralmente é terceirizada pelo gerente; Tais tarefas não podem ser ignoradas. Para uma equipe ser bem-sucedida, ninguém pode ser sacrificado nem poupado.

11 Equipe Característica de uma equipe eficaz: Os objetivos são claros e todos sabem o que devem fazer; Todos assumem um grau de responsabilidade pela liderança; Participação ativa de todos; Se sentir valorizado e apoiado pelo outro; Os membros da equipe escutam a opinião exposta; Diferença de opiniões são respeitadas; A equipe gosta de trabalhar junto; o convívio é prazeroso.

12 Equipe Fases da equipe: Formação (formação da equipe  dúvidas); Maturação (conflitos  mudanças  maturidade). Estágios da equipe: Orientação Insatisfação Resolução; Produção Árduo caminho Fim da lua-de-mel := nem tudo mais é maravilha! Problemas solucionados

13 Equipe Estágios da equipe: Orientação Insatisfação Resolução; Produção Entre o extremos (Orientação e Produção) um estilo de liderança é escolhido em função do desenvolvimento do grupo.....................parâmetors base: Competência; Comprometimento (confiança + motivação) Árduo caminho Problemas solucionados

14 Estágios Orientação Comprometimento ALTO; Competência baixa. Insatisfação Comprometimento baixo; Competência MéDiO. Resolução Comprometimento VaRiÁvEl; Competência ALTA. Produção Comprometimento ALTO; Competência ALTA.

15 Liderança Para cada estágio deve ser utilizado um estilo de liderança diferente; O estilo é selecionado com base nas Funções: De tarefas e manutenção; Tarefa Focaliza no que deve fazer; grupo trabalhando pensando no objetivo; Manutanção Harmonia e coesão do grupo; foca em como o grupo está funcionando. É importante elogiar, escutar, incentivar, adiministrar conflitos

16 Estilo de Liderança Direção (Est. Orientação) Treinamento (Est. Insatisfação) Apoio (Est. Resolução) Delegação (Est. Produção)

17 Liderança O Líder deve ficar atento aos seguintes problemas, COMUM ao GERENTE. Ignorância; Supertreinados; Talentosos demais; Bondoso; Estilos Inapropriados; São melhores que a equipe; Não reconhecem os méritos dos membros; Não toleram o fracasso; Negligêntes quanto às necessidades dos membros Medroso---não assumi riscos

18 Liderança Mas................como ser um bom líder.... ?

19 Competência e Responsabilidade É PRECISO: Dizer claramente o que se espera que as pessoas façam; Mostrar como fazer através de exemplos; Deixar que as pessoas tentem (depende do risco); Observar o desempenho; Elogiar;

20 Acordo O estilo de liderança, dependendo da situação, deve ser acordado com a pessoa (membro); Exemplo: Delegação: Por tarefa....se o gerente não estiver em contado com o membro, não significa que este se desinteressou pelo projeto. Direção: Pode-se imaginar não passar confiança, pelos questionamentos;

21 Objetivos Os objetivos devem ser definidos claramente; Os objetivos tem uma relação direta com desempenho (2 U_C semana); Os objetivos devem ser fixados em conjunto – obtém maior compromisso; Ligação direta com evolução (6 U_C Mês  8 U_C Mês  10 U_C Mês);

22 Acompanhamento O acompanhamento pode constituir-se de Elogios e Repreensões; Elogios: 1a parte: Elogiar imediatamente o que foi feito corretamente; 2a parte: Encorajar o membro a continuar produzindo da mesma forma

23 Acompanhamento O acompanhamento pode constituir-se de Elogios e Repreensões; Repreensões: As repreensões são usadas apenas nos estágios de resolução(E3) e produção(E4), pouco no E2 (Onsatisfação). É importante ter certeza dos fatos ocorridos, antes de repreender.

24 Acompanhamento O acompanhamento pode constituir-se de Elogios e Repreensões; Repreensões: As repreensões são usadas apenas nos estágios de resolução(E3) e produção(E4), pouco no E2 (Onsatisfação). É importante ter certeza dos fatos ocorridos, antes de repreender.

25 Acompanhamento Repreensões : 1a parte: Dizer realmente o que está errado e o que deve ser mudado – após a constatação do problema; 2a parte: Mostrar-se que esta do lado da pessoa repreendida com o objetivo de ajudar. Mostrar respeito é importante;

26 Conclusão Compreender as dimensões do projeto dentro da organização é importante; Prover direção e motivação a equipe; Ser capaz de montar equipes coesas é primordial para o projeto; Ser apto na comunicação oral; Ser um bom LÍDER implica no caminho que o projeto caminhará.


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